Notícias

Criação de aplicativo sobre problemas cotidianos com água

Para sensibilizar ainda mais a sociedade para a gravidade do problema, a ABRH promoveu na Campus Party Recife um dos maiores encontros de internet e tecnologia, o Hackaton: A Água. E Você? O Hackaton é uma maratona para programadores desenvolverem alguma tarefa.

Na ocasião, os participantes foram convidados a criar um aplicativo de celular que permitisse o acesso à informação sobre pontos de vazamentos, falta de água, enchentes e riscos de dengue, para que seja alimentado pela população e que sirva de alerta para rápida ação das autoridades públicas. Mesmo após o final da Campus Party, as inscrições continuam abertas, o prazo final é no dia 31 de outubro.

“A tecnologia deve ser aliada no envio de sistemas de alerta às empresas públicas. Com o engajamento da sociedade o tempo de resposta poderá ser menor, evitando assim o desperdício de água”, diz Rodrigo Cordeiro, diretor de congressos da MCI Brasil. “Poderão ainda socializar nas redes sociais. O aplicativo pode tornar cada cidadão uma fonte de informação para os gestores”, completa.

São quatro assuntos identificados para o desenvolvimento do aplicativo:

Tema #1 Vazamento de água: Ao identificarem algum ponto de vazamento de água os usuários poderão alertar através do aplicativo para que ações sejam tomadas pelas concessionárias.

Tema #2 Falta de água em prédios e casas: Caso estejam sem água em suas residências ou escritórios, os usuários do APP devem poder alertar outros usuários e as concessionárias.

Tema #3 Enchentes: Alerta às autoridades públicas e outros usuários do aplicativo de pontos alagados nas cidades brasileiras.

Tema #4 Água parada, risco de dengue: Águas paradas elevam o risco de dengue e ao identificar água parada, o usuário pode alertar outros usuários pelo aplicativo e também acionar as autoridades públicas.

Inscrições para o concurso

A participação é voluntária e gratuita e pode ser feita até 31 de outubro de 2015 através do site http://campuse.ro/challenges/abrh-hackaton/. Para acessar o regulamento completo do concurso clique aqui.

Newsletter
Organização

+55 11 3056–6000
xxisbrh@abrh.org.br

XXI Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos