Juventude

EDITAL ABRH 01-2015

Clique aqui e inscreva-se

Inscrições prorrogadas até 09/10/2015

O Parlamento Nacional da Juventude pela Água (PNJA) é uma iniciativa da Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH) inspirado  no modelo Nacional do World Youth Parliament for Water para reunir para promover a participação e o engajamento dos jovens brasileiros na gestão de recursos hídricos, bem como promover o engajamento dos mesmos no VIII Fórum Mundial da Água, em  Brasília, no ano de 2018. 

O Parlamento é um elo da Rede da Juventude pela Água (REJUA) e será constituído de jovens oriundos de todos os Estados Brasileiros e Distrito Federal. Os membros (Jovens Parlamentares pela Água) devem ser facilitadores na criação de parcerias para o desenvolvimento e condução de atividades no âmbito local, regional e nacional, além de atuarem na formação de novas lideranças e em processos de mobilização social e educação científica e ambiental pelas águas. 

Serão selecionados até 02 (dois) jovens da rede entre 18 e 27 anos, completos até o dia 22 de novembro de 2015, para representar cada um dos Estados brasileiros e do Distrito Federal no PNJA. O objetivo é formar uma equipe multidisciplinar e dedicada à promoção da gestão sustentável, equitativa e eficiente dos recursos hídricos. Jovens de todas as áreas de conhecimento e com diversas vocações e talentos são convidados a se candidatar.

Os jovens selecionados por meio deste edital deverão comparecer à Assembleia Geral do Parlamento Nacional da Juventude pela Água, que será realizada em Brasília de 20 à 22 de novembro. Os jovens eleitos terão, automaticamente, a sua inscrição sustentável garantida no XXI Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos (22/11 a 27/11). 

Mais informações sobre o PNJA em: 

www.abrh.org.br/pnja  

Contato:  contato.pnja@abrh.org.br

PROCESSO SELETIVO

O processo de seleção dos Jovens Parlamentares pela Água ocorrerá da seguinte forma:

a.     o registro dos candidatos no formulário online disponível na página da ABRH (www.abrh.org.br/pnja/inscricao) . As inscrições ocorrerão do dia 10 ao dia 09 de novembro. Somente serão aceitas candidaturas acompanhadas de um vídeo, de até 01 (um) minuto, gravado em qualquer formato e suporte, no qual o candidato explique por que deve ser eleito como um Jovem Parlamentar pela Água.

b.    seleção será realizada em duas etapas:

i.      uma votação aberta na internet

ii.     e uma seleção por meio de eleitores previamente selecionados, em instâncias do sistema de gestão de recursos hídricos brasileiro e entidades engajadas no cuidado com as águas, que escolherão dois dentre os mais votados pela internet.

Primeira etapa - Registro de candidatos:

O registro dos candidatos deverá conter um currículo resumido contendo as informações citadas a seguir (tudo no formulário eletrônico) e um vídeo de apresentação conforme item 13.

As informações apresentadas devem ser passíveis de comprovação através de documentação ou certificados e enviadas em anexo à sua candidatura. Os documentos obrigatórios são: carteira de identidade e CPF; comprovante de residência no estado onde pretende se candidatar. 

FAZER UPLOAD DE CÓPIA DOS DOCUMENTOS DE IDENTIDADE E COMPROVANTES ENDEREÇO, FORMAÇÃO e das atividades listadas no currículo on-line apresentado.

1)     Nome

2)     Data de nascimento

3)     Endereço Completo

4)     Email

5)     Telefone

6)     Formação - Ensino Médio/Graduação/Especialização/Mestrado/Doutorado

7)     Você tem perfil no Facebook? LinkedIn? Skype? Deixe o link e/ou contato aqui:

8)     Você está disposto a se comprometer nos próximos 3 anos com as atividades do Parlamento? (Sim/Não)

9)     Você faz parte de alguma organização? (Sim/Não) Qual?

10)  Você está envolvido ou já esteve envolvido em algum projeto relacionado a água? (Sim/Não) Explique o projeto e o seu envolvimento.

11)  Na sua opinião, qual é o papel que uma rede de jovens como o Parlamento Nacional da Juventude pela Água deve desempenhar no setor de recursos hídricos?

12)  Como você pode contribuir para o sucesso das atividades do Parlamento

13)  Apresente a sua história de vida, incluindo a motivação em participar do Parlamento, quais suas realizações profissionais, seus hobbies, seus sonhos, organizações das quais já foi ou é parte, forma como interage com o mundo, entre outros motivos que possam ser relacionados ao assunto. Fale também da sua vontade de se comprometer com causas sociais e/ou ações relacionadas com a água.

14)  Registre aqui o link para visualização do seu vídeo de apresentação (YouTube): O vídeo deverá ter até um minuto, e falando de uma maneira criativa por que você deve ser o jovem parlamentar escolhido.

APOIO INSTITUCIONAL

Esta iniciativa da Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH) em formar o Parlamento da Juventude pela Água é a primeira edição no Brasil, inspirada no modelo Nacional do World Youth Parliament for Water,  apoiada pela Secretaria Internacional de Águas, pela Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas - REBOB.

CRONOGRAMA:

Setembro:

10/09 a 09/10 -  Período para inscrições dos candidatos

Outubro:

5 a 9 - Votação pelo público geral via internet

10 a 18 - Análise pela comissão gestora da seleção

19 - Publicação dos resultados da seleção 

Newsletter
Organização

+55 11 3056–6000
xxisbrh@abrh.org.br

XXI Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos