Discussão e promoção de novos conhecimentos

Oportunidade única de troca de experiências e conhecimentos entre os profissionais do setor, do Brasil e do exterior

Mensagem da Comissão Organizadora

XXI SBRH

A cidade de Brasília abre suas portas para receber o XXI Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos-SBRH em novembro de 2015. O maior evento nacional na área de recursos hídricos apresenta-se com uma agenda desafiadora diante de um cenário que urge por soluções. Notadamente caracterizado por sua diversidade ambiental, o país precisa garantir disponibilidade hídrica para uma população e uma economia em crescimento, ampliar serviços de saneamento, avançar na conservação da qualidade de seus corpos hídricos com inserção de aspectos ecológicos à tomada de decisão.

A lista de desafios pode ser longa e para enfrentá-los é preciso inovar, ampliar conhecimentos, gerar e implementar soluções compartilhadas. Ciência, tecnologia, política e programas de governo precisam acertar os seus passos para a convergência de seus alcances em busca da conservação dos recursos hídricos e da sustentabilidade do país. Nesse contexto, instala-se o tema central do XXI Simpósio Brasileiro de Recursos Hídrico, “Segurança hídrica e desenvolvimento sustentável: desafios do conhecimento e da gestão”.

A Comissão Organizadora está empenhada em construir juntamente com toda a comunidade de recursos hídricos do país um evento rico em proposições e oportunidades. A cidade de Brasília oferece um ambiente onde o conhecimento científico e técnico tem a chance de se aproximar das esferas política e decisória, abrindo espaço para a definição e implementação das soluções necessárias ao setor de recursos hídricos e ao desenvolvimento sustentável no país.

Na intenção de alinhar o país às discussões internacionais em curso, o XXI SBRH também contribuirá em suas temáticas com a preparação de Brasília e do país para sediar em 2018 o Fórum Mundial da Água e ainda com a implementação da agenda pós 2015 de desenvolvimento sustentável definida pelas Nações Unidas.

A Comissão Organizadora, estusiasmada, vem convidá-los a fazer parte desse desafio. Tragam seus questionamentos, suas ideias, soluções e propostas. Venham somar para a construção de um novo cenário das águas no Brasil. Participem dessa conquista. O XXI SBRH será a oportunidade onde estudantes, pesquisadores, técnicos, profissionais, usuários, gestores e tomadores de decisão poderão trocar conhecimentos e experiências, fazer parcerias, gerar novos negócios, construir soluções e fazer novos amigos.

Conceição de Maria A. Alves
Presidente da Comissão Organizadora Local

12º SILUSBA

Nesta 12ª edição do SILUSBA iremos dar relevo à temática da gestão da água e do território, pois é manifesto que uma gestão cada vez mais integrada deste capital natural contribuirá seguramente para um desenvolvimento mais harmonioso e sustentável.

É imperioso que se faça uma reflexão sobre as inter-relações dos recursos hídricos com o território, e eventuais disfunções na articulação e coordenação destes dois domínios. O conceito de gestão integrada de recursos hídricos deve ter em conta a forma como o território é usado pelas mais diversas actividades humanas. De facto, entre outras consequências, a utilização do território pode influenciar o regime de escoamento alterando as disponibilidades de água, potenciar a exposição das massas de água à poluição, ocasionar perda de biodiversidade e aumentar a vulnerabilidade das zonas costeiras. A análise dos impactes de intervenções, por exemplo, na agricultura, na urbanização ou nos transportes tem de equacionar as diversas pressões que estas actividades provocam nos meios hídricos. Mesmo pensando em escalas mais reduzidas, a localização das cidades e a evolução da respectiva estrutura interna podem induzir alterações quer em termos de procura de água, introduzindo desequilíbrios no balanço hídrico, quer em termos de cargas poluentes. Não podemos deixar de lembrar aqui que as sucessivas intervenções no espaço urbano têm levado à impermeabilização do solo, aumentando o escoamento superficial e consequentemente as afluências aos sistemas de drenagem, constituindo um novo factor potenciador de cheias urbanas.

Uma articulação robusta da gestão da água e do território, com dinâmicas próprias e específicas de cada sector, é essencial para a protecção dos recursos hídricos e dos serviços dos ecossistemas associados, bem como para minimizar os riscos de uma ocupação inadequada do solo e para facilitar a adaptação às alterações climáticas.

Neste sentido, é nosso objetivo criar as condições para uma reflexão sobre este tema tendo em vista perspectivar sinergias em termos institucionais, legislativos e técnico-científicos, através da partilha de conhecimento e experiências, da análise do papel da investigação e da inovação na criação de novas atitudes e soluções duráveis. A comunidade hídrica lusófona vai reunir-se mais uma vez com o empenho e a boa disposição habitual que têm feito do SILUSBA uma história de sucesso. Esperamos por todos em Brasília!

Maria da Conceição Cunha
Presidente da Comissão Organizadora

Newsletter
Organização

+55 11 3056–6000
xxisbrh@abrh.org.br

XXI Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos