Lançamento de livros

Confira abaixo os livros que serão lançados durante o XXIV Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos:

Título: MULHERES PELA ÁGUA

Autor/es: O livro foi escrito por 50 mulheres que trabalham com gestão de recursos hídricos em nosso país. Prefácio: Marilia Melo, SEMAD-MG

Editora: O Livro foi organizado está sendo editado pela REBOB Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas em parceria com a Fundação Agência das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiai, AGEVAP Associação Pró-Gestão das Águas do Rio Paraíba do Sul e a FABHAT Fundação Agência da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê, 

Sobre o Livro: A partir do grandioso 8º Fórum Mundial da Água realizado na cidade de Brasília, Distrito Federal, em março de 2.018, e em especial focando nos desdobramentos do Fórum Cidadão, um dos pilares do evento, que reuniu mais de 120 mil pessoas na Vila Cidadã, um dos grandes desejos explicitados nas palestras, diálogos e debates, foi o de evidenciar a participação da mulher dentro dos processos de gestão da água em nosso país. Elas, que com sua sinergia, integram e compartilham das decisões em vários pontos e posições dentro do Sistema, sejam em Comitês, Órgãos Gestores, empresas privadas ou em Organizações Civis. O foco desta publicação é relatar através de artigos e depoimentos de mulheres de todo o território brasileiro, a inserção propositiva delas dentro do Sistema de Recursos Hídricos, destacando a força e a energia que elas trazem para os processos, programas e ações desenvolvidos sejam nos locais onde trabalham ou mesmo dentro de suas vidas públicas ou em empresas privadas e organizações sociais.

Lançamento: Dia 22 de novembro, das 12h00 às 12h30, Auditório 08

Livro: OS DIFERENTES ATORES SOCIAIS E SUAS PERCEPÇÕES NA CONSTRUÇÃO DE UM SISTEMA DE MONITORAMENTO DA GOVERNANÇA DAS ÁGUAS

Autor: Angelo José Rodrigues Lima
Editora: Paco Editorial
Sobre o Livro:  “Os diferentes atores sociais e suas percepções na construção de um sistema de monitoramento da governança das águas, aborda ao longo de seus quatro capítulos a importância da gestão hídrica e seus efeitos positivos na conservação e recuperação desse recurso tão importante para o planeta. A obra apresenta o conceito da “governança”, sendo ele essencial para o processo de boa gestão da água, no que se refere a ações de políticas públicas e principalmente para entender a relação entre os aspectos que envolvem o homem e sua interação com o meio ambiente e fatores externos que prejudicam o desenvolvimento desse recurso. Mesmo com diversos estudos e debates sobre o tema, esta obra se mostra ainda mais importante, pois é mais uma forte contribuição a todos os que desejam se aprofundar ainda mais sobre o tema”.

Lançamento: Dia 23 de novembro, das 15h30 às 16h00, no estande da ABRHidro (Expominas Pavilhão 1).

LIVRO “ÁGUA elemento vital”

Autor: João Bosco Senra
Prefácio: Nilo de Oliveira Nascimento
Editora: Editora Ramalhete
Sobre o Livro: O livro retrata parte da tese do autor defendida em 2018, com a orientação do Prof. Dr. Nilo de Oliveira Nascimento, ao Programa de Pós-graduação em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos da UFMG. O volume foca na Gestão Integrada de Recursos Hídricos (GIRH), considerando a Água como elemento vital. Buscou-se manter a maior parte da escrita da tese, mas com algumas adequações visando traduzir para uma linguagem um pouco mais literária, quando possível.

Após a defesa da tese sucederam-se dois acontecimentos, um em nível global e outro com enfoque nacional, que trazem mais relevância ao tema: o papel de agente regulador de saneamento. Fruto de acordo entre o Executivo e a maioria do Legislativo federal, com o objetivo principal de privatizar os serviços de saneamento no país.

Aborda brevemente, ainda, dois tópicos, não integrantes da tese: a pandemia do Coronavírus e a Lei nº 14.026/2020, que atualiza o marco legal do saneamento básico e altera as atribuições da ANA, estes temas novos foram incorporados com algumas reflexões no decorrer do livro com o objetivo de contextualizar, ainda mais, e afirmar a água como um bem público vital e essencial, sobretudo em casos de pandemias e de crises.

Vários autores vêm pesquisando sobre a origem e a importância de se promover uma gestão sistêmica de recursos hídricos. Para a organização internacional Global Water Partnership (GWP), a falta de políticas e práticas integradas na gestão dos recursos hídricos tem sido quase universal. Como resultado, a água disponível e os recursos financeiros investidos não maximizam o bem-estar social. Há um crescente reconhecimento de que as crises hídricas são principalmente crises de gestão e de governança.

O Brasil, em 1997, regulamentando o que previa a Constituição Federal (CF) de 1988 (BRASIL, 1988) e considerando os princípios constantes na declaração de Dublin, aprovou sua lei das águas que incorpora, dentre outros, o princípio da GIRH.

O objetivo 6 (seis) dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecido pela ONU trata de “assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos” com vistas, dentre outras metas, e até 2030, de “alcançar o acesso universal e equitativo à água potável e segura para todos” e “implementar a gestão integrada dos recursos hídricos em todos os níveis, inclusive via cooperação transfronteiriça, conforme apropriado”.

A pesquisa se propôs a fazer uma análise, ao nível dos entes federados, e em escala regional e local, sobre a integração e gestão integrada destas diversas políticas e planos com os recursos hídricos. Procurou-se inicialmente fazer diversas abordagens sobre a importância da água e as diversas relações humanas com esta. Em seus procedimentos metodológicos utilizados para o desenvolvimento dos trabalhos, constou pesquisa bibliográfica, entrevistas, pesquisa com questionário enviados a integrantes de 12(doze) Conselhos de Políticas Públicas no âmbito nacional, estadual e municipal e ao CBH VERDE, realização de 3 oficinas e, por fim, o processo de análise dos dados.

O livro apresenta os conceitos sobre planejamento, gestão integrada e governança de recursos hídricos e uma análise das políticas e planos nacionais de recursos hídricos e de setores intervenientes nos diversos níveis. Aborda, ainda, as políticas e planos estaduais de Minas Gerais (MINAS GERAIS), a bacia hidrográfica do Rio Verde e as políticas e planos do município de Varginha, respectivamente. Trata-se, ainda, do Programa “Cultivando Água Boa” (CAB), da Itaipu Binacional, como experiência de GIRH.

Registra, compara e avalia a integração dos Planos e Políticas Públicas que interagem e dependem dos recursos hídricos, com vistas a contribuir para a análise do grau de interação entre os mesmos e dos desafios e oportunidades que podem tornar mais efetivo a viabilização com maior sinergia dos programas e ações previstas, de forma a propiciar uma melhor governança das águas e que os objetivos das Políticas e Planos, na perspectiva do desenvolvimento sustentável, sejam alcançados.

Lançamento: Dia 23 de novembro, das 15h30 às 16h00, no estande da ABRHidro (Expominas Pavilhão 1).

Livro: Manual de orientação para o reuso de água cinza no setor hospitalar

Autores: Laiane Cládila de Lima Gilioti; Maurício Augusto Leite
Editora: RIMA
Sobre o Livro:  “O livro discute sobre o reuso de água cinza em hospitais, principalmente em função da criticidade da qualidade e quantidade dos recursos hídricos em diversas bacias hidrográficas brasileiras. Por meio de dados obtidos na lavanderia da Santa Casa de Fernandópolis-SP, oferece propostas para implantação de reuso de água cinza as instituições hospitalares, além de sinalizar a busca por legislação pertinente ao tema e novas pesquisas aplicadas.”

Lançamento: Dia 24 de novembro, das 12h30 às 13h00, Auditório 09

Livro: Guia de orientação para atendimento aos marcos regulatórios estaduais de segurança de barragens

Autores: Arthur Bucciarelli Andreetta; Jefferson Nascimento de Oliveira
Editora: RIMA
Sobre o Livro:  Esta publicação é uma síntese dos marcos regulatórios estaduais do Brasil referentes à segurança de barragens. Embora os regulamentos variem de estado para estado, este documento categoriza as principais características de cada regulamento, criando, assim, uma referência rápida ao atendimento dos marcos regulatórios estaduais por parte do empreendedor.
O guia informa sobre os links de acesso direto aos marcos regulatórios referentes à segurança de barragens de usos múltiplos do país, por órgão fiscalizador, assim como links de acesso rápido às páginas oficiais das entidades fiscalizadoras.

Lançamento: Dia 24 de novembro, das 12h30 às 13h00, Auditório 09

Livro: Agricultores familiares e os processos complexos da gestão e governança dos recursos hídricos

Autor: Rita de Cássia Almeida da Costa
Orientação Técnica: Fátima Kzam  Damaceno de Lacerda
Editora: RiMa
Prefácio: Jose Galizia Tundisi
ISBN: 978-65-88549-29-2
Sobre o livro: Esta é uma obra de múltiplas dimensões que apresenta uma contribuição relevante para a discussão e solução de um dos problemas mais sérios do Século XXI especialmente no Brasil: a segurança hídrica. Aborda de forma consistente a gestão integrada de recursos hídricos, englobando a participação efetiva da comunidade para garantir a segurança hídrica. Aponta a necessidade de se instituir metodologias específicas para inclusão dos agricultores familiares, de forma sistêmica e avançada, para a melhoria da disponibilidade hídrica no processo global. Além de relevantes discussões e avaliações da legislação de recursos hídricos – inclusive do Brasil, bem como a cronologia de ações internacionais sobre meio ambiente, o livro promove, de forma clara e competente, propostas, metodologia e conjunto de ideias que vão ao reencontro daquele contrato natural firmado entre humanos e natureza, com o apoio  dos agricultores familiares na gestão integrada dos recursos hídricos. E vai mais adiante: discute e apresenta casos concretos de importantes exemplos de ação. Portanto, é uma obra completa, extremamente atual, concebida com uma base conceitual consistente e com uma lógica que vai do teórico ao prático com excelente concatenação de ideias e resultados. É um produto potente para as Ciências Ambientais e às Ciências Hídricas no momento pelo qual passamos, além de ser uma adição relevante à bibliografia atual. Sem dúvida, é uma referência de valor para especialistas, estudantes e todos os que se interessam pelo tema.

Lançamento: Dia 24 de novembro, das 12h30 às 13h00, Auditório 09

Livro: Mecânica dos Fluidos para engenharias e ciências ambientais

Autor: Carlos Ruberto Fragoso Jr.
Editora: ABRHidro
Volume: 1
ISBN: 978-85-8868-646-5
Sobre o livro
: A Mecânica dos Fluidos refere-se ao estudo sistemático e unificado da transferência de quantidade de movimento, energia e matéria de fluidos (i.e. líquidos e gases) e de substâncias dissolvidas. O objetivo principal desta obra é destacar demandas específicas de conceitos da Mecânica dos Fluidos para o setor de Engenharia e de Ciências Ambientais, filtrando, assim, generalizações destes conceitos usualmente empregados em outras Áreas do Conhecimento, as quais dificultam um melhor aprendizado por parte dos alunos dos cursos de Engenharia e de Ciências Ambientais, por não enxergarem a aplicação destes conceitos no dia a dia de sua profissão. O livro foi estruturado de forma a se alinhar, da menor forma possível, ao conteúdo das ementas dos cursos de graduação de Mecânica dos Fluidos da área de Engenharia e de Ciências Ambientais, os quais são ofertados em Instituições de Ensino Superior (IES) no Brasil. Além da teoria, prática, exemplos e exercícios, também foram elaboradas videoaulas, seguindo a estrutura do livro, as quais estão disponíveis gratuitamente em plataforma digital. Esta obra é destinada para alunos de cursos de graduação e pós-graduação, profissionais, pesquisadores e gestores das áreas de Engenharia (Civil, Química, Hídrica, Ambiental, Sanitária, Produção, Petróleo, entre outras), Ciências Ambientais e áreas afins.

Lançamento: Dia 25 de novembro, das 11h30 às 12h30, Auditório 8

Transmissão pelo YouTube e Plataforma ABRHidro

LIVRO “Hidrologia para engenharias e ciências ambientais"

Autor:  Fernando Dornelles, Walter Collischonn
Editora: ABRHidro
Volume 1 – 3ª impressão revisada e ampliada 
ISBN: 978-85-8868-634-2
Sobre o Livro:  Este livro vem contribuir para aumentar a disponibilidade de literatura e conhecimento em Hidrologia, em língua portuguesa, para a formação de profissionais em nível de graduação e pós-graduação, com exemplos e problemas relacionados às condições brasileiras e recomendações de extensa leitura complementar, permitindo criar uma base importante de consulta na área de recursos hídricos. O conteúdo do livro, até o capítulo 13, introduz os conceitos básicos para o entendimento dos processos hidrológicos no recorte da bacia hidrográfica. Do capítulo 14 em diante, são tratados problemas específicos que envolvem conhecimentos de hidrologia como a regularização de vazões, propagação de cheias em reservatórios e rios, estimativa de cheias e qualidade da água. O livro conclui com um capítulo que busca explorar a importância da hidrologia em problemas atuais. Ao longo de todo o livro inúmeros desenhos, figuras e esquemas, elaborados cuidadosamente, ilustram e esclarecem os conceitos quantitativos e qualitativos apresentados.

Lançamento: Dia 25 de novembro, das 11h30 às 12h30, Auditório 8

Transmissão pelo YouTube e Plataforma ABRHidro

Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on print

Receba as informações do

XXIV SBRH

Quer receber em primeira mão as novidades do simpósio?
Cadastre-se na nossa lista especial.

Promoção
CO-REALIZAÇÃO
Patrocínio PRATA PLUS
Patrocínio PRATA
Patrocínio BRONZE PLUS
Patrocínio Premium
PATROCÍNIO VIP
PATROCÍNIO ESPECIAL
PATROCÍNIO BASIC
APOIO INSTITUCIONAL
ORGANIZAÇÃO
Organização e Promoção
abrh_rodape

Associação Brasileira de Recursos Hídricos
Av. Bento Gonçalves, 9500
CEP 91501-970 – Porto Alegre – RS
E-mail: abrh@abrh.org.br

Acesso rápido
Cadastre-se para receber as novidades do XXIV SBRH

O valor de inscrição aumenta em:

  • 00Dias
  • 00Horas
  • 00Min.
  • 00Seg.