Patrocinadores

Clique nos logos para mais informações sobre as empresas.

Patrocínio Prata Plus

Patrocínio Prata

Patrocínio Bronze Plus

Patrocínio Premium

Patrocínio VIP

Patrocínio VIP

Apoio Institucional

Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on print

Receba as informações do

XXIV SBRH

Quer receber em primeira mão as novidades do simpósio?
Cadastre-se na nossa lista especial.

Promoção
CO-REALIZAÇÃO
Patrocínio PRATA PLUS
Patrocínio PRATA
Patrocínio BRONZE PLUS
Patrocínio Premium
PATROCÍNIO VIP
PATROCÍNIO ESPECIAL
PATROCÍNIO BASIC
APOIO INSTITUCIONAL
ORGANIZAÇÃO
Organização e Promoção
abrh_rodape

Associação Brasileira de Recursos Hídricos
Av. Bento Gonçalves, 9500
CEP 91501-970 – Porto Alegre – RS
E-mail: abrh@abrh.org.br

Acesso rápido
Cadastre-se para receber as novidades do XXIV SBRH

O valor de inscrição aumenta em:

  • 00Dias
  • 00Horas
  • 00Min.
  • 00Seg.

Programa Água Legal

Quando uma área não é regular, os bairros existem apenas na informalidade. As pessoas não têm endereço ou até mesmo acesso a benefícios quando há solicitação de um cadastro para arrumar um emprego ou solicitar financiamento. E temos muito orgulho de mudar a realidade de muitas famílias com o Programa Água Legal.

Reconhecido pela ONU, além de levar saúde e qualidade de vida, preserva os recursos hídricos por meio do combate às perdas e assegura cidadania à população!

#Água Legal #Sabesp #Saneamento #Cidadania

Amazônia

Já anunciamos aqui nas redes a nossa parceria com a FAS – Fundação Amazônia Sustentável, que através de ações diversas, mantém a floresta preservada e cuida de sua população, fauna, flora e recursos hídricos!

Saiba como ajudar, sendo um guardião da floresta como nós!

É simples e faz a diferença!

A gente FAZ com a FAS. Vem fazer também!

#SomosAmazônia #Sustentabilidade #Sabesp #FundaçãoAmazôniaSustentável

Novo Rio Pinheiros

Além das obras do Programa Novo Rio Pinheiros, nosso trabalho é de aproximação com as pessoas para que, juntos, possamos transformar a realidade dos córregos e rios.

E na Websérie: Todos pelo Rio Pinheiros, contamos a história de Ivanildo da Silva que mora na Vila Joaniza e dá uma aula de educação ambiental! Confira com a gente!

#NovoRioPinheiros #RioPinheiros #Educação Ambiental #TodospeloRioPinheiros #Sabesp

 

Link: https://www.instagram.com/p/CT2xzvnJwMa/

Legenda do post: Chegou o dia do Chico, nosso atendente virtual, contar um pouco mais sobre o xará Rio São Francisco para os seguidores aqui da página. Aperte o play e saiba detalhes e curiosidades sobre o Velho Chico, o rio que carrega tanta história que já virou muitos livros por aí.

Ah, e pra quem ainda não conhece o Chico, além de trazer as histórias do rio, é ele quem vai te ajudar sempre que você precisar da Copasa aqui no ambiente virtual.

#AquiTemCopasa #Copasa #VelhoChico #AquiTemOChico

 

Links: https://www.instagram.com/p/CPjW82dqgOK/

Legenda: Você conhece o programa Chuá? ⠀

Pela própria natureza da sua atividade, o saneamento, a Copasa sempre manteve um forte vínculo com as instituições de ensino e o público escolar. O estudo da água, do processo de tratamento, das noções básicas de higiene e limpeza, e das doenças de veiculação hídrica são assuntos ligados direta ou indiretamente ao saneamento e fazem parte do currículo escolar de todas as instituições de Ensino Fundamental. ⠀

Em 1986, o Programa de Visitas Escolares às Estações de Tratamento de Água foi o passo inicial. O programa foi estruturado com o apoio das superintendências Regionais de Ensino, órgãos oficiais da educação em cada cidade, buscando atender ao seu compromisso educacional.

Quando tudo voltar ao normal, a Copasa deseja continuar construindo essa ponte com as escolas na educação ambiental e também no trato da água que chega com qualidade até a casa de todos nós. ⠀

#AquiTemCopasa #ProgramaChuá #AquiTemSustentabilidade #Copasa

Links: https://www.instagram.com/p/CQi7aYyN-ET/

https://www.instagram.com/p/CQi69LntWaK/

https://www.instagram.com/p/CQi6foENPBZ/

Legenda: #Sextou e a gente tem uma informação bem legal pra trazer para os nossos seguidores. Você conhece o nosso aquário com várias espécies de peixes da bacia do São Francisco? Ele está localizado dentro da Estação de Tratamento de Esgoto – ETE Arrudas, na divisa de Belo Horizonte com o município de Sabará. O CEAM Arrudas tem como destaque um sistema de biomonitoramento.. A água (efluente) que alimenta esse aquário é resultante do tratamento dos esgotos. A sobrevivência dos peixes no aquário é um dos indicadores analisados no biomonitoramento e permite comprovar e controlar, inclusive visualmente, a qualidade e eficiência do trabalho realizado pela nossa empresa.

#AquiTemCopasa #AquiTemSustentabilidade #Copasa

Link: https://www.instagram.com/p/CRjQMUdtluj/

Legenda do post: Nesse dia 20 de julho, dia do amigo, resolvemos apresentar uma turminha que pode, e muito, ajudar no uso consciente da água em casa.

Apresentamos a vocês os amigos da água.

O copo: além de te ajudar na hidratação, pode auxiliar enquanto você escova os dentes ou faz a barba. Não deixe a torneira aberta.

O balde: te auxilia na hora de lavar o carro. Não deixe a mangueira ligada e evite gastos desnecessários.

A vassoura: uma aliada na hora de limpar a calçada e evita o uso de mangueira para tirar o excesso de sujeira.

O regador: te ajuda na hora de regar as plantas. Assim, você evita o desperdício de água com a mangueira.

E aí? Agora que já conhece os nossos amigos, vamos aplicar as dicas?

#AquiTemCopasa #Copasa #DiaDoAmigo #AmigosDaÁgua #ConsumoConsciente

Link: https://www.instagram.com/p/CRbeQ8cNXBv/

Legenda do post: 🌲Hoje, 17 de julho, é comemorado o Dia de Proteção às Florestas e, pensando na data, destacamos as ações de educação ambiental para a formação de cidadãos conscientes.

🍃 Resgatamos no baú da historia da nossa empresa um plantio de mudas, realizado no passado, reunindo crianças do ensino fundamental no reservatório Serra Azul, um dos maiores reservatórios do Sistema Paraopeba, que abastece a cidade de Belo Horizonte e a região metropolitana.

Em todo Estado, são mais de 25 mil hectares de áreas preservadas e protegidas pela Copasa no entorno dos mananciais, garantindo não só a sobrevivência de centenas de espécies da fauna e flora nativas, como também a continuidade do abastecimento público com água de qualidade.

🌿 Atualmente, como podemos observar nas fotos do mosaico, as mudas se tornaram um grande território verde que cerca um dos reservatórios mais importantes da Copasa no estado.

É a Copasa em sintonia com o futuro, aliando desenvolvimento econômico com respeito ao meio ambiente.

Saiba mais em nosso site (link disponível na bio) #AquiTemCopasa #AquiTemSustentabilidade #Copasa

 

Link: https://www.instagram.com/p/CRR7Y1ktflf/

Legenda: Mais uma vez a Copasa é destaque em premiações importantes para o meio ambiente. Acabamos de receber o selo SEMAD de qualidade reconhecendo o programa Pró-mananciais na categoria “Promoção da melhoria da gestão de recursos hídricos ou melhoria da qualidade da água nas bacias do estado”.

Você conhece o Pró-Mananciais? É o Programa Socioambiental de Proteção e Recuperação de Mananciais que tem por objetivo proteger e recuperar as microbacias hidrográficas e as áreas de recarga dos aquíferos dos mananciais utilizados para a captação de água para abastecimento público das cidades operadas pela Copasa.

Para saber mais sobre o projeto acesse o nosso site (link disponível na bio).

#AquiTemCopasa #Copasa #PróMananciais #AquiTemSustentabilidade

Link:

https://www.instagram.com/p/CQ9BkWdNsGa/

https://www.instagram.com/p/CQ9BrPEtrwY/

https://www.instagram.com/p/CQ9Bc09N13b/

Legenda: A Copasa se orgulha de estar entre as maiores empresas de saneamento do Brasil. Hoje, ao completar 58 anos, a Companhia tem o compromisso diário de levar água tratada a 75% dos mineiros e contribuir com a proteção de sua saúde ao fazer o tratamento de esgoto. Com uma equipe de mais de 11,3 mil empregadas/os, nosso trabalho envolve responsabilidade social, transparência, governança corporativa, sustentabilidade ambiental, confiança e muito mais. Esse trabalho se traduz em tratar e distribuir o bem mais precioso de Minas, a água, e se reveste carinho e amor à nossa população ao cuidarmos da sua saúde também. Agradecemos aos mineiros a confiança nessas quase seis décadas de trabalho protegendo sua vida e o meio ambiente. Obrigada e conte sempre com a Copasa.

#AquiTemCopasa #Copasa58Anos

Link: https://www.instagram.com/p/CP39T3aK6kq

Legenda: 💧 Você conhece o Pró-Mananciais? É o Programa Socioambiental de Proteção e Recuperação de Mananciais que tem por objetivo proteger e recuperar as microbacias hidrográficas e as áreas de recarga dos aquíferos dos mananciais utilizados para a captação de água para abastecimento público das cidades operadas pela Copasa.⠀

Desde 2017, já investimos mais de R$ 37 milhões no Pró-Mananciais. Nesses quatro anos, milhões de pessoas foram beneficiadas. As ações são desenvolvidas a partir do estabelecimento de parcerias com as comunidades locais em conjunto com as prefeituras, representantes de escolas públicas, órgãos estaduais e ONGs, entre outros, visando a melhoria da qualidade e quantidade das águas, favorecendo a sustentabilidade ambiental, econômica e social.⠀

Dentre as ações desenvolvidas destacam-se:⠀

💧Cercamento de nascentes e demais Áreas de Proteção Permanente – APP⠀

💧Plantio de mudas nativas⠀

💧Construção de bacias de contenção de água de chuva (bolsões)⠀

💧Realização de oficinas e capacitações em temas ambientais para o público escolar, agricultores e demais moradores dos municípios.⠀

Para saber mais sobre o programa acesse o nosso site (link disponível na bio)⠀

#AquitemCopasa #AquiTemSustentabilidade #Copasa #PróMananciais

A ANA é a responsável, na esfera federal, por implementar a Política Nacional de Recursos Hídricos, por regular o uso de recursos hídricos, pela prestação dos serviços públicos de irrigação e adução de água bruta, pela segurança de barragens, e pela instituição de normas de referência para a regulação dos serviços públicos de saneamento básico.

A Agência tem como missão garantir a segurança hídrica para o desenvolvimento sustentável no país e atua:

  • Na articulação com setores e esferas de governo;
  • Na produção e disseminação de informações e conhecimentos; e
  • No estabelecimento de normas que visam garantir o direito ao uso da água, minimizar os efeitos de eventos críticos (secas e inundações), a prestação de serviço de adução de água bruta, garantir a segurança de barragens e dar referência para a regulação dos serviços públicos de saneamento básico. A ANA cuida do desenvolvimento do Brasil da nascente à foz, porque sabemos que #AÁguaÉUmaSó

Você sabia que a Adasa é referência nacional na gestão de recursos hídricos e saneamento básico no Distrito Federal? Criada em 2004, a agência é responsável pela regulamentação e fiscalização desses serviços, buscando garantir também a qualidade do abastecimento de água, dos serviços públicos de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, entre outros.

Conheça melhor a Adasa em https://bit.ly/3bPahKX

Desde 2020, o BDMG já desembolsou R$ 30 milhões para projetos de saneamento em Minas. É mais desenvolvimento para Minas Gerais! Saiba mais sobre a atuação do banco em sustentabilidade aqui: https://www.bdmg.mg.gov.br/credito-verde/

93% dos municípios atendidos pelo BDMG em projetos de saneamento, desde 2020, possuem IDH abaixo da média brasileira. É o desenvolvimento beneficiando quem mais precisa! Saiba mais sobre a atuação do banco em sustentabilidade aqui: https://www.bdmg.mg.gov.br/credito-verde/

O BDMG trabalha agora pelo mundo onde vivemos. É por isso que aqui, presente e futuro andam de mãos dadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ONU). Financiar uma nova economia para todos os mineiros, direcionando recursos com eficiência e mensurando impactos. Este é o nosso compromisso.

Conheça os compromissos da Usiminas com o Pacto Global da ONU

O compromisso com a sustentabilidade sempre esteve entre as principais estratégias da Usiminas. Pensando nisso, a Usiminas se tornou participante do Pacto Global da ONU, a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo.  Os participantes do Pacto fazem um compromisso para contribuir com a divulgação e proteção de 10 Princípios Universais derivados da Declaração Universal de Direitos Humanos, da Declaração da Organização Internacional do Trabalho sobre Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho, da Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento e da Convenção das Nações Unidas Contra a Corrupção. Conheça mais sobre os dez princípios e o que a Usiminas tem feito para cumprir com cada um deles:

Princípios de Direitos Humanos

  1. Respeitar e proteger os direitos humanos;
  2. Impedir violações de direitos humanos;

Princípios de Direitos do Trabalho

  1. Apoiar a liberdade de associação no trabalho;
  2. Abolir o trabalho forçado;
  3. Abolir o trabalho infantil;
  4. Eliminar a discriminação no ambiente de trabalho;

Princípios de Proteção Ambiental

  1. Apoiar uma abordagem preventiva aos desafios ambientais;
  2. Promover a responsabilidade ambiental;
  3. Encorajar tecnologias que não agridem o meio ambiente.

Princípio contra a Corrupção

  1. Combater a corrupção em todas as suas formas inclusive extorsão e propina.

 

Visite: https://www.usiminas.com/blog/sustentabilidade/conheca-os-compromissos-da-usiminas-com-o-pacto-global-da-onu/

Mineração Usiminas amplia proteção às nascentes

A Mineração Usiminas (Musa) dará início, nas próximas semanas, à execução do Projeto Mina D`Água. O objetivo é ampliar a proteção das nascentes, córregos e matas ciliares de Itatiaiuçu e região. A iniciativa consiste em um mapeamento e da sistematização de um plano de recuperação da vegetação nativa em Áreas de Preservação Permanente (APP), por meio de alternativas como o isolamento da área com cercamento e do plantio de mudas nativas no local isolado, por exemplo. A empresa já possui 15 mananciais mapeados (em suas áreas protegidas) e que integrarão o Projeto Mina D´Água. E o compromisso é ampliar esse número, a partir do mapeamento das nascentes e cursos d ‘água em terrenos da companhia nos municípios de Itatiaiuçu, Mateus Leme, Itaúna, Rio Manso e Brumadinho. Esse trabalho será realizado ao longo deste ano. “A partir da reconstituição das matas ciliares, é favorecida a recarga do lençol freático (caixa d’água subterrânea), que alimenta as nascentes e cursos d’água, evitando o seu secamento. Além disso, a recuperação da biodiversidade do local preservado favorecerá a criação de corredores ecológicos e do reabastecimento dos lençóis freáticos, a partir do plantio das árvores e da proteção dessas áreas”, explica o gerente de Meio Ambiente da Musa, Guilherme Silvino. Com a restauração dessas áreas, a Musa quer proporcionar o equilíbrio do ecossistema e a conservação dos recursos hídricos, quantitativamente e qualitativamente, beneficiando diretamente os moradores das áreas adjacentes. “A nossa proposta é promover ações sustentáveis, com o envolvimento das comunidades, visando contribuir para a qualidade de vida da população, sempre com o olhar voltado para o futuro. Reforçamos o nosso compromisso com o lançamento dessa importante iniciativa”, afirma a gerente-geral de Sustentabilidade da Musa, Marina Magalhães. 

Visite: https://www.usiminas.com/blog/sustentabilidade/mineracao-usiminas-amplia-protecao-as-nascentes/

Mineração Usiminas: segurança de barragens

A Usiminas está comprometida com a pauta ESG, que prevê compromissos com os temas ambientalsocial governança dentro e fora de nossa empresa. A partir disso, estabelecemos metas qualitativas e quantitativas dentro desses temas. 

Uma dessas metas sustentáveis reforça nosso compromisso com a vida e a segurança da comunidade com a migração da disposição de rejeitos do método convencional para a filtragem, ainda em 2021, e a descaracterização das barragens da Mineração Usiminas construídas pelo método a montante até o primeiro bimestre de 2022.

IMPORTÂNCIA DESSAS METAS

A descaracterização das barragens e a implementação de um método alternativo de disposição de rejeitos fazem parte de um plano integral de tornar nossas operações cada vez mais sustentáveis. As medidas dão também ainda mais tranquilidade aos colaboradores e colaboradoras da Mineração Usiminas e para os moradores da região de Serra Azul.

A conclusão desse processo, que em 2020 avançou de maneira consistente com a conclusão da descaracterização da barragem Somisa, validada pelos órgãos de fiscalização, emitida em janeiro de 2021, permitirá o encerramento do uso das estruturas convencionais para disposição de rejeitos.

Visite: https://www.usiminas.com/blog/sustentabilidade/meta-sustentavel-seguranca-de-barragens/

 

ITAIPU BINACIONAL

A produção na usina de #Itaipu começou no dia 5 de maio de 1984, quando entra em operação a primeira das 20 unidades geradoras do projeto. Mas foi somente em 8 de outubro do mesmo ano, há 37 anos, completados nesta sexta-feira, que a #energia da hidrelétrica binacional chega pela primeira vez ao Brasil, em caráter experimental. #tbt
📸 Kiko Sierich
#engineering #energy #engenharia #itaipubinacional #dam #paraguay

Conteúdo disponível no perfil da Itaipu no Instagram: https://www.instagram.com/p/CUuZaompeJh/

 

ITAIPU BINACIONAL  

🏗 O consórcio responsável pela construção da Ponte da Integração Brasil-Paraguai, entre Foz do Iguaçu (PR) e Presidente Franco (Alto Paraná), já concluiu mais de dois terços da obra e a expectativa é que a nova ligação entre os dois países seja entregue em setembro de 2022, daqui a um ano. As obras começaram em agosto de 2019.
🏗 A nova estrutura está em construção sobre o Rio Paraná, próximo da confluência com o Rio Iguaçu e da fronteira com a Argentina. A iniciativa é do @@governo.federal, com gestão do @@governoparana, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), e recursos da margem brasileira da #Itaipu Binacional.
🏗 Conforme o último boletim técnico divulgado pelo consórcio, e publicado no portal do DER/PR, a construção alcançou 70% de execução neste mês de setembro. Os investimentos na obra já são de aproximadamente R$ 162 milhões, de um total calculado em R$ 323 milhões.
👉 Saiba mais no link: https://bit.ly/2XQAuov
📷 Kelvyn Ferreira de Melo/PTI.

Conteúdo disponível no perfil da Itaipu no Instagram: https://www.instagram.com/p/CUVxY05jOK0/

ITAIPU BINACIONAL

🌞 Um dia de sol na pista da cota 144 da usina de #Itaipu. Pelos condutos forçados (os imensos tubos brancos da imagem) passam até 690 mil metros cúbicos de água por segundo. Ao todo, são 20 condutos na hidrelétrica binacional.
📷 Alexandre Marchetti | Itaipu Binacional

Conteúdo disponível no perfil da Itaipu no Instagram: https://www.instagram.com/p/CUP2ZehsYYg/

ITAIPU NA #COP26


#Itaipu Binacional levou para a Conferência Mundial do Clima (COP 26), em Glasgow, na Escócia, a sua experiência em produção de energia limpa e renovável e a defesa da proteção dos ecossistemas como estratégia para assegurar a produção hidrelétrica a longo prazo.

São mais de 100 mil hectares de Mata Atlântica protegidos, em ambas as margens do reservatório, e 24 milhões de mudas de árvores de espécies nativas da região.

Essas áreas protegidas foram reconhecidas pela #Unesco em 2019 como Reserva da Biosfera, no programa O Homem e a Biosfera.

#itaipubinacional #undesa #unfccc #sustdev #onu #cop26

Assista o vídeo no Instagram: https://www.instagram.com/p/CV-U6k3sgm9/

ITAIPU BINACIONAL

🌳🌳🌳 24 milhões de árvores! 🌳🌳🌳

🌱 A #Itaipu completou, neste semestre, o plantio de 24 milhões de #árvores em suas áreas protegidas na margem brasileira da hidrelétrica, com números contabilizados desde 1979. A marca consolida a empresa como referência em programas de #reflorestamento em todo o mundo.

🌱 Em 2017, a Fundação SOS Mata Atlântica publicou um estudo indicando que Itaipu é a principal responsável pela regeneração de áreas florestais no Paraná. São quase 30% de recuperação do bioma observado no Estado nos últimos 30 anos.

🌱 Em 2019, as áreas protegidas da Itaipu foram reconhecidas como área núcleo da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, dentro do programa “Homem e Biosfera”, das Nações Unidas.

#itaipubinacional #meioambiente #sustentabilidade #natureza #nature #ambiental #biodiversidade #sosmataatlantica #unesco #ReservadaBiosfera

Saiba mais 👉 https://bit.ly/2XisFrG

Conteúdo disponível no perfil da Itaipu no Instagram: https://www.instagram.com/p/CTxSVgQtrmK/    

ITAIPU BINACIONAL

Sala de Supervisão e Controle Central (CCR) da usina de #Itaipu, onde é feita a supervisão e controle de todos os equipamentos e sistemas em turnos ininterruptos de revezamento, 24 horas por dia.

📸 Rubens Fraulini | Itaipu Binacional

#itaipubinacional #engineering #engenharia #engenhariacivil #engenhariaeletrica #energy #energia #water #dam #brazil #paraguay

Conteúdo disponível no perfil da Itaipu no Instagram: https://www.instagram.com/p/CVxWF3fsRuL/   

ITAIPU BINACIONAL

O apoio principal brasileiro da Ponte da Integração Brasil-Paraguai foi concluído no mês de outubro. Com 190 metros de altura, a torre será um dos dois apoios que sustentará a ponte de 760 metros de comprimento, próximo ao Marco das Três Fronteiras, unindo Foz do Iguaçu (BR) a Presidente Franco (PY). Do lado paraguaio, a torre deve chegar a 175 metros de altura até o final do mês. As informações são do boletim divulgado pelo consórcio responsável pela obra. De acordo com o boletim, a Ponte chegou a quase três quartos de sua conclusão, ou 71,5%, no mês de outubro. Até o momento já foram investidos cerca de R$ 166 milhões, de um total previsto de R$ 323 milhões, recursos pagos pela margem brasileira da Itaipu Binacional. A expectativa é que a obra, iniciada em agosto de 2019, esteja concluída até setembro de 2022.

Foto: Rubens Fraulini / Itaipu Binacional

 Conteúdo disponível no perfil da Itaipu no Instagramhttps://www.instagram.com/p/CVdzkUFMFGV/

 

ITAIPU BINACIONAL

 ✴️ A #Itaipu modernizou o sistema de iluminação provisória das equipes de manutenção da usina, que leva luz a cantos escuros como a caixa espiral e o tubo de sucção. A modernização foi projetada com base em três pilares: eficiência, ergonomia e segurança. Com isso, proporcionou a redução de 60% do consumo de energia, melhorou a eficiência luminosa, aumentou a durabilidade dos faróis e lâmpadas, reduziu o peso do conjunto de iluminação, facilitando o trabalho dos técnicos de manutenção e, principalmente, melhorou a segurança das pessoas que estão trabalhando nos locais iluminados.
📷 Sara Cheida | Itaipu Binacional
#itaipubinacional #engineering #engenharia #engenhariacivil #engenhariaeletrica #energy #energia #water #dam #brazil #paraguay

 

Conteúdo disponível no perfil da Itaipu no Instagram:  https://www.instagram.com/p/CTuBj-ZhfTd/   

ITAIPU BINACIONAL

Produção acumulada 💥

#Itaipu Binacional chega nesta quinta-feira (8) à marca de 2,8 bilhões de megawatts-hora (MWh), produção acumulada desde que a usina iniciou a geração de #energia, em maio de 1984. Com isso, a hidrelétrica segue como a que mais gerou #eletricidade no mundo, à frente da usina chinesa de Três Gargantas, que tem capacidade instalada maior (22,4 mil MW contra 14 mil MW da Itaipu). Os 2,8 bilhões de MWh produzidos pela Itaipu seriam suficientes para abastecer o mundo por 45 dias.

📷 Joel Rocha

#itaipubinacional #engineering #engenharia #energy #water #dam

 

Conteúdo disponível no perfil da Itaipu no Instagram: https://www.instagram.com/p/CRCic-WNiZx/

ITAIPU BINACIONAL

⚡ A usina de #Itaipu deve atingir a marca de 50 milhões de MWh gerados no ano de 2021 entre 10h e 14h deste sábado (9). Esse volume de energia seria suficiente para abastecer o planeta Terra por 19 horas, o Brasil por um mês e sete dias e o Paraguai por dois anos e 11 meses. “Em ano de seca histórica, Itaipu está operando com eficiência máxima”, diz o diretor-geral brasileiro de Itaipu, general João Francisco Ferreira.

⚡ De acordo com ele, um fator relevante que contribuiu para esse valor de geração foi o alto índice de produtividade da Itaipu, fundamental para a hidrelétrica enfrentar um ano de escassez hídrica. O índice de produtividade média anual da Itaipu está em 1,0977 megawatt médio por metro cúbico por segundo (MWméd/m³/s), o melhor índice anual de todos os tempos.

Saiba mais 👉 https://bit.ly/3AoFQVM

📷 SkyTakes/Árvore Filmes

Conteúdo disponível no perfil da Itaipu no Instagram: https://www.instagram.com/p/CUyBGy3DDua/

 

– Monitoramento em tempo real de enchentes e inundações;

– Transmissão remota de dados via celular, satélite ou rádio;

– Geração de alarmes para órgãos competentes;

– Uso de múltiplos sensores.

 

A Hobeco possui a solução ideal para aquisição de dados de nível, temperatura e condutividade elétrica para águas subterrâneas e superficiais. O sistema pode ser facilmente expandido emum dispositivo de monitoramento multicanal, adicionando sensores opcionais para monitoramento da qualidade da água.

A Hobeco tem a solução ideal para o monitoramento de nível d’água para o seu projeto. São diversos modelos e sistemas com diferentes técnicas de medição.

Sistema para monitoramento do nível d’água, velocidade de fluxo e vazão sem contato físico com a água, sistema livre de manutenção. Possui um modelo hidráulico integrado para o cálculo preciso da vazão, utilizando a medição contínua da velocidade do fluxo e nível. Alta disponibilidade de dados, mesmo com turbidez intensa e alto conteúdo de sólidos. Saída de medição versátil via RS-485, MODBUS, SDI-12 e sinal analógico.

 

Sistema para monitoramento do nível d’água, velocidade de fluxo e vazão sem contato físico com a água, sistema livre de manutenção. Baixo consumo de energia, permite a operação usando células solares; reconhecimento da direção do fluxo. Faixa de medição da velocidade de fluxo: 0,08…16 m/s. Possui um modelo hidráulico integrado para o cálculo preciso da vazão.

 

– Medição de descarga de forma simplificada e móvel;

– Resultados confiáveis mesmo sem conhecimento e independentes do perfil da seção transversal;

– Adequado para águas turbulentas de fluxo rápido ou onde o acesso é limitado;

– Ecologicamente correto, inofensivo para a água;

– Material traçador: sal (NaCl).

 

O meio ambiente fala. Nós entendemos? A Dualbase, há mais de 12 anos, desenvolve tecnologias para melhor decodificar o meio ambiente.

Evite prejuízos em redes de monitoramento hidrológico. Conheça nosso sensor de nível por borbulhamento, o LimniDB-Borbulha.

A sua operação requer medição de nível com alta precisão, confiabilidade e custo/benefício? O LimniDB é a uma excelente opção.

CONFEA – CAMPANHA AGRONOMIA

O Conselho Federal de Engenharia e Agronomia – Confea e os Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia – Creas são responsáveis pela verificação, fiscalização e aperfeiçoamento do exercício e das atividades das áreas profissionais da engenharia, agronomia e geociências.

Visite: https://www.instagram.com/confea_/

EngenheirA – Uma homenagem às mulheres na engenharia, na agronomia e nas geociências

O Programa Mulher do Sistema Confea/Crea e Mútua começou a ser elaborado em 2018 e foi um grande marco no processo de consolidação da política de Equidade de Gênero do Sistema. ​Sua principal meta é atingir o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável – ODS nº 05 da ONU, além de fomentar a elaboração de políticas atrativas para mulheres engenheiras, agrônomas e da área das geociências dentro das diversas entidades de classe e Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia – CREAS, visando a participação feminina de forma protagonista em todas as esferas do Sistema e entidades de classe.

​Comprometido com o ODS nº 05 da Agenda 2030 da ONU, pauta mundial, o Programa propõe formas de fomentar o empoderamento feminino e a equidade de gênero no Sistema Confe/Crea.

Visite e conheça mais sobre a Campanha: https://www.programamulherconfea.com/

O Brasil todo rima com agronomia

O principal objetivo do Confea é zelar pela defesa da sociedade e do desenvolvimento sustentável do País, observados os princípios éticos profissionais. Para tanto, no desempenho de seu papel institucional, o Conselho Federal exerce ações regulamentadoras para o cumprimento da legislação, promotoras de condição para o exercício, a fiscalização e o aperfeiçoamento das atividades profissionais e muito mais.

Visite: https://www.confea.org.br/

CONFEA – CAMPANHA AGRONOMIA

O Conselho Federal de Engenharia e Agronomia – Confea e os Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia – Creas são responsáveis pela verificação, fiscalização e aperfeiçoamento do exercício e das atividades das áreas profissionais da engenharia, agronomia e geociências.

1 Monitoramento de estiagem

A água, um recurso natural de valor incalculável para a humanidade, cria imensos desafios quando se observam situações relacionadas a ocorrência de eventos extremos como as secas e as inundações. Eventos deste tipo geram conflitos e degradam substancialmente a vida das populações.

Em períodos de estiagem pronunciada é extremamente importante que a sociedade brasileira e as autoridades tenham instrumentos para gerenciar possíveis situações de escassez de água. Um destes instrumentos é o conhecimento da quantidade realmente disponível atualmente e a possibilidade de fazer prognósticos da situação futura.

Consciente desta situação, a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais – CPRM, o Serviço Geológico do Brasil, em consonância com a sua missão de gerar e difundir conhecimento hidrológico, e em parceria com Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) alteraram o planejamento de operação da rede Hidrometeorológica Nacional (RHN) para acompanhar este período de estiagem. Além do replanejamento da operação da RHN também foram efetuados diversas atividades e estudos que auxiliaram no entendimento e acompanhamento da estiagem de 2014, bem como das subsequentes, de 2015 a 2019.

No atual ano hidrológico, 2020/2021, observa-se uma estiagem bastante severa na Região Hidrográfica do Paraná, para a qual foi declarada situação crítica de escassez quantitativa dos recursos hídricos até 30 de novembro de 2021, resolução ANA Nº 77 de 01 de junho de 2021. Esta estiagem, associada aos déficits dos anos anteriores, gerou problemas de armazenamento de energia no subsistema Sudeste/Centro-Oeste que compõe o sistema interligado nacional (SIN). A CPRM opera estações hidrometeorológicas nas bacias dos rios Grande, Paranaíba e Tocantins, as quais representam 80,86% da capacidade de armazenamento de energia do subsistema Sudeste/Centro-Oeste. Além dessa situação na Região Hidrográfica do Paraná, também se observa um cenário de estiagem severa na bacia do Alto Paraguai. Dessa forma, além das bacias acompanhadas nos anos anteriores, foram incluídas no acompanhamento da estiagem as bacias do Alto Paraguai e parte do Tocantins.

Assim, dando prosseguimento ao acompanhamento da estiagem, a CPRM, Serviço Geológico do Brasil, publica neste site uma série de documentos demonstrando a situação atual das vazões e/ou níveis dos principais rios das regiões Sudeste e Centro-Oeste e, em alguns casos, efetuando prognósticos da situação futura. A divulgação dessas informações permitirá que os diversos setores que necessitam da água (abastecimento público, energia, agricultura etc) possam utilizá-las para se planejarem.

Sub-produtos:

5.1-Acompanhamento das precipitações

5.2-Acompanhamento das vazões da bacia do rio Tocantins

 5.3-Acompanhamento das Vazões na Área de Atuação das Superintendências Regionais da CPRM de Belo Horizonte, parte de Goiânia e de São Paulo

 5.4-O uso das águas subterrâneas como reforço no abastecimento público

5.5 – Acompanhamento da estiagem e os prognósticos elaborados para a bacia do Alto Paraguai

http://www.cprm.gov.br/sace/index_secas_estiagens.php

2 Levantamentos e estudos hidrológicos

Compreende um conjunto de estudos e pesquisas desenvolvidas por equipes do SGB-CPRM em parceria com várias instituições, com destaque para o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTI), destinado à avaliação hidrológica e pesquisas científicas em hidrologia, utilizando-se dados básicos coletados na Rede Hidrometeorológica Nacional (RHN) e em bacias experimentais e representativas, com vistas a aplicações práticas.

Essa atividade, de abrangência nacional, está concentrada no Projeto Disponibilidade Hídrica do Brasil, com foco na regionalização de vazões em bacias hidrográficas brasileiras, na elaboração do atlas pluviométrico do Brasil e nos estudos de chuvas intensas.

Os estudos de regionalização de vazões objetivam transferir informações hidrológicas de uma região monitorada para outra que não possua coleta sistemática de dados, mas considerada de comportamento hidrológico semelhante. É também uma maneira de distribuir espacialmente a informação pontual oferecida pelas estações de monitoramento, estendendo-a para qualquer outro ponto ao longo dos cursos d’água da bacia hidrográfica.

https://rigeo.cprm.gov.br/handle/doc/21994

 

 

3 Atlas Pluviométrico e Equações IDF

O Atlas Pluviométrico tem por objetivo reunir, consolidar e organizar as informações de chuvas obtidas na operação da rede hidrometeorológica nacional.

Dentre os vários objetivos do projeto Atlas Pluviométrico, destaca-se, a definição das relações intensidade-duração-frequência (IDF). Essas relações são estabelecidas para os pontos da rede hidrometeorológica nacional que dispõe de registros contínuos de chuva, ou seja, estações equipadas com pluviógrafos ou estações automáticas.

Nas localidades que existem pluviômetros convencionais, ou seja, onde temos a precipitação acumulada em 24h, são estabelecidas relações IDF a partir da desagregação das precipitações máximas diárias.

As relações IDF são importantíssimas na definição das intensidades de precipitação associadas a uma frequência de ocorrência, as quais serão utilizadas no dimensionamento de estruturas de drenagem pluvial ou de aproveitamento dos recursos hídricos. Também podem ser utilizadas de forma inversa, ou seja, estimar a frequência de um evento de precipitação ocorrido, definindo se o evento foi raro ou ordinário.

 

LINKS Últimos produtos:

N       UF        Município         Publicação       Relatório PDF   Link

1       AC        Xapurí  2020    AC-Xapurí_Relatório IDF-2020.pdf         http://rigeo.cprm.gov.br/jspui/handle/doc/21929

2       AL        Santana do Mundaú     2020    AL-Santana do Mundaú_Relatório IDF-2020.pdf http://rigeo.cprm.gov.br/jspui/handle/doc/21931

3       AL        Rio Largo          2020    AL-Rio Largo_Relatório IDF-2020.pdf     http://rigeo.cprm.gov.br/jspui/handle/doc/21930

4       MA       Barão de Grajaú           2020    MA-Barão de Grajaú_Relatório IDF-2020.pdf     http://rigeo.cprm.gov.br/jspui/handle/doc/21932

5       MA       Codó    2020    MA-Codó_Relatório IDF-2020.pdf         http://rigeo.cprm.gov.br/jspui/handle/doc/21933

6       MG      Jequitibá          2020    MG-Jequitibá_Relatório IDF-2020.pdf   http://rigeo.cprm.gov.br/jspui/handle/doc/21935

7       MG      Rio Novo          2020    MG-Rio Novo_Relatório IDF-2020.pdf   http://rigeo.cprm.gov.br/jspui/handle/doc/21936

8       MG      Guarani            2020    MG-Guarani_Relatório IDF-2020.pdf     http://rigeo.cprm.gov.br/jspui/handle/doc/21934

9       MG      Itaúna  2020    MG-Itaúna-Relatório IDF-2020.pdf        http://rigeo.cprm.gov.br/jspui/handle/doc/21956

10      MG      Mateus Leme_Serra Azul          2020    mg_mateus_leme_serra_azul_relatorio_idf_2020.pdf         http://rigeo.cprm.gov.br/jspui/handle/doc/21958

11      MG      Juatuba 2020    mg_juatuba_relatorio_idf_2020_sem_isbn.pdf http://rigeo.cprm.gov.br/jspui/handle/doc/21972

12      MG      Mateus Leme-Alto da Boa Vista 2020    MG-Mateus Leme-Relatório IDF.pdf      http://rigeo.cprm.gov.br/jspui/handle/doc/21957

13      MG      Santo Hipólito  2020    MG-Santo Hipólito_Relatório IDF-2020.pdf       http://rigeo.cprm.gov.br/jspui/handle/doc/21938

14      PI         Luzilândia         2020    PI-Luzilândia_Relatório IDF-2020.pdf     http://rigeo.cprm.gov.br/jspui/handle/doc/21939

15      PI         Oeiras  2020    PI-Oeiras_Relatório IDF-2020.pdf          http://rigeo.cprm.gov.br/jspui/handle/doc/21940

16      RS        Caxias do Sul    2020    RS-Caxias do Sul_Relatório IDF-2020.pdf           http://rigeo.cprm.gov.br/jspui/handle/doc/21941

17      RS        Porto Lucena    2020    RS-Porto Lucena_Relatório IDF-2020.pdf           http://rigeo.cprm.gov.br/jspui/handle/doc/21942

18      RS        São Borja          2020    RS-São Borja_Relatório IDF-2020.pdf    http://rigeo.cprm.gov.br/jspui/handle/doc/21943

19      SP        Alambari          2020    SP-Alambari_Relatório IDF-2020.pdf     http://rigeo.cprm.gov.br/jspui/handle/doc/21945

20      SP        Boituva 2020    SP-Boituva_Relatório IDF-2020.pdf       http://rigeo.cprm.gov.br/jspui/handle/doc/21948

21      SP        Laranjal Paulista           2020    SP-Laranjal Paulista_Relatório IDF-2020.pdf      http://rigeo.cprm.gov.br/jspui/handle/doc/21950

22      SP        Porto Feliz        2020    SP-Porto Feliz_Relatório IDF-2020.pdf   http://rigeo.cprm.gov.br/handle/doc/21952

23      SP        Tatuí    2020    SP-Tatuí_Relatório IDF-2020.pdf           https://rigeo.cprm.gov.br/handle/doc/21954

24      SP        Tietê    2020    SP-Tiête_Relatório IDF-2020.pdf           http://rigeo.cprm.gov.br/jspui/handle/doc/21955

25      SP        Leme    2020    SP_Leme_Relatório IDF-2020.pdf          http://rigeo.cprm.gov.br/handle/doc/21951

26      SP        Uruguaiana      2020    RS-Uruguaiana_Relatório IDF-2020.pdf http://rigeo.cprm.gov.br/jspui/handle/doc/21944

27      SP        Salto    2020    SP-Salto_Relatório IDF-2020.pdf           http://rigeo.cprm.gov.br/jspui/handle/doc/21953

28      SP        Analândia         2020    SP-Analândia_Relatório IDF-2020.pdf    http://rigeo.cprm.gov.br/jspui/handle/doc/21946

29      SP        Araras  2020    SP-Araras_Relatório IDF-2020.pdf         http://rigeo.cprm.gov.br/jspui/handle/doc/21947

30      SP        Elias Fausto      2020    SP-Elias Fausto_Relatório IDF-2020.pdf http://rigeo.cprm.gov.br/jspui/handle/doc/21949

31      SP        Charqueada      2020    SP-Charqueada_relatorio_IDF-2020.pdf https://rigeo.cprm.gov.br/handle/doc/22367

32      SP        Cerquilho         2020    SP-Cerquilho_relatorio_IDF-2020.pdf    https://rigeo.cprm.gov.br/handle/doc/22372

33      SP        Conchal            2020    SP-Conchal_relatorio_IDF-2020.pdf      https://rigeo.cprm.gov.br/handle/doc/22371

34      SP        Iracemápolis     2020    SP-Iracemapolis_relatorio IDF-2020.pdf https://rigeo.cprm.gov.br/handle/doc/22370

35      SP        Jumirim            2020    SP-Jumirim_relatorio_IDF-2020.pdf      https://rigeo.cprm.gov.br/handle/doc/22369

36      SP        Rafard  2020    SP-Rafard_relatorio_IDF-2020.pdf         https://rigeo.cprm.gov.br/handle/doc/22368

 

4 Monitoramento de Bacias Experimentais e Representativa

O monitoramento de uma bacia representativa tem como objetivo aprofundar o conhecimento hidrológico naquele bioma para que as informações possam ser usadas em outras áreas similares.  O projeto está apoiado em três objetivos principais: a integração com instituições que desenvolvem estudos na bacia, a realização de teste em novos equipamentos/tecnologias e  desenvolvimento de pesquisa na área da hidrologia.

A CPRM mantém e opera 2 bacias experimentais, a saber: Bacia Representativa do Cerrado Mineiro: o Cerrado é considerado o segundo maior bioma da América do Sul e do Brasil e Bacia Representativa da Região Serrana Fluminense: com objetivo de avaliar o comportamento hidrológico em região com bioma natural Mata Atlântica e em áreas de ocupação agrícola e urbanizada. Busca também o desenvolvimento de pesquisas e estudos hidrológicos, climatológicos, de qualidade de água, solos, geoprocessamento e, ainda, a utilização de diferentes tecnologias de medição de dados.

https://www.cprm.gov.br/publique/Hidrologia/Pesquisa-e-Inovacao/Estudos-Integrados-em-Bacias-Representativas-e-Experimentais-6640.html

5 Gestão do Sistema de Informações de Águas Subterrâneas (SIAGAS)

A gestão da informação hidrogeológica envolve a utilização do Sistema de Informações de Águas Subterrâneas (SIAGAS). Trata-se de uma ferramenta, reconhecida pelo Conselho Nacional de Recursos Hídricos, como adequada para apoiar a gestão dos recursos hídricos,

que tem como objetivo: coletar, consistir, armazenar e disponibilizar dados e informações georreferenciadas; inicialmente para dar suporte à elaboração de mapas hidrogeológicos e, posteriormente, para atender as demandas dos usuários, oriundos da área de Recursos Hídricos e correlatas. Permite o acesso a dados cadastrais, construtivos, geológicos, hidrogeológicos, testes de bombeamento e análises químicas de diversos poços por todo o território nacional. Representa um instrumento de apoio à decisão, dando suporte aos pesquisadores, planejadores e gestores no desenvolvimento da pesquisa geocientífica e na aplicação das políticas públicas relacionadas com a gestão e o aproveitamento racional dos recursos hídricos subterrâneos.

http://siagasweb.cprm.gov.br/layout/

 

6 Elaboração de Mapas Hidrogeológicos

A elaboração dos mapas tem o objetivo de fornecer uma análise das condições de ocorrência da água subterrânea em todo o país, ferramenta fundamental no apoio ao planejamento e gerenciamento integrado dos recursos hídricos, nas mais variadas escalas, a nível estadual, nacional e transfronteriços. O trabalho foi iniciado pelo SGB-CPRM no ano de 2000, em diferentes escalas. Além de produzir mapas hidrogeológicos para atender os interesses de gestão dos estados, alguns mapas elaborados pelo SGB-CPRM merecem serem destacados:

  • Mapa de Domínios/Subdomínios Hidrogeológicos do Brasil 1:2.500.00;
  • Atlas Digital dos Recursos Hídricos Subterrâneos;
  • Mapa Hidrogeológico do Brasil ao Milionésimo;
  • Atlas Hidrogeológicos do Brasil ao Milionésimo;
  • Mapas Hidrogeológicos das Bacias dos Rios da Prata e Cuareim (transfronteriço);
  • Mapas Hidrogeológicos para os Estados de Santa Catarina e Paraná.

Atualmente estão sendo elaborados os mapas hidrogeológicos das regiões metropolitanas de São Luís e Manaus, bem como coordenando a elaboração do mapa hidrogeológico da América do Sul, no âmbito da ASGMI.

https://www.cprm.gov.br/publique/Hidrologia/Estudos-Hidrologicos-e-Hidrogeologicos/Mapa-Hidrogeologico-do-Brasil-ao-Milionesimo-756.html

 

.7 Pesquisas e estudos hidrogeológicos

O projeto objetiva levantar, gerar e disponibilizar informações e conhecimentos sobre a ocorrência, potencialidades, circulação e utilização dos recursos hídricos totais das bacias onde o SGB-CPRM realiza pesquisas. Os principais estudos hidrogeológicos atualmente em desenvolvimento pelo SGB-CPRM são:

  • Rede Hidrometeorológica do Aquífero Urucuia;
  • Estudos de Gestão Integrada das regiões metropolitanas de São Luis e

http://www.cprm.gov.br/publique/Hidrologia/Pesquisa-e-Inovacao/Estudos-Hidrologicos-e-Hidrogeologicos-Integrados-na-Regiao-do-Aquifero-Urucuia—SAU-5208.html

 

8  Estudos de Gestão Integrada de Águas Superficiais e Subterrâneas nas Bacias dos Rios Carinhanha e Verde Grande

Os estudos realizados pelo SGB-CPRM buscam nortear a implementação da gestão integrada entre as águas superficiais e subterrâneas nas sub-bacias dos rios Verde Grande e Carinhanha, a partir da elaboração de avaliações hídricas integradas, proposta de normativos conjuntos e posterior efetivação da implementação de ações integradas. Os resultados gerados irão fornecer as bases para que se possa assegurar a efetividade na conservação e eficiência na destinação dos recursos hídricos superficiais e subterrâneos, e a sustentabilidade hídrica, considerando que os recursos hídricos são limitados e seus usos são interdependentes Este projeto, fruto de termo de execução descentralizada estabelecido com a ANA, está sendo desenvolvido em duas sub-bacias da Bacia Hidrográfica do rio São Francisco, que, apesar de relativamente próximas, têm características físicas bastante distintas. Os resultados serão divulgados em 2022.

 

9  Mapa Hidrogeológico de Minas Gerais

O projeto visa promover o gerenciamento dos recursos hídricos de forma integrada, através da publicação de mapas hidrogeológicos que são ferramentas facilitadoras deste procedimento. Os mapas servem como instrumento de auxílio no enfrentamento dos vários processos que afetam o meio ambiente natural, tais como, o desenvolvimento urbano e rural e a atenuação de eventos críticos de estiagens, promovendo o desenvolvimento sustentável da região e melhorando as condições de vida da população. A elaboração dos mapas hidrogeológicos de Minas Gerais foi viabilizada em novembro de 2018 através da parceria do SGB-CPRM com a Secretaria de Recursos Hídricos e Qualidade Ambiental, agora Secretaria Nacional de Segurança Hídrica – SNSH, sob administração do Ministério do Desenvolvimento Regional – MDR com vigência até novembro de 2020.

http://www.cprm.gov.br/publique/Hidrologia/Estudos-Hidrologicos-e-Hidrogeologicos/Projeto-Aguas-do-Norte-de-Minas—PANM%3A-Estudo-da-Disponibilidade-Hidrica-Subterranea-do-Norte-de-Minas-Gerais-6624.html

10 Convênio com a Agência Reguladora de águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (ADASA)

O Serviço Geológico do Brasil firmou em outubro de 2018 um convênio com a convênio ADASA cujo objeto é a operação e manutenção das redes de monitoramento das águas superficiais e subterrâneas do Distrito Federal. Trata-se de uma excelente oportunidade para adotar a metodologia de integração das redes de águas superficiais e subterrâneas. Este levantamento básico realizado no centro governamental dos países que alguns anos atrás passou por um período de racionamento de água é de significativa importância, com subsídio à gestão dos recursos hídricos. A rede de monitoramento superficial é composta por 55 estações fluviométricas e 29 pluviométricas. Dessas estações, 43 possuem plataformas de coleta de dados (PCD) para armazenamento e envio de informações hidrológicas de nível e chuva. Por sua vez, a rede subterrânea possui 42 pontos de monitoramento, cada um deles com dois poços instalados para avaliação do domínio poroso e domínio fraturado.

https://www.adasa.df.gov.br/monitoramento/mapas