No momento em que Minas Gerais celebra os inúmeros avanços na gestão hídrica, um dos principais eventos voltados para a discussão dos assuntos relativos ao uso da água no Brasil será em solo mineiro. Em novembro de 2021, Minas se torna o “Estado das Águas”, ao sediar, em Belo Horizonte, o XXIV Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, que acontece a cada dois anos e reúne profissionais, área acadêmica e sociedade para compartilhamento e discussão de assuntos relevantes da área.
Com o tema Água em Pauta: Múltiplas Dimensões, o simpósio em BH abrange os recursos hídricos nas mais diversas esferas, abordando desde planejamento e gestão, processos hidráulicos, hidrologia urbana, até proteção de mananciais e recuperação ambiental de bacias, além de trazer para o debate as inovações em monitoramento e gestão de dados. São assuntos atuais, que ampliam as discussões acerca do conteúdo hídrico.
Promovido pela Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRHidro), com apoio do Governo de Minas e entidades parceiras, o encontro terá duração de cinco dias, reunindo mais de 3 mil pessoas, entre representantes de órgãos públicos e privados, estudantes, pesquisadores e profissionais de setores usuários que se debruçarão em debates sobre a água no Brasil. Com a expectativa de movimentar R$26 milhões na economia local, o simpósio também deve gerar 480 empregos diretos e 390 postos de trabalho indiretos na capital mineira.