Mesas Redondas

Mesa redonda 01

Mudanças Climáticas: O que sabemos e o que esperar?

22 de novembro, das 16:00 - 18:00

michelle

Moderadora:
Michelle Simões Reboita, Universidade Federal de Itajubá

Michelle Simões Reboita é doutora em Meteorologia pela Universidade de São Paulo (USP). Desde 2010 é docente na Universidade Federal de Itajubá no curso de Ciências Atmosféricas. É membro do Grupo de Estudos Climáticos da USP, do Núcleo de Apoio à Pesquisa em Mudanças Climáticas (INCLINE) e do Centro de Física Teórica da Itália; consultora regional do World Climate Research Programme (WCRP) e coordenadora do grupo de Pesquisa e Extensão em Políticas Socioamientais (GPEPSA-UNIFEI-CNPQ). Atua nas áreas de clima, modelagem climática, meteorologia sinótica e energia.

jmarengo

Palestrante:
Jose Marengo, Cemaden

Pesquisador 1-A do CNPq. José A. Marengo possui doutorado em Meteorologia pela University of Wisconsin - Madison em EUA. Fez pós-doutorado na NASA-GISS e Columbia University em Nova York e na Florida State University na Florida, EUA em modelagem climática. Atualmente Coordenador Geral de Pesquisa e Desenvolvimento do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais CEMADEN. É autor de mais de 250 artigos, capítulos de livros, livros, relatórios técnicos e trabalhos de congressos. Colaborou como autos dos relatórios do IPCC desde 1998. É Membro Titular da Academia Brasileira de Ciências, da Academia de Ciencias de New York e da Academia Mundial de Ciências (TWAS)

tercio

Palestrante:
Tercio Ambrizzi, IAG - USP

Da Universidade de São Paulo (USP), Brasil. É coordenador do Núcleo de Pesquisa em Mudanças Climáticas da USP (INCLINE - INTER-disciplinary CLimate INvestigation cEnter). Membro titular da Academia Brasileira de Ciências. Atua na área de Ciências Atmosféricas, com ênfase em Meteorologia Dinâmica, Modelagem Numérica e Mudanças Climáticas. Publicou centenas de artigos em revistas especializadas, dezenas de capítulos de livros e orientações de doutorandos, mestrandos. e alunos de pós-doutorado. É atualmente o Superintendente de Gestão Ambiental da USP.

Mesa redonda 02

Proposta alternativa: Os 25 anos da Lei 9433: efetividade dos instrumentos e eficiência econômica

22 de novembro, das 16:00 - 18:00

nofoto

Moderadora:
Synara Broch, ABRHidro

nofoto

Palestrante:
Monica Porto, Sabesp

Mesa redonda 03

O ensino de recursos hídricos para uma sociedade em transformação: o que aprendemos durante a pandemia?

22 de novembro, das 16:00 - 18:00

eduardo

Moderador:
Eduardo Mário Mendiondo, EESC/USP.

Eduardo Mario Mendiondo - Engenheiro de Recursos Hídricos (UNL, Argentina), Mestre e Doutor em Recursos Hídricos (IPH, UFRGS), Pósdoc em Sistemas Ambientais (CESR, Univ Kassel, Alemanha), Docente da Escola de Engenharia de São Carlos/USP. Foi Coordenador Geral de Pesquisa e Desenvolvimento do CEMADEN/MCTI. Atualmente coordena o Centro de Estudos e Pesquisas em Desastres/CEPED-USP e é Secretario Executivo da Cátedra UNESCO de Águas Urbanas da EESC/USP.

nofoto

Palestrante:
Vladimir Caramori, Universidade Federal de Alagoas

nofoto

Palestrante:
Cristóvão Fernandes, Universidade Federal do Paraná

nofoto

Palestrante:
Diogo Costa Buarque, Universidade Federal do Espírito Santo

Mesa redonda 04

Como reduzir a poluição difusa nas cidades?

23 de novembro, das 16:00 - 18:00

jose

Palestrante:
José Rodolfo Scarati, USP

Professor Associado do Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental da Escola Politécnica da USP, pesquisador nas áreas de modelagem matemática de corpos hídricos e drenagem Urbana foco em modelagem hidrodinâmica e de qualidade das águas de lagos e reservatórios e gestão sustentável da drenagem urbana.

newton

Palestrante:
Newton Célio Becker Moura, UFC

Arquiteto e Urbanista pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Doutor em Arquitetura e Urbanismo, na área de Paisagem e Ambiente, pelo programa de Pós-Graduação da FAU-USP, e Pós-Doutor em Engenharia Hidráulica e Ambiental pela Escola Politécnica da USP. Professor do Departamento de Arquitetura, Urbanismo e Design da UFC e do seu Programa de Pós-Graduação. Pesquisador do Laboratório de Experiências Digitais (LED) nas áreas de Modelagem da Informação aplicada à Paisagem (Landscape Information Modeling - LIM) e Infraestrutura Verde.

marina

Palestrante:
Marina Batalini de Macedo, USP

Engenheira Ambiental, com Mestrado e Doutorado em Engenharia Hidráulica e Saneamento (Universidade de São Paulo - USP). Atualmente exerce pós-doutorado na Faculdade de Saúde Pública - USP, avaliando os impactos das enchentes nos sistemas de saneamento e na saúde pública. Outras pesquisas incluem técnicas compensatórias de drenagem urbana, adaptação às mudanças climáticas na hidrologia urbana, mapeamento de risco e resiliência a cheias, práticas para tratamento e mitigação da poluição difusa.

juliana

Palestrante:
Juliana Alencar

Engenheira ambiental (UL) e Bióloga (IB-USP). Doutora e Mestre pelo Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental (PHA) da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (POLI-USP) na linha de pesquisa Manejo de bacias hidrográficas. Pós-doutorado na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP) na área de Infraestrutura verde e azul. Professora adjunta e chefe de departamento na Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (FATECSP) autarquia da Universidade Estadual Paulista (UNESP) e Professora colaboradora no Programa de Educação Continuada da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (PECE-POLIUSP). Coordenadora de engenharia na Phytorestore Brasil, empresa especializada no tratamento de efluentes e na recuperação de rios e lagos através de soluções baseadas na natureza - SBN.

Mesa redonda 06

Dificuldades e opções no avanço da rede hidrossedimentométrica brasileira

23 de novembro, das 16:00 - 18:00

nofoto

Moderadora:
Liége Fernanda Koston Wosiacki, Universidade Federal do Paraná

nofoto

Palestrante:
Maximiliano Andrés Strasser, PCE Projetos e Consultorias de Engenharia

tobias

Palestrante:
Tobias Bleninger, UFPR

Tobias Bleninger graduou em Engenharia Civil com especialização em Hidráulica e Meio Ambiente no Karlsruhe Institute of Technology (KIT, 2000) e fez doutorado em seguida (2006). Depois liderou o grupo de pesquisa em Mecânica dos Fluidos Ambiental até assumir uma vaga de professor visitante na UFPR (Universidade Federal do Paraná, 2009) onde passou ser professor efetivo em 2011 na Engenharia Ambiental. A pesquisa é relacionada a fenômenos de transporte, emissário submarinos e hidráulica fluvial com medições e modelagem de transporte de substancias e sedimento.

walszon

Palestrante:
Walszon Terllizzie Araújo Lopes, ANA

Engenheiro Civil pela UFPB em 2000 e mestre em Engenharia Civil e Ambiental pela UFCG em 2003. É Coordenador de Dados e Informações Hidrometeorológicos (CODIH) da SGH/ANA. Trabalhou com o planejamento e gerenciamento da Rede Sedimentométrica Nacional da ANA, tendo já ministrado mais de 30 cursos de amostragem de sedimentos. Também foi professor do Curso de Engenharia Civil do Instituto de Ensino Superior Planalto (IESPLAN/DF) de 2003 a 2018, lecionando as disciplinas Hidráulica Experimental, Hidráulica Geral e Hidrologia. Foi pesquisador em Modelagem Hidrossedimentológica e ouvinte no curso de pós-graduação em Engenharia Civil e Ambiental da Universidade de Ehime, Japão, de 2000 a 2001.

Mesa redonda 07

Restrições operativas das usinas hidrelétricas e seus impactos na operação do Sistema Elétrico Brasileiro

24 de novembro, das 16:00 - 18:00

nofoto

Moderadora:
Angela Livino, Empresa de Pesquisa Energética – EPE

jerson

Palestrante:
Jerson Kelman, Consultor

lucas

Palestrante:
Lucas Bair, USGS

Lucas Bair is an economist with the U.S. Geological Survey’s Grand Canyon Monitoring and Research Center. His research informs the Glen Canyon Dam Adaptive Management Program as well as the management of natural resources at the state and national level. His research is focused on natural resource economics specific to water resource management, energy policy, and adaptive management. Lucas is also a researcher with the Amazon Dams Network, an international group of researchers collaboratively studying the social-ecological effects of hydroelectric dam construction and operation across the Amazon basin.

sergio

Palestrante:
Sergio Ayrimoraes, ANA

Sérgio Ayrimoraes: engenheiro civil, mestre em tecnologia ambiental e recursos hídricos (UnB) e doutorando em engenharia ambiental (UERJ). Possui 25 anos de experiência em saneamento, planejamento e gestão de recursos hídricos. Desde 2003, especialista da ANA – Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico, tendo atuado como superintendente de planejamento de recursos hídricos e responsável pela coordenação de planos de recursos hídricos, gestão da informação e estudos sobre segurança hídrica, controle da poluição e os usos múltiplos da água.

Mesa redonda 08

Os desafios para a segurança de barragens no Brasil

 24 de novembro, das 16:00 - 18:00

jussra

Palestrante:
Jussara Cabral Cruz, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

Engenheira Civil, Doutora em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental. Professora Titular aposentada pela UFSM, atualmente atua nos PPGs/UFSM - Eng. Civil e Eng Florestal, e Profagua/CAPES/ANA. Sua vida acadêmica inclui atuação como coordenadora de vários projetos de pesquisa em rede com muitas universidades e grande número de publicações científicas, avaliadora de cursos pelo INEP e Parecerista CNPq, FINEP, CAPES, FAPEMIG. Organizadora e autora do livro "Seleção Ambiental de Barragens - UFSM/ABRHidro". Foi Editora e Revisora das Revistas Tecno-científicas RBRH e REGA.
Presidente (2014-2015) e atual Conselheira da ABRHidro. Pela ABRHidro, foi Membro do Conselho Mundial da Água (2012-2015), atual Membro e coordenadora da Câmara Técnica de Segurança de Barragens do Conselho Nacional de Recursos Hídricos-CNRH. Foi Conselheira do CNRH (2016-2018), Presidente da CTPNRH/CNRH (2016), e membro do CMCH/MCTI (2014-18). Foi Presidente da Fundação Moa - Estudos e Pesquisas para a Proteção e Desenvolvimento Ambiental (2010-2012).

rogerio

Palestrante:
Rogério Menescal, ANA

Doutor em Recursos Hídricos, pela Universidade Federal do Ceará. Mestre em Geotecnia na Universidade de Brasília. Especialista em Regulação de Recursos Hídricos e Saneamento Básico da Agência Nacional de Águas (ANA), onde atualmente ocupa o cargo de Secretário Geral. Também atuou em outras instituições públicas e privadas, desenvolvendo trabalhos nas áreas de gestão de recursos hídricos, obras hidráulicas, barragens, aproveitamentos hidrelétricos, transporte aquaviário e instalações portuárias,.

cristinae

Palestrante:
Cristiane Collet Battiston, Ministério do Desenvolvimento Regional

Possui graduação em Engenharia Civil, pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, e mestrado e doutorado em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental, pelo Instituto de Pesquisa Hidráulicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde também realizou Pós-Doutorado. É da Carreira de Analista de Infraestrutura do Governo Federal, onde atua, desde 2009, no planejamento, na implementação e na avaliação de políticas públicas da área de Infraestrutura e de Recursos Hídricos. É membra do Conselho Nacional de Recursos Hídricos, onde atuou fortemente pela criação da Câmara Técnica de Segurança de Barragens, tendo sido sua primeira coordenadora. Atualmente, exerce a função de Coordenadora-Geral de Gestão Integrada na Secretaria Nacional de Segurança Hídrica do Ministério do Desenvolvimento Regional, onde teve a oportunidade de coordenar a elaboração do projeto de lei da Política Nacional de Infraestrutura Hídrica e do Serviço Hídrico.

Mesa redonda 09

Desafios da Hidrologia Subterrânea - Modelagem, Contaminação, Remediação e Avaliação de Risco

 24 de novembro, das 16:00 - 18:00

otto

Moderador:
Otto Corrêa Rotunno Filho, Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ)

Nasceu em Porto Alegre em 1963, cursou Engenharia Civil na UFRGS (1984), mestrado na COPPE/UFRJ (1989), doutorado em Waterloo/Canadá (1995) e pós-doutorado em Tolouse/França (2006). Atua junto ao Laboratório de Recursos Hídricos e Meio Ambiente (LABH2O) da COPPE/UFRJ, tendo sido vice-coordenador do Programa de Engenharia Civil entre 2010 e 2014 e coordenador no período 2014-2018. Supervisionou 64 dissertações de mestrado e 26 teses de doutorado, tendo publicado cerca de 50 artigos científicos em periódicos e 150 artigos em conferências.

Mesa redonda 11

Amazônia: recursos hídricos, pressões e fragilidades

25 de novembro, das 14:00 - 16:00

nofoto

Palestrante:
Marcos Freitas, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mesa redonda 12

A Gestão de Recursos Hídricos Frente ao Novo Marco Legal do Saneamento

25 de novembro, das 14:00 - 16:00

oscar

Moderador:
Oscar Cordeiro Netto, Diretor - Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico – ANA

Oscar Cordeiro Netto possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade de Brasília (1978), mestrado/DEA em Técnicas e Gestão do Meio Ambiente pela École Nationale des Ponts et Chaussées da França (1989) e doutorado em Ciências e Técnicas Ambientais, também pela École Nationale des Ponts et Chaussées (1995). É professor da Universidade de Brasília, do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental. Foi diretor da, à época, Agência Nacional de Águas no período 2004-2008 e Presidente da Associação Brasileira de Recursos Hídricos no biênio 2002-2003. Foi membro do TEC/GWP (Technical Committee of the Global Water Partnership). Tem experiência nas áreas de Engenharia de Recursos Hídricos e Engenharia Sanitária, com ênfase em Planejamento Integrado dos Recursos Hídricos, atuando, principalmente, nos seguintes temas: saneamento ambiental, gestão de recursos hídricos, planejamento no uso de recursos hídricos, processos de auxílio à decisão e avaliação de políticas públicas. Atualmente é diretor da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (2018 – 2022).

Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on print

Receba as informações do

XXIV SBRH

Quer receber em primeira mão as novidades do simpósio?
Cadastre-se na nossa lista especial.

Promoção
CO-REALIZAÇÃO
Patrocínio PRATA PLUS
Patrocínio PRATA
Patrocínio BRONZE PLUS
Patrocínio Premium
PATROCÍNIO VIP
PATROCÍNIO ESPECIAL
PATROCÍNIO BASIC
APOIO INSTITUCIONAL
Organização e Promoção
abrh_rodape

Associação Brasileira de Recursos Hídricos
Av. Bento Gonçalves, 9500
CEP 91501-970 – Porto Alegre – RS
E-mail: abrh@abrh.org.br

Acesso rápido
Cadastre-se para receber as novidades do XXIV SBRH

O valor de inscrição aumenta em:

  • 00Dias
  • 00Horas
  • 00Min.
  • 00Seg.