Mesas Redondas
Página inicial > Programação > Mesas Redondas
Mesa redonda 01
Mudanças Climáticas: O que sabemos e o que esperar?
22 de novembro, das 16:00 - 18:00
Local: Auditórios 1+2
Moderadora:
Michelle Simões Reboita, Universidade Federal de Itajubá
Michelle Simões Reboita é doutora em Meteorologia pela Universidade de São Paulo (USP). Desde 2010 é docente na Universidade Federal de Itajubá no curso de Ciências Atmosféricas. É membro do Grupo de Estudos Climáticos da USP, do Núcleo de Apoio à Pesquisa em Mudanças Climáticas (INCLINE) e do Centro de Física Teórica da Itália; consultora regional do World Climate Research Programme (WCRP) e coordenadora do grupo de Pesquisa e Extensão em Políticas Socioamientais (GPEPSA-UNIFEI-CNPQ). Atua nas áreas de clima, modelagem climática, meteorologia sinótica e energia.
Palestrante:
Jose Marengo, Cemaden
Pesquisador 1-A do CNPq. José A. Marengo possui doutorado em Meteorologia pela University of Wisconsin - Madison em EUA. Fez pós-doutorado na NASA-GISS e Columbia University em Nova York e na Florida State University na Florida, EUA em modelagem climática. Atualmente Coordenador Geral de Pesquisa e Desenvolvimento do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais CEMADEN. É autor de mais de 250 artigos, capítulos de livros, livros, relatórios técnicos e trabalhos de congressos. Colaborou como autos dos relatórios do IPCC desde 1998. É Membro Titular da Academia Brasileira de Ciências, da Academia de Ciencias de New York e da Academia Mundial de Ciências (TWAS)
Palestrante:
Tercio Ambrizzi, IAG - USP
Da Universidade de São Paulo (USP), Brasil. É coordenador do Núcleo de Pesquisa em Mudanças Climáticas da USP (INCLINE - INTER-disciplinary CLimate INvestigation cEnter). Membro titular da Academia Brasileira de Ciências. Atua na área de Ciências Atmosféricas, com ênfase em Meteorologia Dinâmica, Modelagem Numérica e Mudanças Climáticas. Publicou centenas de artigos em revistas especializadas, dezenas de capítulos de livros e orientações de doutorandos, mestrandos. e alunos de pós-doutorado. É atualmente o Superintendente de Gestão Ambiental da USP.
Palestrante:
Sin Chan Chou, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
Meteorologista formada pela UFRJ, mestre pelo INPE, PhD pela Universidade de Reading do Reino Unido. Pesquisadora senior, especializada em modelagem numérica. Responsável pelo desenvolvimento do modelo atmosférico Eta, que gera previsões de tempo, clima sazonal, subsazonal e projeções de mudanças climáticas. Atuou como autora líder do Capítulo 9 do IPCC AR5, sobre avaliação de modelos climáticos. Docente permanente nos programas de pós graduação em meteorologia do INPE e da UFRJ. Está chefe da Divisão de Modelagem Numérica do Sistema Terrestre do INPE.
Mesa redonda 02
Proposta alternativa: Os 25 anos da Lei 9433: efetividade dos instrumentos e eficiência econômica
22 de novembro, das 16:00 - 18:00
Local: Auditórios 4+5
Moderadora:
Synara Broch, Presidente ABRhidro
Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1982) e doutorado em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília (2008). Professora Adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) na Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Geografia (FAENG), colaboradora do Programa de Pós-Graduação Profissional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (ProfÁgua). Presidente da Associação Brasileira de Recursos Hídricos – gestão 2020-2021. Representante das Organizações Técnicas no Conselho Nacional de Recursos Hídricos onde exerce a presidência da Câmara Técnica de Planejamento e Articulação. Representante das Organizações de Ensino e Pesquisa no Conselho Estadual de Recursos Hídricos de Mato Grosso do Sul. Atuação em Políticas Públicas, com ênfase em Planejamento e Gestão Integrada de Recursos Hídricos, Planejamento e Gestão Ambiental, Recursos Hídricos Transfronteiriços, Educação Ambiental, Direito Ambiental.
Palestrante:
Monica Ferreira do Amaral Porto, diretora de Sistemas Regionais, Sabesp
É Diretora de Sistemas Regionais na Sabesp, e atuou como Assessora da Presidência, e Membro do Conselho de Administração. É Professora Sênior do Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Como Professora Titular da Escola Politécnica da USP na área de Engenharia Ambiental, obteve seus títulos de Mestrado, Doutorado e Livre-Docência na EPUSP. Foi Chefe do Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental da EPUSP e Presidente do Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul – CEIVAP; Foi Diretora Presidente da Fundação Centro Tecnológico de Hidráulica; Presidente da Associação Brasileira de Recursos Hídricos e Secretária Adjunta de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo.
Palestrante:
Carlos Eduardo Morelli Tucci, Rhama Consultoria
PhD Recursos Hídricos (Colorado State University/1978); MSc Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental (UFRGS/1975); Engenheiro Civil (UFRGS/1971); Proprietário e diretor de RHAMA Consultoria Ambiental Ltda; Professor titular aposentado do IPH/UFRGS e Feevale; Autor de mais de 300 artigos científicos, livros, capítulos de livros; Consultor atuando nos últimos 35 anos junto a empresas e entidades nacionais e internacionais como: Unesco, Banco Mundial, BID, ANEEL, ANA, Itaipu, entre outros. Atua em Águas Urbanas, Modelagem de Sistemas Hídricos, Gestão de Recursos Hídricos, Previsão e Alerta de Sistemas Hídricos, Gestão de Água e Meio Ambiente. Premiado em 2011 pela International Association of Hydrological Sciences
Palestrante:
Wilson Rodrigues de Melo Junior, MDR - Ministério do Desenvolvimento Regional
Engenheiro Civil formado pela Escola de Engenharia da UFMG, tem especialização MBA em Gestão Pública e também em Gestão de Projetos, atuou na iniciativa privada na área de recursos hídricos em empreendimentos minerários e como servidor da carreria de Analista de Infraestrutura do Ministério da Economia, desde 2008, contribuiu com a gestão de empreendimentos de infraestrutura de sanemento pela FUNASA, com o Projeto de Integração do Rio São Franisco pelo Ministério da Integração e em projetos do Programa de Parcerias de Investimentos pela Presidência da República. Atualmenta responde como Diretor de Recursos Hídricos e Revitalização de Bacias do Ministério do Desenvolvimento Regional.
Mesa redonda 03
O ensino de recursos hídricos para uma sociedade em transformação: o que aprendemos durante a pandemia?
22 de novembro, das 16:00 - 18:00
Local: Auditórios 7+8
Moderador:
Eduardo Mário Mendiondo, EESC/USP.
Eduardo Mario Mendiondo - Engenheiro de Recursos Hídricos (UNL, Argentina), Mestre e Doutor em Recursos Hídricos (IPH, UFRGS), Pósdoc em Sistemas Ambientais (CESR, Univ Kassel, Alemanha), Docente da Escola de Engenharia de São Carlos/USP. Foi Coordenador Geral de Pesquisa e Desenvolvimento do CEMADEN/MCTI. Atualmente coordena o Centro de Estudos e Pesquisas em Desastres/CEPED-USP e é Secretario Executivo da Cátedra UNESCO de Águas Urbanas da EESC/USP.
Palestrante:
Vladimir Caramori, Universidade Federal de Alagoas
Engenheiro Civil (UFMG, 1997), Doutor em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental (IPH/UFRGS, 2002), Pós-doutor na Escola de Engenharia de São Carlos – USP (2013). Foi Presidente da Associação Brasileira de Recursos Hídricos – ABRHidro (2016-2017). É Professor Titular da Universidade Federal de Alagoas, atuando nos cursos de graduação em Engenharia Civil e Engenharia Ambiental e no Programa de Pós-Graduação em Recursos Hídricos e Saneamento. É Diretor do Centro de Tecnologia da UFAL. É Coordenador Adjunto da Área de Engenharias I/CAPES. É membro titular do Conselho Estadual de Recursos Hídricos do Estado de Alagoas.
Palestrante:
Cristóvão Fernandes, Universidade Federal do Paraná
Engenheiro Civil pela Universidade Federal do Paraná (1984). Mestre em Engenharia Hidráulica pelo Programa de Mestrado em Engenharia Hidráulica na Universidade Federal do Paraná (1990) e Ph.D pelo Civil and Environmental Engineering Program da University of Toronto (Canadá - 2001), programa de Engenharia Ambiental. Professor Titular do Departamento de Hidráulica e Saneamento da Universidade Federal do Paraná. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Recursos Hídricos e Ambiental (PPGERHA) no período de 2004-2007 e 2016-2020. Foi Editor-Chefe da Revista Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH) no período 2018-2019. Tem experiência nas áreas de Hidrologia, Hidráulica e Engenharia Sanitária, com ênfase em Qualidade da Água em rios, reservatórios e rede de distribuição de água, gestão de recursos hídricos, mecanismos de poluição difusa, calibração de modelos matemáticos e estratégias para monitoramento ambiental de qualidade da água. Em fevereiro de 2011 concluiu estágio de pesquisa de Pós-Doutorado na Colorado State University. Foi Coordenador da Comissão de Ciências Ambientais do CNPq no período 2016-2019. Atualmente, vice-presidente da Associação Brasileira de Recursos Hídricos. Pesquisador 1C do CNPq.
Palestrante:
Diogo Costa Buarque, Universidade Federal do Espírito Santo
Engenheiro Civil pela Universidade Federal de Alagoas (2002). Mestre (2007) e doutor (2015) em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pelo IPH/UFRGS. Professor adjunto do Departamento de Engenharia Ambiental da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental - PPGEA (2017 a 2021). Possui experiência na área de Hidrologia, com atuações em estudos e pesquisas em Hidrologia, Simulação Hidrológica e Hidráulica, Simulação de Sedimentos, Previsão de Vazões, Sistemas de Informação Geográfica (SIG) e Conservação de Água e energia em Ambientes Construídos. Coordenador adjunto do ProfÁgua/UFES. Diretor de Comissões Técnicas da Associação Brasileira de Recursos Hídricos.
Palestrante:
Jefferson Nascimento, Coordenador Geral ProfÁgua
GRADUADO EM ENGENHARIA CIVIL pela UFAL - UNIVERSIDADEFEDERAL DE ALAGOAS, MESTRE EM ENGENHARIA HIDRÁULICA E SANEAMENTO E DOUTOR EM ENGENHARIA HIDRÁULICA E SANEAMENTO PELA USP SÃO CARLOS, com doutorado sanduíche em Stanford. LIVRE DOCENTE PELA UNESP, CAMPUS DE ILHA SOLTEIRA. COORDENADOR DA CÂMARA TÉCNICA DE EDUCAÇÃO, INFORMAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CONSELHO NACIONAL DE RECURSOS HÍDRICOS. DESDE 2016, É O COORDENADOR GERAL DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO - MESTRADO PROFISSIONAL EM REDE NACIONAL EM GESTÃO E REGULAÇÃO DE RECURSOS HÍDRICOS – PROFÁGUA. PROGRAMA ESTE QUE CONGREGA 14 UNIVERSIDADES PÚBLICAS, DISTRIBUÍDAS NAS 5 REGIÕES DO BRASIL, TENDO FORMADO MAIS DE 280 MESTRES EM TODO O TERRITÓRIO NACIONAL.... VICE-PRESIDENTE DO COMITÊ DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO SÃO JOSÉ DOS DOURADOS - SP
Palestrante:
Fernando Dornelles, UFRGS
Engenheiro Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004) e mestrado e doutorado em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012). Docente credenciado no Programa de Pós-Graduação em Recursos Hídricos de Saneamento Ambiental (IPH/UFRGS). Pesquisador do Núcleo de Estudos em Segurança Hídrica (NESH/IPH) e atua na área de manejo de águas urbanas tento participado na elaboração de Planos Diretores de Drenagem Urbana.
Palestrante:
Suzana Montenegro – UFPE
Diretora Presidente da Agência Pernambucana de Águas e Clima – APAC, Professora da UFPE desde 1990, formada em engenharia civil pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), mestre em Engenharia Civil-hidráulica e Saneamento pela Escola de Engenharia de São Carlos, Universidadede São Paulo, Ph D em Civil Engineering – University of Newcastle Upon Tyne, Pós Doutorada pelo Centre for Ecology and Hydrology – Wallingford.
Palestrante:
Rodrigo Paiva, IPH/UFRGS
Rodrigo Paiva é professor de Hidrologia no IPH/UFRGS desde 2014. Desenvolve pesquisas científicas e ensino em modelos de simulação e observações por sensoriamento remoto do ciclo d’água, hidrologia da América do Sul e da Amazônia, no contexto de mudanças ambientais e gestão de recursos hídricos. Eng. Civil pela UFSM, doutor pelo IPH/UFRGS e Université Toulouse III, França. Coordenador do projeto “Cooperação em tecnologias para análises hidrológicas em escala nacional” em parceria com a ANA. Foi participante do time de ciência da missão do satélite SWOT (NASA/CNES). É o atual diretor de publicações da ABRHidro (2020/2021), sendo diretor de comissões técnicas em 2018/2019 e coordenador científico do SBRH 2019.
Palestrante:
Paulo Sérgio Lacerda Beirão, FAPEMIG
Palestrante:
André Chaves de Andrade, USIMINAS
Bacharel em Direito e mestrado em Sustentabilidade (pendente a defesa da dissertação), mais de 10 anos atuando como gestor de sustentabilidade na Usiminas com experiência nos setores de mineração e siderurgia. Participação em diversas entidades empresariais com foco em temas de sustentabilidade tais como, FIEMG, IBRAM, Aço Brasil, Alacero, World Steel.
Mesa redonda 04
Como reduzir a poluição difusa nas cidades?
23 de novembro, das 16:00 - 18:00
Local: Auditórios 1+2
Palestrante:
José Rodolfo Scarati, USP
Professor Associado do Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental da Escola Politécnica da USP, pesquisador nas áreas de modelagem matemática de corpos hídricos e drenagem Urbana foco em modelagem hidrodinâmica e de qualidade das águas de lagos e reservatórios e gestão sustentável da drenagem urbana.
Palestrante:
Newton Célio Becker Moura, UFC
Arquiteto e Urbanista pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Doutor em Arquitetura e Urbanismo, na área de Paisagem e Ambiente, pelo programa de Pós-Graduação da FAU-USP, e Pós-Doutor em Engenharia Hidráulica e Ambiental pela Escola Politécnica da USP. Professor do Departamento de Arquitetura, Urbanismo e Design da UFC e do seu Programa de Pós-Graduação. Pesquisador do Laboratório de Experiências Digitais (LED) nas áreas de Modelagem da Informação aplicada à Paisagem (Landscape Information Modeling - LIM) e Infraestrutura Verde.
Palestrante:
Marina Batalini de Macedo, USP
Engenheira Ambiental, com Mestrado e Doutorado em Engenharia Hidráulica e Saneamento (Universidade de São Paulo - USP). Atualmente exerce pós-doutorado na Faculdade de Saúde Pública - USP, avaliando os impactos das enchentes nos sistemas de saneamento e na saúde pública. Outras pesquisas incluem técnicas compensatórias de drenagem urbana, adaptação às mudanças climáticas na hidrologia urbana, mapeamento de risco e resiliência a cheias, práticas para tratamento e mitigação da poluição difusa.
Palestrante:
Juliana Alencar, USP
Engenheira ambiental (UL) e Bióloga (IB-USP). Doutora e Mestre pelo Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental (PHA) da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (POLI-USP) na linha de pesquisa Manejo de bacias hidrográficas. Pós-doutorado na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP) na área de Infraestrutura verde e azul. Professora adjunta e chefe de departamento na Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (FATECSP) autarquia da Universidade Estadual Paulista (UNESP) e Professora colaboradora no Programa de Educação Continuada da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (PECE-POLIUSP). Coordenadora de engenharia na Phytorestore Brasil, empresa especializada no tratamento de efluentes e na recuperação de rios e lagos através de soluções baseadas na natureza - SBN.
Mesa redonda 05
Financiamento para a Universalização do Saneamento
23 de novembro, 16:00 - 18:00
Local: Auditórios 4+5
Moderador:
Luiz Gabriel Todt de Azevedo, Ex-presidente ABRHidro
Executivo com mais de trinta anos de experiência atuando em recursos hídricos, ESG, gestão de grandes projetos e desenvolvimento internacional em mais de quarenta países. É engenheiro civil pela UFBA com M.Sc. e Ph.D. pela Colorado State University. Trabalhou no Banco Mundial, foi Vice-Presidente do WWF Internacional e Diretor de Sustentabilidade de empresas do grupo Odebrecht. Em 2016 assumiu a chefia do departamento de ESG do IDB Invest. Foi presidente da ABRHidro, membro do Conselho Deliberativo do Fundo Brasileiro de Biodiversidade (FUNBIO) e professor convidado em cursos de pós-graduação em várias universidades no Brasil e exterior.
Debatedor:
Wesley Mácio Gonçalves Maciel, Banco do Nordeste
Wesley Mácio Gonçalves Maciel é mineiro, de Montes Claros. Wesley integra o quadro de funcionários do Banco do Nordeste desde 2002 e atualmente é o superintendente da instituição para os estados de Minas Gerais e Espírito Santo. O executivo já foi gerente de agências nesses dois estados e também esteve à frente das Superintendência da Paraíba e de Alagoas. Wesley é graduado em Administração, pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), com especializações em Gestão Empresarial, pela Faculdade Santo Agostinho, e Pecuária Leiteira, pela Rehagro/Newton Paiva. O superintendente ainda tem MBA em Administração Financeira pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e mestrado em Administração, com ênfase em Marketing, defendido pela Fundação Capixaba de Pesquisa e Extensão (Fucape Business School).
Debatedor:
Victor Bastos Lima, BDMG
Assessor da presidência do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais. Atualmente atua na área de estruturação de projetos de concessão e PPP do BDMG, com foco em saneamento básico. É graduado em direito pela Universidade de São Paulo e possui mestrado em Gestão de Políticas Públicas pela mesma instituição de ensino. Foi gerente de estudos e projetos de concessão e PPP do Município do Recife (PE) e assessor da Diretoria de Regulação em Saneamento Básico da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo – ARSESP.
Debatedora:
Letícia Barbosa Pimentel, BNDES
Letícia é economista com graduação e mestrado pela UFRJ. Atua como economista do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social desde 2014, e desde 2016 trabalha com o setor de saneamento.
Palestrante:
Vladimir Bezerra Monteiro de Brito, CAIXA
Mesa redonda 06
Dificuldades e opções no avanço da rede hidrossedimentométrica brasileira
23 de novembro, das 16:00 - 18:00
Local: Auditórios 7
Moderadora:
Liége Fernanda Koston Wosiacki, Universidade Federal do Paraná
Engenheira Ambiental pela Universidade Federal do Paraná (2009) e Dra em Engenharia de Recursos Hídricos e Ambiental pela Universidade Federal do Paraná e Instituto de Tecnologia de Karlsruhe – KIT (2020). No seu doutorado trabalhou com o desenvolvimento e aplicação de métodos de quantificação de sedimentos através do uso de sensores ópticos e acústicos como uma tecnologia alternativa para quantificação e mapeamento da pluma de sedimentos em rios e lagos, tendo desenvolvido estudos em conjunto com a UFMS, USGS (EUA) e KIT (Alemanha). Atua como consultora na Geoinovações - Geologia e Meio-Ambiente, com estudos hidrológicos, de transporte de sedimentos e gerenciamento de áreas contaminadas.
Palestrante:
Maximiliano Andrés Strasser, PCE Projetos e Consultorias de Engenharia
Palestrante:
Tobias Bleninger, UFPR
Tobias Bleninger graduou em Engenharia Civil com especialização em Hidráulica e Meio Ambiente no Karlsruhe Institute of Technology (KIT, 2000) e fez doutorado em seguida (2006). Depois liderou o grupo de pesquisa em Mecânica dos Fluidos Ambiental até assumir uma vaga de professor visitante na UFPR (Universidade Federal do Paraná, 2009) onde passou ser professor efetivo em 2011 na Engenharia Ambiental. A pesquisa é relacionada a fenômenos de transporte, emissário submarinos e hidráulica fluvial com medições e modelagem de transporte de substancias e sedimento.
Palestrante:
Walszon Terllizzie Araújo Lopes, ANA
Engenheiro Civil pela UFPB em 2000 e mestre em Engenharia Civil e Ambiental pela UFCG em 2003. É Coordenador de Dados e Informações Hidrometeorológicos (CODIH) da SGH/ANA. Trabalhou com o planejamento e gerenciamento da Rede Sedimentométrica Nacional da ANA, tendo já ministrado mais de 30 cursos de amostragem de sedimentos. Também foi professor do Curso de Engenharia Civil do Instituto de Ensino Superior Planalto (IESPLAN/DF) de 2003 a 2018, lecionando as disciplinas Hidráulica Experimental, Hidráulica Geral e Hidrologia. Foi pesquisador em Modelagem Hidrossedimentológica e ouvinte no curso de pós-graduação em Engenharia Civil e Ambiental da Universidade de Ehime, Japão, de 2000 a 2001.
Mesa redonda 07
Restrições operativas das usinas hidrelétricas e seus impactos na operação do Sistema Elétrico Brasileiro
24 de novembro, das 16:00 - 18:00
Local: Auditórios 1+2
Moderadora:
Angela Livino, Empresa de Pesquisa Energética – EPE
Diretora de Gestão Corporativa desde maio de 2021 até os dias atuais, trabalha na EPE há 16 anos, atuando como Chefe de Gabinete da Presidência e na Assessoria da Presidência de 2017 a 2020 e previamente na área de planejamento da geração e estudos de energia elétrica, atuando na elaboração dos Planos Decenais de Energia, em especial na expansão da geração. Participou dos Estudos de Inventário de diversas bacias hidrográficas, desenvolveu e coordenou estudos energéticos diversos. Possui Doutorado (2015) e Mestrado (2001) em Engenharia Civil, com especialização em recursos hídricos e meio ambiente pela COPPE/ UFRJ. Ela fez um doutoramento sanduíche na Universidade de Harvard no Programa de Sustentabilidade da Harvard Kennedy School of Goverment entre setembro de 2012 a agosto de 2013, tendo sido Bolsista da Fulbright/ CAPES neste período. Foi engenheira da Gerência de Planejamento da Operação do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) de 2001 a 2005 e de 1997 a 2001 foi Pesquisadora Contratada, Bolsista de Mestrado e Estagiária do Programas de Estudos Energéticos do CEPEL (Centro de Pesquisa de Energia Elétricas da Eletrobrás). Angela é mãe desde outubro de 2018.
Palestrante:
Jerson Kelman, Consultor
Jerson Kelman foi professor da COPPE-UFRJ, pesquisador do CEPEL e principal dirigente da ABRH, ANA, ANEEL, LIGHT, ENERSUL e SABESP. Atualmente é conselheiro da ENEVA, EVOLTZ, IGUÁ e ORIZON
Palestrante:
Lucas Bair, USGS
Lucas Bair is an economist with the U.S. Geological Survey’s Grand Canyon Monitoring and Research Center. His research informs the Glen Canyon Dam Adaptive Management Program as well as the management of natural resources at the state and national level. His research is focused on natural resource economics specific to water resource management, energy policy, and adaptive management. Lucas is also a researcher with the Amazon Dams Network, an international group of researchers collaboratively studying the social-ecological effects of hydroelectric dam construction and operation across the Amazon basin.
Palestrante:
Sergio Ayrimoraes, ANA
Sérgio Ayrimoraes: engenheiro civil, mestre em tecnologia ambiental e recursos hídricos (UnB) e doutorando em engenharia ambiental (UERJ). Possui 25 anos de experiência em saneamento, planejamento e gestão de recursos hídricos. Desde 2003, especialista da ANA – Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico, tendo atuado como superintendente de planejamento de recursos hídricos e responsável pela coordenação de planos de recursos hídricos, gestão da informação e estudos sobre segurança hídrica, controle da poluição e os usos múltiplos da água.
Palestrante:
Caio Monteiro Leocádio, Empresa de Pesquisa Energética - EPE
Caio Monteiro Leocádio é engenheiro eletricista (2011), mestre em engenharia elétrica (2020) e doutorando em engenharia elétrica pela Universidade Federal Fluminense - UFF. Possui pós-graduação em engenharia de máquinas navais e offshore (2014) pela COPPE/UFRJ. Profissional com 13 anos de experiência no setor elétrico brasileiro, atuando em grandes empresas dos seguimentos de operação, distribuição e geração de energia. Ingressou na Empresa de Pesquisa Energética - EPE em 2015, onde atualmente é Consultor Técnico na Superintendência de Geração, trabalhando na coordenação técnica de estudos energéticos para o planejamento da expansão da geração e na análise técnica e econômica de projetos hidrelétricos e termelétricos para os leilões de energia.
Palestrante:
Vinicius Forain Rocha, ONS.
Mesa redonda 08
Os desafios para a segurança de barragens no Brasil
24 de novembro, das 16:00 - 18:00
Local: Auditórios 4+5
Moderador:
Gilberto Canali, Consultor Autônomo
Engenheiro civil, pós-graduado em engenharia hidráulica, e advogado. Tem 55 anos de atuação em projetos hidráulicos e segurança de barragens, e 25 anos na Política Nacional de Recursos Hídricos. Foi professor no IPH e na Universidade Federal de Santa Catarina, Chefe do Departamento de Engenharia de Hidrelétricas da ELETROSUL, Superintendente de Meio Ambiente da Itaipu Binacional, Presidente da Associação Brasileira de Recursos Hídricos e Vice-Presidente do Comitê Brasileiro de Barragens. Foi consultor da OEA. Atualmente é consultor do Banco Mundial.
Palestrante:
Jussara Cabral Cruz, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
Engenheira Civil, Doutora em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental. Professora Titular aposentada pela UFSM, atualmente atua nos PPGs/UFSM - Eng. Civil e Eng Florestal, e Profagua/CAPES/ANA. Sua vida acadêmica inclui atuação como coordenadora de vários projetos de pesquisa em rede com muitas universidades e grande número de publicações científicas, avaliadora de cursos pelo INEP e Parecerista CNPq, FINEP, CAPES, FAPEMIG. Organizadora e autora do livro "Seleção Ambiental de Barragens - UFSM/ABRHidro". Foi Editora e Revisora das Revistas Tecno-científicas RBRH e REGA.
Presidente (2014-2015) e atual Conselheira da ABRHidro. Pela ABRHidro, foi Membro do Conselho Mundial da Água (2012-2015), atual Membro e coordenadora da Câmara Técnica de Segurança de Barragens do Conselho Nacional de Recursos Hídricos-CNRH. Foi Conselheira do CNRH (2016-2018), Presidente da CTPNRH/CNRH (2016), e membro do CMCH/MCTI (2014-18). Foi Presidente da Fundação Moa - Estudos e Pesquisas para a Proteção e Desenvolvimento Ambiental (2010-2012).
Palestrante:
Rogério Menescal, ANA
Doutor em Recursos Hídricos, pela Universidade Federal do Ceará. Mestre em Geotecnia na Universidade de Brasília. Especialista em Regulação de Recursos Hídricos e Saneamento Básico da Agência Nacional de Águas (ANA), onde atualmente ocupa o cargo de Secretário Geral. Também atuou em outras instituições públicas e privadas, desenvolvendo trabalhos nas áreas de gestão de recursos hídricos, obras hidráulicas, barragens, aproveitamentos hidrelétricos, transporte aquaviário e instalações portuárias,.
Palestrante:
Cristiane Collet Battiston, Ministério do Desenvolvimento Regional
Possui graduação em Engenharia Civil, pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, e mestrado e doutorado em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental, pelo Instituto de Pesquisa Hidráulicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde também realizou Pós-Doutorado. É da Carreira de Analista de Infraestrutura do Governo Federal, onde atua, desde 2009, no planejamento, na implementação e na avaliação de políticas públicas da área de Infraestrutura e de Recursos Hídricos. É membra do Conselho Nacional de Recursos Hídricos, onde atuou fortemente pela criação da Câmara Técnica de Segurança de Barragens, tendo sido sua primeira coordenadora. Atualmente, exerce a função de Coordenadora-Geral de Gestão Integrada na Secretaria Nacional de Segurança Hídrica do Ministério do Desenvolvimento Regional, onde teve a oportunidade de coordenar a elaboração do projeto de lei da Política Nacional de Infraestrutura Hídrica e do Serviço Hídrico.
Palestrante:
Patrick Thadeu Thomas, ANA
Engenheiro Civil com Doutorado em Gestão de Recursos Hídricos pela COPPE/UFRJ e 20 anos de experiência profissional. Especialista em Regulação de Recursos Hídricos e Saneamento Básico da ANA desde 2003, ocupando atualmente o cargo de Superintendente de Regulação de Usos de Recursos Hídricos. Experiência de 17 anos em Regulação e Gestão de Recursos Hídricos com foco na implementação de instrumentos econômicos e de comando e controle para garantia da segurança hídrica e atendimento aos usos múltiplos. Atuação também na implementação da Política Nacional de Segurança de Barragens e na regulação do serviço de adução de água bruta, especialmente no Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias do Nordeste Setentrional - PISF, no processo de fixação das tarifas, estabelecimento de condições gerais da prestação do serviço e de indicadores de desempenho.
Palestrante:
José Marques Filho, Universidade Federal do Paraná
Palestrante:
Marcelo H. F. F. Rocha, SINGTD
Formação em Técnico em Eletrotécnica; Graduado em Gestão Ambiental; Graduado em Geografia; Mestrando em Sustentabilidade em Recursos Hídricos. 11 anos no setor elétrico, sendo 6 como coordenador de obras e manutenção na distribuição (CEMIG SL/TO) e 5 como gestor ambiental na geração. Produção científica: 5 artigos publicados em periódicos indexados no qualis; 1 capítulo de livro publicado; 3 artigos científicos em fase de submissão em periódico indexado.
Mesa redonda 09
Desafios da Hidrologia Subterrânea - Modelagem, Contaminação, Remediação e Avaliação de Risco
24 de novembro, das 16:00 - 18:00
Local: Auditórios 7+8
Moderador:
Otto Corrêa Rotunno Filho, Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ)
Nasceu em Porto Alegre em 1963, cursou Engenharia Civil na UFRGS (1984), mestrado na COPPE/UFRJ (1989), doutorado em Waterloo/Canadá (1995) e pós-doutorado em Tolouse/França (2006). Atua junto ao Laboratório de Recursos Hídricos e Meio Ambiente (LABH2O) da COPPE/UFRJ, tendo sido vice-coordenador do Programa de Engenharia Civil entre 2010 e 2014 e coordenador no período 2014-2018. Supervisionou 64 dissertações de mestrado e 26 teses de doutorado, tendo publicado cerca de 50 artigos científicos em periódicos e 150 artigos em conferências.
Palestrante:
Maria Antonieta Alcântara Mourão, Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM)
Geóloga graduada pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestre em Geologia Econômica pela Universidade Federal de Brasília e doutora em Engenharia Ambiental, com ênfase em Hidrogeologia, pela Universidade Federal de Minas Gerais. Foi coordenadora executiva do Departamento de Hidrologia da CPRM – Serviço Geológico do Brasil tendo sido responsável pela implantação do programa de implantação da rede integrada de monitoramento das águas subterrâneas nos principais aquíferos do Brasil. Atualmente desempenha o papel de consultora interna em projetos desenvolvidos pela CPRM, atuando em especial, no Projeto Bacia do rio Verde Grande, voltado para a gestão integrada aguas superficiais e subterrâneas.
Palestrante:
Edson Cezar Wendland, Escola de Engenharia de São Carlos / USP
Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1C, possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Mato Grosso (1986), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991), doutorado em Engenharia Civil - Ruhr Universität Bochum (1995), pós-doutorado em Engenharia de Petróleo - UNICAMP (2001) e em Engenharia Civil e Ambiental - University of Minnesota (2014). Foi professor assistente no Departamento de Geologia Aplicada da Ruhr Universität Bochum (1996-1999), professor visitante da University of Applied Sciences Cologne (2005-2009), Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Engenharia Ambiental - PPGSEA (2002-2005), Membro titular do Comitê da Bacia Hidrográfica do Tietê-Jacaré (2004-2008), Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Hidráulica e Saneamento - PPGSHS (2010-2013), Coordenador da Comissão Coordenadora do Curso de Engenharia Civil da EESC-USP (CoC Eng. Civil, 2014-2015), Chefe do Departamento de Hidráulica e Saneamento (2015-2019), Coordenador de Curso de Especialização Internacional em Saneamento e Recursos Hídricos (2018-2019). Atualmente é professor titular da Universidade de São Paulo (2011 - ) e Diretor da Escola de Engenharia de São Carlos (2019- ). Foi membro do Comitê Editorial dos periódicos - Revista Brasileira de Recursos Hídricos (RBRH), Águas Subterrâneas (São Paulo) (RAS), TEMA - Tendências em Matemática Aplicada e Computacional. Tem experiência na área de Recursos Hídricos, com mais de 200 publicações entre livros, artigos em periódicos e eventos, principalmente nos seguintes temas: água subterrânea, simulação numérica, aqüífero guarani, recarga e balanço hídrico. Tem participado como membro e/ou coordenador de projetos FAPESP, CNPq, CAPES, Finep, WUS e OEA.
Palestrante:
Gerson Cardoso da Silva Junior, Universidade Federal do Rio de Janeiro (IGEO/UFRJ
Geólogo, com mestrado em Geologia de Engenharia e doutorado em Hidrogeologia (Universidade Politécnica da Catalunha, Espanha). Professor Titular da UFRJ. Editor Associado do Anuário do Instituto de Geociências - UFRJ. Pesquisador e coordenador de diversos projetos científicos nacionais e internacionais, com dezenas de artigos publicados em periódicos indexados. Consultor científico de instituições nacionais e internacionais (CNPq, CAPES, FINEP, periódicos científicos, entre outros). Participou de diversos fóruns e comitês científicos no Brasil e no exterior. Orientador de mais de 50 pesquisas de teses e dissertações.
Palestrante:
Ricardo Hirata, USP
Ricardo Hirata é Professor Titular do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo, Diretor do Centro de Pesquisas de Águas Subterrâneas (CEPAS|USP) e Professor da Chang’an University (China). Foi professor visitante das universidades de Calgary (Canadá) e Costa Rica, bem como assessor do Banco Mundial (GWMATE), UNESCO, OMS/OPAS e IAEA. Em seus 37 anos de vida profissional, trabalhou em mais de 30 países em pesquisa e assessoria a governos e empresas.
Mesa redonda 10
Desafios e caminhos para a segurança hídrica
25 de novembro, 14:00 - 16:00
Local: Auditórios 1+2
Moderador:
Valmir Pedrosa, UFAL
Palestrante:
Ricardo Daruiz Borsari, SABESP
Ricardo Daruiz Borsari, Engenheiro Civil e mestre em Engenharia Civil/Engenharia Hidráulica formado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. De 1976 – 2001 atuou como professor nas Universidades Mackenzie, FAAP, USP e PUC. Atuação profissional de 2011 – 2021: Diretor Presidente da Empresa Metropolitana de Águas e Energia – EMAE, Superintendente do Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado de SP - DAEE, Secretário de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de SP, Diretor de Sistemas Regionais da Companhia de Saneamento Básico do Estado de SP – SABESP, e, atualmente, Diretor Metropolitano também SABESP.
Palestrante:
Ana Paula Mello, FAEMG - Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais
Gerente de Meio Ambiente do Sistema FAEMG Engenheira Ambiental (Fumec), mestre em Engenharia Ambiental (UFSC), pós graduada em gestão ambiental (Fumec) e em Formas Alternativas de Energia (UFLA). Presidente da Comissão Técnica de Agricultura, Floresta e Economia Verde da Sociedade Mineira de Engenheiros, membro do Conselho Estadual de Política Ambiental, do Conselho Estadual de Recursos Hídricos, do Grupo Gestor do Plano ABC desde a sua instalação – agora ABC Mais, ligado ao MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), da Comissão Nacional de Meio Ambiente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental, ligada ao Ministério do Meio Ambiente, além de outras instâncias.
Palestrante:
Simone Frederigi Benassi, Itaipu Binacional
Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998) e mestre em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Universidade de São Paulo (2002). Em 2009 foi bolsista da Fundacion Carolina, realizando o curso superior em Políticas e Instrumento de Gestão Ambiental, proferido pelo Instituto Universitário de Estudo Europeus da Universidade San Pablo, Espanha. Há 10 é membro do Comitê da Bacia Hidrográfica Paraná 3. Desde 2002 trabalha na Itaipu Binacional com Monitoramento e Avaliação Ambiental, mais especificamente qualidade de água e Saneamento Ambiental. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Limnologia, atuando principalmente nos seguintes temas: reservatórios, gestão ambiental de reservatórios, caracterização limnológica, avaliação ambiental de rios e reservatórios e saneamento ambiental.
Palestrante:
Wagner Soares Costa, FIEMG
Engenheiro agrônomo; especialista em Produção mais Limpa (P+L); Pós-graduado em Gestão Ambiental; Gerente de Meio Ambiente da FIEMG; Membro do Conselho Estadual de Meio Ambiente de Minas Gerais - COPAM MG; Membro do Conselho Estadual de Recursos Hídricos de Minas Gerais - CERH.
Palestrante:
Ricardo Augusto Simões Campos, COPASA
Engenheiro Civil pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Pós-graduado em Engenharia Sanitária pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Funcionário de carreira da Copasa desde 1977, atuando em diversas áreas. Foi Diretor-Presidente da Copasa (2009 - 2015). Atuou também na Companhia como Diretor Financeiro e de Relações com Investidores, Secretário Geral da Presidência, Superintendente de Planejamento e Controle, Superintendente de Planejamento e Controle de Empreendimentos da Diretoria Técnica e Meio Ambiente, Superintendente de Desenvolvimento, Planejamento e Controle Operacional de Empreendimentos da Metropolitana, Superintendente de Desenvolvimento, Planejamento e Controle Operacional de Empreendimentos da Diretoria Operacional e Expansão e Superintendente de Transportes. Na Prefeitura de Belo Horizonte atuou como Diretor Presidente da PBHAtivos, Secretário Municipal de Obras da PBH e Superintendente da Sudecap BH.
Mesa redonda 11
Amazônia: recursos hídricos, pressões e fragilidades
Tradução simultânea disponível
25 de novembro, das 14:00 - 16:00
Local: Auditórios 4+5
Moderador:
Walter Collischonn, UFRGS
O Dr. Walter Collischonn é professor de hidrologia do Instituto de Pesquisas Hidráulicas da UFRGS desde 2005, onde realiza pesquisas sobre a hidrologia de grandes bacias desde 2000. Atua como professor orientador no curso de pós-graduação em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental da UFRGS. Suas pesquisas tratam da representação matemática dos processos hidrológicos, especialmente no desenvolvimento de modelos hidrológicos e de gestão de águas, e na previsão e análise das interações entre clima e recursos hídricos. O Dr. Walter Collischonn pertence ao grupo de pesquisa em Hidrologia de Grande Escala, no IPH-UFRGS, onde participa do desenvolvimento do modelo hidrológico de grande escala MGB-IPH.
Palestrante:
Marcos Freitas, Universidade Federal do Rio de Janeiro
Palestrante:
Alexander S. Flecker, Cornell University, USA
Alex Flecker is a Professor of Ecology and Evolutionary Biology and a Faculty Fellow of the Atkinson Center for Sustainability at Cornell University, USA. His research group focuses on freshwater ecosystem ecology, river conservation, and sustainability science, and he has more than 30 years of research experience in Latin America. Professor Flecker co-organizes the Amazon Dams Computational Sustainability Working Group that aims to evaluate tradeoffs between hydropower and ecosystem services in the context of strategic basin planning.
Palestrante:
Leandro Castello, Virginia Polytechnic Institute and State University
Mesa redonda 12
A Gestão de Recursos Hídricos Frente ao Novo Marco Legal do Saneamento
25 de novembro, das 14:00 - 16:00
Local: Auditórios 7+8
Moderador:
Alceu Guérios Bittencourt, ABES
Palestrante:
Oscar Cordeiro Netto, Diretor - Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico – ANA
Oscar Cordeiro Netto possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade de Brasília (1978), mestrado/DEA em Técnicas e Gestão do Meio Ambiente pela École Nationale des Ponts et Chaussées da França (1989) e doutorado em Ciências e Técnicas Ambientais, também pela École Nationale des Ponts et Chaussées (1995). É professor da Universidade de Brasília, do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental. Foi diretor da, à época, Agência Nacional de Águas no período 2004-2008 e Presidente da Associação Brasileira de Recursos Hídricos no biênio 2002-2003. Foi membro do TEC/GWP (Technical Committee of the Global Water Partnership). Tem experiência nas áreas de Engenharia de Recursos Hídricos e Engenharia Sanitária, com ênfase em Planejamento Integrado dos Recursos Hídricos, atuando, principalmente, nos seguintes temas: saneamento ambiental, gestão de recursos hídricos, planejamento no uso de recursos hídricos, processos de auxílio à decisão e avaliação de políticas públicas. Atualmente é diretor da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (2018 – 2022).
Palestrante:
Wilde Clecio Falcão de Alencar, CASAL - Companhia de Saneamento de Alagoas
Clecio Falcão é engenheiro civil formado pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Sua primeira passagem pela CASAL foi na função de Diretor de Projetos e Obras, no período de 1987 a 1989, e em 1990 assumiu pela primeira vez a Presidência da Companhia. Teve passagens pela iniciativa privada e fez carreira como engenheiro da Prefeitura de Maceió, ocupando os cargos de Superintendente e de Assessor técnico junto a Superintendência de Obras e Urbanismo e na Secretaria de Infraestrutura. Antes de assumir a Presidência da CASAL pela segunda vez (de 2015 até o presente momento), fez parte do Conselho de Administração da estatal como representante do município de Maceió durante 6 anos, com início em 2006, finalizando sua contribuição no referido Conselho em 2012.
Palestrante:
Francisco de Assis de Souza Filho, Universidade Federal do Ceará
Professor do Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental da Universidade Federal do Ceará (UFC), Cientista Chefe Recursos Hídricos da FUNCAP/SRH-Ce
Palestrante:
Percy Soares Neto, ABCON SINDCON
Percy Soares Neto é diretor executivo da ABCON SINDCON – Associação e Sindicato Nacional das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto. É especialista em Economia do Meio Ambiente pela Universidade de Alcalá de Henares, com mestrado na UFRGS. Trabalhou também como coordenador da rede de recursos hídricos da Indústria da CNI e no Ministério do Meio Ambiente. Autor do livro “Construindo a Segurança Hídrica”, lançado em 2018.
Mesa redonda 13
Mulheres da Água
25 de novembro, das 16:00 - 18:00
Local: Auditórios 4+5
Moderadora:
Synara Broch, Presidente ABRHidro
Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1982) e doutorado em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília (2008). Professora Adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) na Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Geografia (FAENG), colaboradora do Programa de Pós-Graduação Profissional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (ProfÁgua). Presidente da Associação Brasileira de Recursos Hídricos – gestão 2020-2021. Representante das Organizações Técnicas no Conselho Nacional de Recursos Hídricos onde exerce a presidência da Câmara Técnica de Planejamento e Articulação. Representante das Organizações de Ensino e Pesquisa no Conselho Estadual de Recursos Hídricos de Mato Grosso do Sul. Atuação em Políticas Públicas, com ênfase em Planejamento e Gestão Integrada de Recursos Hídricos, Planejamento e Gestão Ambiental, Recursos Hídricos Transfronteiriços, Educação Ambiental, Direito Ambiental.
Palestrante:
Sarah Bradshaw, Middlesex University London
Debatedora:
Fernanda Abreu Oliveira de Souza, ANA
Brasileira, da capital federal. Tem 40 anos. É engenheira agrônoma, formada pela Universidade de Brasília (Brasil), com passagem também pela Universidad Politécnica de Madrid (Espanha). Tem mestrado na área de recursos hídricos, com foco no cálculo de vazões, pela Universidade Federal de Viçosa, em Minas Gerais, Brasil. Trabalha na Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico do Brasil (ANA) desde janeiro de 2011, tendo atuado nas áreas de estudos hidrológicos, eventos críticos e operação de reservatórios e na assessoria internacional, apoiando a coordenação e execução de mais de 10 projetos de cooperação internacional em temas da água. Em 2020, atuou diretamente em ações relacionadas ao tema ODS 6, contribuindo para a atualização do indicador 6.5.2 – operacionalidade dos tratados internacionais. Foi coordenadora da Superintendência de Implementação de Programas e Projetos da ANA e atualmente atua como assessora de Diretor, sendo também membro do Comitê Pró-Equidade de Gênero e da Comissão de Ética da Agência. Possui mais de 20 produções científicas publicadas em periódicos nacionais e internacionais, sendo sua última produção o artigo intitulado “Panorama dos danos humanos provocados por secas e cheias no Brasil e uma proposta de regionalização de investimentos na gestão de riscos”, na Revista Desenvolvimento e Meio Ambiente.
Debatedora:
Fernanda Matos, UFMG
Pesquisadora em Residência Pós-Doutoral em Administração na UFMG. Doutora em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Turismo e Meio Ambiente, também fez MBA em Gestão Estratégica de Marketing. Professora, Pesquisadora e Consultora Técnica. Coautora de livros pelas editoras Atlas e Alínea. Editora colaboradora da Rede Brasil de Organismos de Bacia. Membro do NEOS; The Climate Reality Project; SLAAG; OGA; Embaixadora das Águas e GMDB.