Conferências

Conferência 01

Perspectiva histórica e futura da ciência da água

Historical and future perspective of water science

Tradução simultânea disponível

22 de novembro, das 11:00 às 12:30
Local: Auditórios 1+2+3

nilo

Moderador:
Nilo Nascimento, Universidade Federal de Minas Gerais

Nilo Nascimento é engenheiro civil pela UFMG, possui mestrado em hidrologia aplicada pela École Polytechnique de Lausanne (Suíça, 1985) e doutorado em ciências e técnicas de meio ambiente pela École National de Ponts et Chaussées (França, 1995). É professor titular no Departamento de Engenharia Hidráulica e Recursos Hídricos da UFMG. Tem 26 anos de experiência em pesquisa em gestão de águas urbanas, com foco em técnicas compensatórias, estudos sobre inundações, impactos e danos associados. Foi membro do Comitê Conjunto de IWA / IAHR JCUD em Drenagem Urbana (2006-2012) e atualmente é membro de Grupos de Trabalho do JCUD. Na UFMG, foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, entre 2016 e 2018, Diretor Adjunto de Relações Internacionais, entre 2012 e 2014 e, desde 2018 coordena a área temática Sustentabilidade, Governança e Gestão de Risco no programa Capes Print da UFMG. Foi Diretor de Publicações da ABRH no biênio 2002-2003. É membro do conselho editorial do Urban Water Journal e de comitês científicos de inúmeros eventos nacionais e internacionais.

Keith Beven Lockdown

Conferencista:
Keith Beven, Lancaster University

Keith Beven is Emeritus Distinguished Professor of Hydrology at Lancaster University in the UK, where he has worked for more than 30 years. He is a Fellow of the Royal Society of London, and a foreign member of the US National Academy of Sciences. He was awarded the Dalton Medal of the EGU in 2001, the IAHS/WMO/UNESCO International Hydrology Award in 2009, and the Horton Medal of the AGU in 2012. His work has focussed on the representation of hydrological processes in hydrological models and the analysis of uncertainty in hydrological data and forecast and prediction models, including the development of the Generalised Likelihood Uncertainty Estimation (GLUE) methodology. He is one of the most highly cited hydrologists and has written and edited a number of books, including Rainfall-Runoff Modelling – the Primer and Environmental Modelling – An Uncertain Future?

Conferência 02

Recursos Hídricos na Era Digital: os próximos 25 anos da Lei das Águas

22 de novembro, das 11:00 - 12:30
Local: Auditórios 4+5+6

oscar

Moderador:
Oscar Cordeiro Netto, Diretor, Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico – ANA

Oscar Cordeiro Netto possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade de Brasília (1978), mestrado/DEA em Técnicas e Gestão do Meio Ambiente pela École Nationale des Ponts et Chaussées da França (1989) e doutorado em Ciências e Técnicas Ambientais, também pela École Nationale des Ponts et Chaussées (1995). É professor da Universidade de Brasília, do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental. Foi diretor da, à época, Agência Nacional de Águas no período 2004-2008 e Presidente da Associação Brasileira de Recursos Hídricos no biênio 2002-2003. Foi membro do TEC/GWP (Technical Committee of the Global Water Partnership). Tem experiência nas áreas de Engenharia de Recursos Hídricos e Engenharia Sanitária, com ênfase em Planejamento Integrado dos Recursos Hídricos, atuando, principalmente, nos seguintes temas: saneamento ambiental, gestão de recursos hídricos, planejamento no uso de recursos hídricos, processos de auxílio à decisão e avaliação de políticas públicas. Atualmente é diretor da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (2018 – 2022).

aroldo

Conferencista:
Aroldo Cedraz, Ministro, Tribunal de Contas da União-TCU

Aroldo Cedraz é Médico Veterinário (UFBA, 1974), com Mestrado pela Universidade Federal de Santa Maria (1978) e Doutorado pela Universidade de Hannover, na Alemanha (1982). Foi Secretário de Recursos Hídricos e Irrigação do Estado da Bahia (1987-1989) e Deputado Federal por quatro legislaturas (1991-2007). Foi, ainda, Secretário de Indústria, Comércio e Mineração do Estado da Bahia e Presidente do Grupo Executivo Ford no Brasil (2000-2002). É professor licenciado da Universidade Federal da Bahia e Ministro do Tribunal de Contas da União desde 2007. Como congressista, privilegiou as áreas de ciência, tecnologia, relações exteriores e meio ambiente e destacou-se como relator da “Lei das Águas” (Lei 9.443/1997), que instituiu a Política Nacional de Recursos Hídricos, e dos projetos que resultaram na Lei de Falências, na criação do Ministério da Defesa e, posteriormente, do Serviço Nacional de Inteligência. Exerceu a Presidência do TCU no biênio 2015-2016, período em que estimulou a transformação digital da Administração Pública e promoveu o uso intensivo de análise de dados, da inteligência artificial e das auditorias contínuas e preditivas no Tribunal. Como Ministro da Corte e entusiasta do assunto, continua empenhado em promover a adoção, em todos os segmentos do setor público, de políticas e práticas que conduzam o Brasil à condição de país 100% digital.

Conferência 03

Construindo com a natureza: alternativas para adaptação às mudanças climáticas e mitigação de impactos

Building with nature: alternatives for climate change adaptation and impact mitigation

Tradução simultânea disponível

23 de novembro, das 11:00 - 12:30
Local: Auditórios 1+2+3

roberto

Moderador:
Roberto Kirchheim, CPRM

Roberto Kirchheim iniciou atividade profissional em projetos humanitários durante a guerra civil em Moçambique. Atuou como hidrogeólogo em planos nacionais, estaduais, diretores e planos de bacia em todo o território nacional. Foi consultor de recursos hídricos na América Latina para UNESCO, PNUD, IICA e OEA. Por 07 anos foi gerente de projetos internacionais no (PSAG e ISARM) como funcionário de carreira da OEA e Banco Mundial. Participa de atividades voluntárias junto a assentamentos rurais, comunidades indígenas, quilombolas e realizou mais de 200 palestras e exposições sobre o tema água, gestão de recursos hídricos e questões africanas em escolas, associações de bairros e outras agremiações civis. Ingressou no SGB-CPRM em 2010 como pesquisador em geociências. Atualmente desenvolve a função de coordenador do Projeto de Aplicações Isotópicas na Hidrologia e Assessor da Diretoria de Hidrologia e Gestão Territorial (DHT). Titulou-se doutor em hidrogeologia (UNESP) na área de hidrogeologia, aplicações hidrológicas de gases nobres e isótopos. Autor de diversas publicações técnico científicas, revisor formal de revistas e orientador acadêmico na área de hidrogeologia.

bregje

Conferencista:
Bregje van Wesenbeeck, Deltares

Dr. Bregje van Wesenbeeck is an expert at Deltares and an associate professor at the Delft University of Technology in nature-based solutions and ecosystem-based adaptation for climate change and disaster risk reduction. She has over 15 years experience in working with development banks, UN, NGO’s and governments in Asia, Africa, USA and the Netherlands, for whom she provides advice on flood risk reduction, erosion mitigation and climate change adaptation. Her research focusses on testing nature-based solutions, such as marshes, floodplain forests and mangroves, under extreme wave conditions. This work is used to improve numerical models to increase reliability and predictability functioning of nature-based solutions.

Conferência 04

Segurança Hídrica Urbana face as Mudanças Climáticas

23 de novembro, das 11:00 - 12:30
Local: Auditórios 4+5

cris

Moderador:
Cristóvão Fernandes, ABRHidro

Bio: Engenheiro Civil pela Universidade Federal do Paraná (1984). Mestre em Engenharia Hidráulica pelo Programa de Mestrado em Engenharia Hidráulica na Universidade Federal do Paraná (1990) e Ph.D pelo Civil and Environmental Engineering Program da University of Toronto (Canadá - 2001), programa de Engenharia Ambiental. Professor Titular do Departamento de Hidráulica e Saneamento da Universidade Federal do Paraná. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Recursos Hídricos e Ambiental (PPGERHA) no período de 2004-2007 e 2016-2020. Foi Editor-Chefe da Revista Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH) no período 2018-2019. Tem experiência nas áreas de Hidrologia, Hidráulica e Engenharia Sanitária, com ênfase em Qualidade da Água em rios, reservatórios e rede de distribuição de água, gestão de recursos hídricos, mecanismos de poluição difusa, calibração de modelos matemáticos e estratégias para monitoramento ambiental de qualidade da água. Em fevereiro de 2011 concluiu estágio de pesquisa de Pós-Doutorado na Colorado State University. Foi Coordenador da Comissão de Ciências Ambientais do CNPq no período 2016-2019. Atualmente, vice-presidente da Associação Brasileira de Recursos Hídricos. Pesquisador 1C do CNPq.

benedito

Conferencista:
Benedito Braga, Diretor-Presidente da Sabesp

Benedito Braga é Diretor-presidente da Sabesp desde janeiro de 2019. Graduado em engenharia civil pela Escola de Engenharia de São Carlos (USP), é mestre em Hidrologia pela Stanford University e em Hidráulica pela USP, além de PhD em Recursos Hídricos por Stanford. É Presidente honorário do Conselho Mundial da Água (World Water Council - WWC), entidade que presidiu por duas gestões, de 2013 a 2018. Foi Secretário de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo de 2015 a 2018, Presidente do Conselho Intergovernamental do Programa Hidrológico Internacional da Unesco, Presidente da Associação Internacional de Recursos Hídricos (International Water Resources Association - IWRA) e Diretor da Agência Nacional de Águas (ANA) da sua criação até 2009. Entre suas atividades

Conferência 05

Inovações, desafios e perspectivas em monitoramento espacial dos recursos hídricos

Innovations, challenges and perspectives in spatial monitoring of water resources

Tradução simultânea disponível

23 de novembro, das 11:00 - 12:30
Local: Auditórios 6

rodrigo

Moderador:
Rodrigo Paiva, IPH/UFRGS

Rodrigo Paiva é professor de Hidrologia no IPH/UFRGS desde 2014. Desenvolve pesquisas científicas e ensino em modelos de simulação e observações por sensoriamento remoto do ciclo d’água, hidrologia da América do Sul e da Amazônia, no contexto de mudanças ambientais e gestão de recursos hídricos. Eng. Civil pela UFSM, doutor pelo IPH/UFRGS e Université Toulouse III, França. Coordenador do projeto “Cooperação em tecnologias para análises hidrológicas em escala nacional” em parceria com a ANA. Foi participante do time de ciência da missão do satélite SWOT (NASA/CNES). É o atual diretor de publicações da ABRHidro (2020/2021), sendo diretor de comissões técnicas em 2018/2019 e coordenador científico do SBRH 2019.

anderson

Moderador:
Anderson Ruhoff, IPH

Anderson Ruhoff é professor do Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), atuando nas áreas de hidrometeorologia e sensoriamento remoto do ciclo hidrológico terrestre.

tamlin

Conferencista:
Tamlin Pavelsky, Hydrology Science Lead SWOT Misson - University of North Carolina

Tamlin Pavelsky is a professor of global hydrology at UNC Chapel Hill. He received his BA from Middlebury College and PhD from UCLA in Geography. Tamlin is the NASA hydrology lead on the Surface Water and Ocean Topography satellite mission, launching in 2022. He received a 2012 Presidential Early Career Award for Scientists and Engineers, the highest U.S. government award for early career researchers. Tamlin grew up outside Fairbanks, Alaska in cabins without electricity or running water.

forrest

Conferencista:
Forrest Melton, NASA Senior Scientist

Forrest Melton is a senior research scientist with the NASA Ames Cooperative for Research in Earth Science and Technology (ARC-CREST) and with California State University, Monterey Bay. Forrest currently serves as the program scientist for the NASA Western Water Applications Office, and as an associate program manager for the NASA Earth Science Applied Sciences Water Resources Program. Since 2003, Forrest has worked in the Biospheric Sciences Branch at NASA Ames Research Center on the development of modeling and data assimilation frameworks including the Satellite Irrigation Management Support (SIMS) system, the Terrestrial Observation and Prediction System (TOPS) and the NASA Earth Exchange (NEX). His research interests include applications of satellite data to improve management of natural resources, remote sensing of evapotranspiration and agricultural water requirements and ecosystem and carbon cycle modeling. Forrest holds B.S. and M.S. degrees in Earth Systems Science from Stanford University and has authored over forty papers and book chapters on applications of remote sensing. He is the recipient of honor awards from NASA for his contributions to TOPS and NEX and has been recognized for his work on applications of satellite data for water management with awards from the California Department of Water Resources, the Federal Labs Consortium and NASA.

Conferência 06

Empoderamento da próxima geração de Tomadores de Decisões relacionadas à gestão da água - Patrimônio Adaptativo

Empowering the Next Generation of Decision Makers Related to Water Management - Adaptive Heritage

Tradução simultânea disponível

24 de novembro, das 11:00 - 12:30
Local: Auditórios 1+2+3

everton

Moderador:
Everton de Oliveira, Instituto Água Sustentável

Geólogo, Ph.D. por Waterloo, Canadá, sócio-fundador da HIDROPLAN. Foi Prof. na USP, UNESP/IGCE e Universidade de Waterloo. Ex-Presidente da Associação Brasileira de Águas Subterrâneas (ABAS). Diretor do The Groundwater Project.

jim

Jim Perry, University of Minnesota

Jim Perry is HT Morse Professor of Water Quality and Environmental Management at the University of Minnesota. He has been a member of the University faculty for more than 38 years. His teaching and research center on informed decision making about natural resources. He has successfully advised over 60 MS and Ph.D. students to completion. Over the last decade, his research has focused on natural World Heritage sites and other internationally designated protected areas, advancing climate change adaptation and conservation in these unique landscapes. His most recent paper (Perry & Gordon Adaptive Heritage: Is this creative thinking or losing our values? Climate) influences his contribution to the 24th Brazilian Water Resources Conference.

Conferência 07

Reservatórios: perspectivas ambientais, regularização, usos múltiplos, o reservatório em sua bacia

24 de novembro, das 11:00 - 12:30
Local: Auditório 4

jose

Moderador:
José Rodolfo Scarati, USP

Professor Associado do Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental da Escola Politécnica da USP, pesquisador nas áreas de modelagem matemática de corpos hídricos e drenagem Urbana foco em modelagem hidrodinâmica e de qualidade das águas de lagos e reservatórios e gestão sustentável da drenagem urbana.

talita

Moderadora:
Talita Silva, UFMG

Desde 2014 é professora adjunta no Departamento de Engenharia Hidráulica e Recursos Hídricos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e compõe o quadro de docentes permanentes do PPG Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos (CAPES 7). Possui graduação em Engenharia Civil pela UFMG (2009), mestrado em Sistemas Aquáticos e Gestão da Água pela Ecole Nationale des Ponts et Chaussées (2010) e doutorado em co-tutela pela UFMG e Ecole des Ponts ParisTech/Université Paris-Est Marne la Vallée (França).

sergio

Conferencista:
Sergio Koide, UnB

Engenheiro Civil pela UnB(1975), especialização em Engenharia de Terminais e Oleodutos pela PETROBRÁS (1976), mestrado em Engenharia Civil (recursos hídricos) pela COPPE-UFRJ (1984) e PhD (recursos hídricos) pelo Imperial College London (1990). Atualmente é professor Associado da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Recursos Hídricos, atuando nos temas: hidrologia superficial e subterrânea (quantidade e qualidade), manejo de águas pluviais, contaminação de recursos hídricos.

Conferência 08

"Umidade do Solo – Estado da Arte: Medição, Variabilidade, Controles Físicos e Fusão de dados"

Soil Moisture – State-of-the knowledge: Measurement, Variability, Physical Controls, and Data Fusion

Tradução simultânea disponível

24 de novembro, 11:00 às 12:30
Local: Auditórios 5+6

otto

Moderador:
Otto Corrêa Rotunno Filho, Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ)

Nasceu em Porto Alegre em 1963, cursou Engenharia Civil na UFRGS (1984), mestrado na COPPE/UFRJ (1989), doutorado em Waterloo/Canadá (1995) e pós-doutorado em Tolouse/França (2006). Atua junto ao Laboratório de Recursos Hídricos e Meio Ambiente (LABH2O) da COPPE/UFRJ, tendo sido vice-coordenador do Programa de Engenharia Civil entre 2010 e 2014 e coordenador no período 2014-2018. Supervisionou 64 dissertações de mestrado e 26 teses de doutorado, tendo publicado cerca de 50 artigos científicos em periódicos e 150 artigos em conferências.

celso

Moderador:
Celso Bandeira de Melo Ribeiro, UFJF

Professor e pesquisador na área de recursos hídricos e sensoriamento remoto na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Possui graduação em Engenharia Civil pela UFJF (1996), mestrado em recursos hídricos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro PEC/COPPE/UFRJ (2001) e doutorado em recursos hídricos pelo Departamento de Engenharia Agrícola da Universidade Federal de Viçosa DEA/UFV (2007). Atualmente é professor no Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental e do Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil da UFJF. Em 2014 desenvolveu um estágio pós-doutoral na Texas A&M University, EUA, desenvolvendo pesquisa com modelagem hidrológica em grande escala. Atualmente participa do Conselho Estadual de Política Ambiental (COPAM-MG), representando a Associação Brasileira de Recursos Hídricos ABRHidro e do Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (CEIVAP), representando a UFJF. Tem experiência nas áreas de planejamento e gestão dos recursos hídricos, estudos hidrológicos, manejo de bacias hidrográficas, modelagem da quantidade e qualidade da água, sensoriamento remoto, geoprocessamento, com foco na aplicação e desenvolvimento de ferramentas de suporte à decisão para gerenciamento dos recursos hídricos.

binayak

Conferencista:
Binayak P. Mohanty, Texas A&M University, College Station, USA

Dr. Binayak Mohanty is a Regents Professor and COALS Chair in Biological and Agricultural Engineering/ Water Management and Hydrologic Sciences at Texas A&M University, College Station, USA. Dr. Mohanty has a unique role in modern hydrology and flow through porous media. He is an international leader in using satellite remote sensing as a tool to study soil moisture, soil hydraulics, and evapotranspiration at different scales. He is the founding director of Texas Water Observatory, a distributed field observation network on Brazos River corridor. He has published 151 peer-reviewed papers in premier journals and book chapters, presented more than 420 technical seminars in various institutions and professional societies across the globe, taught many graduate and undergraduate classes, and served the hydrologic science/engineering profession in various capacities, as grant panel member, journal editorial board member, conference chair, advisory committee member, and domain expert. Dr. Mohanty has supervised more than 55 postdoctoral, doctoral, and master students in his career, who hold top academic and research positions in various universities, national labs, and industries across the Globe.

Conferência 09

Perceptual Models in Catchment Hydrology

Modelos conceituais na hidrologia de bacias hidrográficas

Tradução simultânea disponível

25 de novembro, das 16:00 - 17:30
Local: Auditórios 1+2+3

josealmir

Moderador:
José Almir Cirilo, Universidade Federal de Pernambuco

Eng. Civil, UFPE, doutor em Recursos Hídricos pela UFRJ. Experiência voltada à Engenharia Civil, atuando principalmente em Hidrologia, Hidráulica Fluvial, Geoprocessamento, Gestão de Recursos Hídricos, Otimização e Sistemas de Suporte à Decisão. É Professor Titular da Universidade Federal de Pernambuco. Foi Presidente da Associação Brasileira de Recursos Hídricos. É comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico e da Sociedade Brasileira de Cartografia. Atuou como gestor dos recursos hídricos de Pernambuco por 14 anos dirigindo o Conselho de Recursos Hídricos, sendo Secretário Adjunto de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente e Secretário de Recursos Hídricos e Energéticos. É membro das Academias Pernambucanas de Engenharia e de Ciências.

jeffrey

Conferencista:
Jeffrey McDonnell, Global Institute for Water Security

Jeffrey McDonnell, FRSC, is Professor and Associate Director of the Global Institute for Water Security at the University of Saskatchewan. Over the past 30 years, his work has focused on field-based runoff process descriptions, leading to new measurement techniques and new understanding of the dominant controls of rainfall-runoff behavior. His awards include the International Hydrology Prize from IAHS/UNESCO/WMO, Election as Fellow of the American Geophysical Union and election as Fellow of the Geological Society of America and the Dalton Medal from the European Geophysical Union. He is a former President of the AGU Hydrology Section and former Chair of the IAHS Prediction in Ungauged Basins initiative.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on print

Receba as informações do

XXIV SBRH

Quer receber em primeira mão as novidades do simpósio?
Cadastre-se na nossa lista especial.

Promoção
CO-REALIZAÇÃO
Patrocínio PRATA PLUS
Patrocínio PRATA
Patrocínio BRONZE PLUS
Patrocínio Premium
PATROCÍNIO VIP
PATROCÍNIO ESPECIAL
PATROCÍNIO BASIC
APOIO INSTITUCIONAL
ORGANIZAÇÃO
Organização e Promoção
abrh_rodape

Associação Brasileira de Recursos Hídricos
Av. Bento Gonçalves, 9500
CEP 91501-970 – Porto Alegre – RS
E-mail: abrh@abrh.org.br

Acesso rápido
Cadastre-se para receber as novidades do XXIV SBRH

O valor de inscrição aumenta em:

  • 00Dias
  • 00Horas
  • 00Min.
  • 00Seg.