Associação Brasileira de Recursos Hídricos
Facebook
Linkedin
Twitter
SISTEMA DE REVISÃO: SUBMETA SEU ARTIGO
   
Login / Cadastre-se
 

XXII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos

TEMA: Ciência e tecnologia da água: inovação e oportunidades para o desenvolvimento sustentável

DATA: 26 de novembro a 01 de dezembro de 2017 - LOCAL: Florianópolis - SC

MENSAGEM DO PRESIDENTE DA COMISSÃO ORGANIZADORA

O XXII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos já começou. Florianópolis já está se preparando para receber toda a comunidade das águas e, temos certeza, teremos mais um evento de muito aprendizado, de muito compartilhamento, de intenso debate sobre as questões da água.

Nos anos recentes, o Brasil vem vivenciando severas crises relacionadas à água. Curiosamente, parece haver uma sincronia para não nos deixar esquecer que precisamos melhorar nossos processos de gestão, que precisamos ampliar e qualificar nossa infraestrutura hídrica, que precisamos fortalecer ainda mais nossos instrumentos de gestão e qualificar os atores nesse ambiente. Se a crise do Cantareira em São Paulo perdeu fôlego em 2015, na região nordeste do país, no centro-oeste e em outras áreas, ela se intensificou. Intercalados com a escassez, ainda tivemos episódios de desastres, como o de Mariana, que geraram enorme comoção pela sua amplitude e intensidade de danos.

Os extremos e as crises da água trazem fortes reflexos para a sociedade e, consequentemente, mudam a percepção da população em relação às políticas públicas. Ultrapassar as crises só é possível com a competência técnica (que temos buscado fortalecer) com um sistema robusto e flexível e, claro, com melhoria da infraestrutura hídrica. Precisamos, portanto, aprender mais, manter a água na agenda política, ampliar a integração entre os agentes do sistema.

No contexto dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, o XXII SBRH traz para o debate a ciência e a tecnologia da água vinculando inovação e oportunidades para alcançar sustentabilidade e segurança hídrica. Essa é a questão central a ser debatida no evento!

Os simpósios da ABRH nos permitem fazer reflexões importantes sobre a gestão das águas, deixando apontamentos para o futuro. Permitem, igualmente, o compartilhamento de informação e conhecimento em um processo contínuo de aprendizado, bem representado pela renovação que sempre observamos tanto em temas quanto em pessoas, com marcante presença de jovens. O ambiente de negócios e interação com a sociedade também teve seu espaço fortalecido através da EXPOHIDRO e de ações para as comunidades locais, respectivamente. Reuniões e oficinas temáticas fazem, também, a marca do SBRH e permitem que grupos discutam temas comuns e criem ou fortaleçam suas redes de trabalho.

A edição de 2017 nos cria, ainda, uma oportunidade global. Esse será o último grande evento relacionado à água antes do 8.o Fórum Mundial da Água. É, portanto, muito relevante pautar os temas brasileiros para levar a um ambiente mundial.

Nesse ambiente de confraternização e aprendizado, temos a satisfação em convidá-los a construir o SBRH. O evento é nosso! Sua participação em todo o processo é necessária para que o evento deixe marcas positivas para a sociedade brasileira.

Venha para Florianópolis em novembro. Participe do SBRH ao longo de todo o ano!

Vladimir Caramori
Presidente da ABRH




Patrocínio - Platina

 

Patrocínio - Safira

Patrocínio - Ouro

Patrocínio - Prata

Patrocínio - Bronze

Patrocínio - Estanho

Patrocínio - VIP

Cota Apoio Especial

Apoio institucional

 
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA
DE RECURSOS HÍDRICOS

Onde Estamos
Av. Bento Gonçalves, 9500 - Caixa Postal 15029 - CEP 91501-970 Porto Alegre - RS

Nossos Contatos
Fone: (51) 3493 2233 / 3308 6652 - Fax: (51) 3493 2233 - E-mail: abrh@abrh.org.br