Associação Brasileira de Recursos Hídricos
Facebook
Linkedin
Twitter
SISTEMA DE REVISÃO: SUBMETA SEU ARTIGO
   
Login / Cadastre-se
 

XXII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos

TEMA: Ciência e tecnologia da água: inovação e oportunidades para o desenvolvimento sustentável

DATA: 26 de novembro a 01 de dezembro de 2017 - LOCAL: Florianópolis - SC

EXPOHIDRO

A Agência Nacional de Águas (ANA) é a agência reguladora dedicada a fazer cumprir os objetivos e diretrizes da Lei das Águas do Brasil (lei nº 9.433/97). Para isso, a ANA regula o acesso e o uso dos recursos hídricos de domínio da União, coordena a implementação da Política Nacional de Recursos Hídricos, elabora estudos estratégicos para o setor e monitora a situação dos recursos hídricos.
A Adasa é a agência reguladora e fiscalizadora do Distrito Federal. Criada em 2004 pela lei 3.365/04, é a única agência do Brasil que atua na regulação simultânea do bem natural água (atribuição do Estado) e dos serviços de saneamento básico (atribuição do município). Além de acompanhar, regular e fiscalizar o ciclo completo do uso da água, com especial atenção na sua retirada e na devolução ao corpo hídrico (saneamento), a atuação da Adasa compreende também a energia (distribuição de gás canalizado).
A Assembleia Legislativa de Santa Catarina reúne 40 parlamentares, representantes dos cidadãos das diversas regiões do estado. O Poder Legislativo, pilar da democracia, tem a atribuição de fiscalizar as ações do governo e também de elaborar leis que contribuam positivamente sobre a vida dos catarinenses. A Assembleia também atua para garantir a cidadania plena de todos.
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) é um dos maiores bancos de desenvolvimento do mundo e o principal financiador de investimentos de longo prazo do Brasil. Para isso, apoia empreendedores de todos os portes na realização de planos de modernização, expansão e concretização de novos negócios, prezando o potencial de geração de empregos, renda e inclusão social para o País.
www.campbellsci.com.br
www.capes.gov.br
A Cemig é a maior empresa integrada do setor de energia elétrica do Brasil, participando em mais de 200 empresas. Possui 127 mil acionistas em 44 países e há 17 anos consecutivos faz parte do Índice Dow Jones de Sustentabilidade. Em Minas Gerais possui 12 milhões de consumidores, em 805 municípios. É a maior fornecedora de energia para clientes livres do País com 25% do mercado e responsável pela operação de 120 usinas. A atuação da Cemig estende-se a 22 estados brasileiros, sendo a controladora da Light no Rio de Janeiro, da Taesa (transmissora de energia), Gasmig (gás natural), Renova (energias renováveis), Cemig Telecom (telecomunicações) e da Efficientia (eficiência energética).
A Clean Environment Brasil é um grupo empresarial de capital privado, fundado em 1995, que fabrica e comercializa uma completa linha de produtos, equipamentos e tecnologias para o meio-ambiente e segurança ocupacional. Atua em todo o território nacional, investe constantemente em pesquisa e desenvolvimento, abastecendo o mercado brasileiro com o que há de melhor no ramo ambiental e ocupacional. 
www.portaldaindustria.com.br/cni/
cnpq.br
As ações da área de Hidrologia da CPRM podem ser resumidas em: Recursos Hídricos Superficiais: Instalação e monitoramento da maior parte da Rede Hidrometeorológica Nacional, sistemas de alertas de enchentes, mapeamento de áreas inundáveis e estudos hidrológicos aplicados. Recursos Hídricos Subterrâneos: Rede Integrada de Monitoramento das Águas Subterrâneas (RIMAS), Sistema de Informações de Águas Subterrâneas (SIAGAS) e outros estudos hidrogeológicos.
A dualBASE é uma empresa que atua no provimento de dados ambientais. Produzindo sensores, estações meteorológicas, agrometeorológicas, hidrológicas e estações especiais para a pesquisa científica, e, oferecendo serviços de instalação, reparação, integração, operação em campo e telemetria, disponibiliza soluções completas para o monitoramento ambiental.
A Eletrobras é a maior companhia do setor de energia elétrica da América Latina. Empresa de capital aberto, controlada pelo governo brasileiro, atua nas áreas de geração, transmissão, distribuição e comercialização. Com ações negociadas nas Bolsas de Valores de São Paulo (Bovespa), de Madri e de Nova York, tem como missão atuar nos mercados de energia de forma integrada, rentável e sustentável.
A ENGIE Brasil Energia é a maior geradora privada de energia do País, com 30 usinas, mais de mil empregados e um portfólio de negócios balanceado entre distribuidoras, comercializadoras e clientes livres. O parque gerador da Empresa tem capacidade instalada operada de 8.790 MW, dos quais 7.069 MW de capacidade própria e 88% provenientes de fontes renováveis. A Companhia faz parte do grupo francês ENGIE, maior produtor independente de energia do mundo.
A Epagri é uma empresa pública vinculada ao Governo de Santa Catarina. Criada em 1991, reúne a pesquisa e a extensão rural e pesqueira, buscando a competitividade da agricultura catarinense frente a mercados globalizados e adequando os produtos às exigências dos consumidores, para promover a melhoria da qualidade de vida dos meios rural e pesqueiro e a competitividade da agricultura catarinense.
www.fapesc.sc.gov.br
www.fiemg.com.br
www.funasa.gov.br
Líder em instrumentação, a Hexis Científica, pertence a Danaher Water Quality Plaform, oferecendo soluções Hach para Laboratório & Processo (monitoramento online).
Contém em seu portfólio produtos e soluções de Meio Ambiente para Meteorologia, Agrometeorologia, Hidrologia, Aviação, Hidrometria e Saneamento, com produtos OTT Hydromet, Hydrolab, Adcon, Sutron e Sea-Bird.
A HOBECO, há 30 anos, desenvolve soluções e integra equipamentos para o monitoramento hidrometeorológico, além de fornecer sistemas de medição que atendem às áreas de Meteorologia, Hidrologia, Energias Renováveis, Meio Ambiente, Indústria, Aeroportos, Rodovias e Aplicações Militares, através de projetos específicos voltados para o atendimento das necessidades do cliente, com a melhor relação custo-benefício.
Itaipu Binacional: líder mundial na produção de energia limpa e renovável
Itaipu é resultado da cooperação entre brasileiros e paraguaios que, juntos, venceram o desafio de converter em energia elétrica as águas do rio Paraná. Com 14 mil Megawatts de potência instalada, a usina detém o recorde mundial de produção de energia anual, com 103,1 milhões de MWh gerados em 2016. Itaipu é também a hidrelétrica que mais gerou energia na história, com 2,5 bilhões de MWh produzidos desde 1984.
A Overtech é uma empresa brasileira especializada em fornecer soluções integradas, destinadas a monitoramento ambiental, telemetria e hidrometeorologia, além do desenvolvimento de softwares para monitoramento e gerenciamento de dados.
“O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) é um órgão colegiado, integrado pelo poder público, sociedade civil e empresas usuárias de água, que tem por finalidade realizar a gestão descentralizada e participativa dos recursos hídricos da bacia, na perspectiva de proteger os mananciais e contribuir para o desenvolvimento sustentável. Para tanto, o governo federal lhe conferiu atribuições normativas, deliberativas e consultivas.”
site.sabesp.com.br
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH) é um importante órgão da administração direta do Governo do Estado de Alagoas. Sua finalidade é implantar e coordenar as políticas de Meio Ambiente e de Recursos Hídricos do Estado de Alagoas, além de executar diretamente as ações de gestão dos Recursos Hídricos, exercendo sua fiscalização, articulando e integrando estas políticas com as respectivas políticas de âmbito regional e nacional. Neste contexto, desde o início de 2015, na gestão do secretário de Estado Cláudio Alexandre Ayres da Costa, uma série de avanços vem sendo constatado em todas as regiões de Alagoas.
www.sight.com.br
A Sigma Sensors fornece e desenvolve tecnologia focada em soluções para coleta, transmissão e visualização de dados. É distribuidora exclusiva da marca In-Situ, fabrica em Fort Collins, CO, que oferece instrumentos que monitora águas subterrâneas, águas superficiais e águas costeiras. As aplicações incluem aquicultura, mineração, alerta de inundações, monitoramento de águas pluviais e muito mais.



Patrocínio - Platina

 

Patrocínio - Safira

Patrocínio - Ouro

Patrocínio - Prata

Patrocínio - Bronze

Patrocínio - Estanho

Patrocínio - VIP

Cota Apoio Especial

Apoio institucional

 
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA
DE RECURSOS HÍDRICOS

Onde Estamos
Av. Bento Gonçalves, 9500 - Caixa Postal 15029 - CEP 91501-970 Porto Alegre - RS

Nossos Contatos
Fone: (51) 3493 2233 / 3308 6652 - Fax: (51) 3493 2233 - E-mail: abrh@abrh.org.br