Associação Brasileira de Recursos Hídricos
Facebook
Linkedin
Twitter
SISTEMA DE REVISÃO: SUBMETA SEU ARTIGO
   
Login / Cadastre-se
 

XIV SIMPÓSIO DE RECURSOS HÍDRICOS DO NORDESTE

20 a 24 de novembro de 2018 - Maceió - AL

VISITAS TÉCNICAS

VT01 – CANAL ADUTOR DO SERTÃO ALAGOANO ***Cancelado

Clique aqui para maiores informações

VT02 - CELMM - Complexo Estuarino Lagunar Mundaú-Manguaba ***Cancelado

Clique aqui para maiores informações

** As visitas técnicas VT01 e VT 02 foram canceladas pela comissão organizadora por não terem atingido o número mínimo de participantes necessários para viabilizar a realização das atividades. Os participantes inscritos serão contatados pela organização para procedimentos de reembolso.

 
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA
DE RECURSOS HÍDRICOS

Onde Estamos
Av. Bento Gonçalves, 9500 - Caixa Postal 15029 - CEP 91501-970 Porto Alegre - RS

Nossos Contatos
Fone: (51) 3493 2233 / 3308 6652 - Fax: (51) 3493 2233 - E-mail: abrh@abrh.org.br

 

VISITA TÉCNICA 1
CANAL ADUTOR DO SERTÃO ALAGOANO

DESCRIÇÃO
O Canal do Sertão é a maior obra de infraestrutura hídrica do Estado de Alagoas. Com capacidade para aduzir uma vazão de 32 m³/s, a estrutura de captação está localizada na borda do lago Apolônio Sales no município Alagoano de Delmiro Gouveia. Após sua implantação, o Canal do Sertão Alagoano atenderá uma população de cerca de 1,1 milhão de habitantes (estimativa para 2050), com uso para abastecimento humano nas cidades e povoados, irrigação, indústria, dessedentação animal, entre outros. Ao longo da sua diretriz o canal atravessa várias bacias, de diferentes tamanhos, até alcançar a sua seção final no município de Craíbas no Estado de Alagoas, na microrregião de Arapiraca, percorrendo pouco mais de 250 km. Sua estrutura compreende estação de bombeamento, canais em seção trapezoidal, em seção retangular, sifões invertidos, pontes-canais, túneis, entre outras estruturas complementares.

ROTEIRO DA VISITA
DATA: 24 de novembro de 2018
HORA PREVISTA DE SAÍDA: A SER DEFINIDO
HORA PREVISTA DE RETORNO: A SER DEFINIDO
VAGAS: 24

ROTAS

ESTRUTURAS A SEREM VISITADAS:

VISITA TÉCNICA 2
CELMM - Complexo Estuarino Lagunar Mundaú-Manguaba

LOCAL: CELMM - Complexo Estuarino Lagunar Mundaú-Manguaba

Capacidade máxima de pessoas: 50

Duração: 2 horas (maré cheia) 1h:20min (maré baixa)

Descrição: A visita terá início com breve aula sobre a importância da educação ambiental para o desenvolvimento do CELMM. Após a aula os integrantes farão um percurso que envolve conhecer as ilhas e margens, APA de Santa Rita e Pontal da Barra. os percursos são acompanhados por biólogo, geógrafo e educador ambiental do IMA que explicar a ação a respeito dos problemas ambientais e sua correlação com os efeitos da ocorrência de cheias. (Pode haver banho dos visitantes no pontal da barra - Neste caso a visita se passará para 2h30min de duração)