Associação Brasileira de Recursos Hídricos
Facebook
Linkedin
Twitter
SISTEMA DE REVISÃO: SUBMETA SEU ARTIGO
   
Login / Cadastre-se
 

XIV SIMPÓSIO DE RECURSOS HÍDRICOS DO NORDESTE

20 a 24 de novembro de 2018 - Maceió - AL

EXPOSITORES E PATROCINADORES

Agência Nacional de Águas

Criada pela lei nº 9.984, de 17/07/2000, a Agência Nacional de Águas (ANA), autarquia com autonomia administrativa e orçamentária vinculada ao Ministério do Meio Ambiente (MMA), coordena a implementação da Política Nacional de Recursos Hídricos (PNRH) - Lei 9.433/97 - e atua como reguladora do acesso e uso da água bruta em bacias hidrográficas cujos corpos d´água são compartilhados por estados e/ou países.

É atribuição da ANA garantir que a água disponível seja utilizada por todos os setores, com prioridade, em caso de escassez, para o abastecimento humano e a dessedentação animal, conforme estabelece a PNRH.

Por isso, a ANA também define regras de operação de reservatórios, quando localizados em corpos d’água de domínio da União, e em articulação com o Operador Nacional do Sistema Elétrico, no caso de aproveitamentos hidrelétricos.

A Agência oferece apoio aos estados, ao Distrito Federal e aos comitês de bacias hidrográficas para a implementação da PNRH e se relaciona com um público bastante amplo em todo o Brasil e promove, ainda, a cooperação com outros países, por meio de parcerias e intercâmbios.

Com uma Diretoria Colegiada composta por cinco membros nomeados pelo Presidente da República, sendo um diretor-presidente, a ANA possui instalações apenas em Brasília.

CAPES

A Capes é reconhecida como órgão responsável pela elaboração do Plano Nacional de Pós-Graduação Stricto Sensu, em 1981, pelo Decreto nº 86.791. É também reconhecida como Agência Executiva do Ministério da Educação e Cultura junto ao sistema nacional de Ciência e Tecnologia, cabendo-lhe elaborar, avaliar, acompanhar e coordenar as atividades relativas ao ensino superior.

Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF)

Por uma gestão sustentável dos recursos hídricos
O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) representa hoje uma das mais bem-sucedidas experiências de gestão democrática, participativa e descentralizada dos recursos hídricos no Brasil. Com 17 anos de atuação efetiva, o CBHSF acumulou experiências que já se tornaram referências internacionais para a gestão sustentável das águas, sobretudo em bacias cujos territórios estão parcialmente inseridos em regiões semiáridas, onde o uso racional dos recursos hídricos é bastante complexo e desafiador. Com o trabalho voluntário de seus membros, o CBHSF atua em toda a extensão bacia do Velho Chico, com seus 505 municípios, influenciando a vida de cerca de 18 milhões de pessoas.
Para conhecer as ações e projetos do CBHSF, acesse: www.cbhsaofrancisco.org.br

CNPQ

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), agência do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), tem como principais atribuições fomentar a pesquisa científica e tecnológica e incentivar a formação de pesquisadores brasileiros. Criado em 1951, desempenha papel primordial na formulação e condução das políticas de ciência, tecnologia e inovação. Sua atuação contribui para o desenvolvimento nacional e o reconhecimento das instituições de pesquisa e pesquisadores brasileiros pela comunidade científica internacional.

Companhia de Saneamento de Alagoas (CASAL)

A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) foi fundada em 1962 para levar água de qualidade e fazer coleta e tratamento de esgoto. Dos 102 municípios do Estado, ela está presente em 77. É a maior empresa pública de Alagoas, com mais de mil funcionários. A Casal tem papel fundamental e estratégico na garantia da saúde e qualidade de vida de quase dois milhões de alagoanos. Nos últimos quatro anos, ela passa por um reequilíbrio econômico-financeiro e prova que saneamento público é viável.

Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh)

A Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), é responsável pelo gerenciamento e disciplinamento de mais de 90% das águas acumuladas do Ceará, de forma descentralizada, integrada e participativa. A Companhia trabalha na organização e integração dos usuários de água bruta, realizada através da criação dos Comitês de Bacia. Estão sob a administração da Cogerh os mais importantes açudes públicos estaduais e federais, além de reservatórios, canais e adutoras das 12 bacias hidrográficas do Ceará.

Overtech

A Overtech é uma empresa especializada em fornecer soluções integradas, destinadas a monitoramento ambiental, telemetria, hidrometeorologia, além do desenvolvimento de softwares para monitoramento e gerenciamento de dados.

Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos – SEMARH

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos – SEMARH, órgão da administração direta do Governo do Estado de Alagoas, tem a finalidade de implantar e coordenar as políticas de Meio Ambiente e de Recursos Hídricos do Estado de Alagoas, além de executar diretamente as ações de gestão dos Recursos Hídricos, exercendo sua fiscalização, articulando e integrando estas políticas com as respectivas políticas de âmbito regional e nacional.

 
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA
DE RECURSOS HÍDRICOS

Onde Estamos
Av. Bento Gonçalves, 9500 - Caixa Postal 15029 - CEP 91501-970 Porto Alegre - RS

Nossos Contatos
Fone: (51) 3493 2233 / 3308 6652 - Fax: (51) 3493 2233 - E-mail: abrh@abrh.org.br