Associação Brasileira de Recursos Hídricos
Facebook
Linkedin
Twitter
SISTEMA DE REVISÃO: SUBMETA SEU ARTIGO
   
Login / Cadastre-se
 

Prêmio Jovem da Água de Estocolmo

21 de março de 2018 - Semana do 8º Fórum Mundial da Água - Brasília/DF

TRABALHO VENCEDOR

A Comissão Organizadora tem o grande prazer de informar o trabalho vencedor da Etapa Brasileira de 2018 do Prêmio Jovem da Água de Estocolmo.

O vencedor obteve as melhores notas dadas pelo Júri Presencial, formado por 7 especialistas do setor, além da pontuação do Júri Popular, que votou através do site da ABRH.

O trabalho vencedor foi:

SIMECHR - SISTEMA DE MONITORAMENTO E COMANDO HÍDRICO RESIDENCIAL

Autor (es): GUILHERME DA CRUZ CATHARINO
Orientador (a): EMERSON SILVA
Instituição: Escola SENAI "Jorge Mahfuz"
Estado: São Paulo

Resumo: O SIMECHR - Sistema de Monitoramento e Controle Hídrico Residencial é um sistema de gerenciamento hídrico que consegue controlar o nível do reservatório interno, a vazão de abastecimento da distribuidora no local instalado e o seu grande diferencial que é verificar a presença de ar nas tubulações. Através de sensores de umidade e vazão, o sistema cosegue informar para o usuário quando for detectada a presença de ar nas tubulações, e caso seja vontade do usuário, através de válvulas solenoides é capaz de bloquear aquele trecho do circuito hídrico, para evitar que tenha gastos a mais (o ar é capaz de gerar cobranças) e outros problemas que isso pode acarretar. Com o controle do nível do reservatório interno o usuário terá uma média da quanto ele está gastando, auxiliando ele a ver se está de acordo com os princípios do consumo consciente da água e também para que ele tenha um maior controle e minimize as chances de faltar água. O mesmo vale para o controle da vazão da distribuidora, dando ao usuário um controle em média da quantidade de água que está sendo consumida. Todos estes dados medidos e opções de controle são enviados em tempo real para um dispositivo móvel escolhido, facilitando a integração do usuário com o sistema. Mas também é possível verificar todos estes dados em uma central fixa do SIMECHR instalada no local, dando ao usuário duas maneiras de controlar o sistema. Visando um melhor aproveitamento das Energias Renováveis e economia de energia, o SIMECHR é capaz de funcionar com Energia Solar Fotovoltaica, armazenando energia em baterias para funcionamento no período noturno, entretanto, pode funcionar normalmente com energia local da onde está instalado.




Patrocínio - Prata

Patrocínio - Bronze

Apoio

Apoio institucional

 
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA
DE RECURSOS HÍDRICOS

Onde Estamos
Av. Bento Gonçalves, 9500 - Caixa Postal 15029 - CEP 91501-970 Porto Alegre - RS

Nossos Contatos
Fone: (51) 3493 2233 / 3308 6652 - Fax: (51) 3493 2233 - E-mail: abrh@abrh.org.br