O tema central do nosso simpósio, Água – Desenvolvimento Econômico e Socioambiental, nos remete ao momento complexo que atravessa a economia mundial e as suas implicações para a agenda de recursos hídricos, em particular no Brasil.
O nosso país enfrenta sérios desafios que oferecem também grandes oportunidades de superação através do encaminhamento de soluções criativas e inovadoras. A crescente demanda por melhores serviços de abastecimento de água e saneamento, energia, alimentos, sistemas de transporte eficientes e por um meio ambiente compatível com melhores padrões de qualidade de vida relevam algumas das maiores vulnerabilidades do nosso país. É necessário reduzir o déficit de infraestrutura através de políticas que incentivem maiores investimentos nos setores relacionados à água. É essencial avançar no desenvolvimento e implementação efetiva de modelos de governança mais transparentes, de sistemas de gestão menos burocratizados e de mecanismos de operação mais eficientes.
No cenário internacional observa-se o agravamento de uma profunda crise econômica nos países mais desenvolvidos e, paralelamente, o arrefecimento de preocupações com a redução de pobreza, a preservação ambiental e o processo de alteração do clima do planeta. Trata-se de um cenário preocupante que pode gerar importante passivo para futuras gerações.
Como em outros momentos complexos na agenda de desenvolvimento do Brasil, a ABRH busca através da identificação de temas prioritários e da discussão sobre alternativas técnicas e/ou gerenciais contribuir para o encaminhamento de soluções e a superação dos desafios. Estaremos juntos para esta importante agenda de trabalho no XX Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos em Bento Gonçalves.
Luiz Gabriel Todt de Azevedo
Presidente da ABRH
Em caso de dúvida contate a Secretaria Executiva: xxsbrh@abrh.org.br