A Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH), em uma iniciativa inovadora, decidiu, pela primeira vez, neutralizar as emissões de Gases do Efeito Estufa do Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos.
A neutralização das emissões tem como objetivo conscientizar os participantes do evento e as organizações de suas responsabilidades no combate às mudanças climáticas, através de mensuração das emissões de gases do efeito estufa e do desenvolvimento de ações de redução e compensação de GEE.
Para o desenvolvimento desta ação, a ABRH contará com a Ecofinance Negócios, consultoria em sustentabilidade, especializada em projetos de combate às mudanças climáticas.
O inventário de emissões de GEE é realizado através de diretrizes fornecidas pelo IPCC (Intergovernamental Panel on Climate Change) e por orientações do Programa Brasileiro GHG Protocol Brasil. Seis gases de efeito estufa são mensurados (CO2, CH4, N2O, SF6, HFCs e PFCs) e convertidos em toneladas de CO2 equivalentes (tCO2e) conforme o seu potencial de aquecimento global.
São mensuradas tanto emissões diretas (provenientes de atividades da equipe própria do evento), como indiretas (propiciadas por terceiros envolvidos no evento). Pode-se citar, como exemplo de emissões de eventos, as emissões proporcionadas por (i) geradores de energia; (ii) viagens aéreas e deslocamento de organizadores e participantes; (iii) geração de resíduos; (iv) ar-condicionados e refrigeradores, dentre outras.
O resultado do inventário de emissões do Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos vai demonstrar as emissões totais de GEE proporcionadas pelo evento nas atividades de preparação, execução e desmobilização do evento.
A neutralização de emissões de GEE acontece através do desenvolvimento de ações de compensação das emissões de GEEs proporcionadas por determinada atividade com o objetivo de tornar nulo o balanço de emissões de GEE do evento.
Algumas atividades podem ser desenvolvidas para neutralizar as emissões de GEEs, como o plantio de árvores; a compra de créditos de carbono e o apoio a projetos que reduzam as emissões.
As ações que neutralizarão as emissões de GEE do Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos ainda estão sendo avaliadas pela ABRH e serão divulgadas assim que definidas. A ABRH dará prioridade ao desenvolvimento de ações na região onde o evento será desenvolvido.
Em caso de dúvida contate a Secretaria Executiva: xxsbrh@abrh.org.br