Associação Brasileira de Recursos Hídricos
 
Sistema de Revisão de Artigos RBRH
   
Para acessar o site antigo, clique aqui.
 

X Encontro Nacional de Águas Urbanas - ISSN 2359-196X

Águas Urbanas: Um tema multidisciplinar

DATA: 16 a 18 de setembro de 2014
LOCAL: São Paulo - SP

Mensagem da Comissão Organizadora

É com grande satisfação que estamos realizando a organização do X Encontro Nacional de Águas Urbanas. Esse evento nasceu dos “Encontros de Hidrologia Urbana”, organizados pela Comissão Técnica de Hidrologia Urbana da ABRH, já com longa história. Em 2003, embalados pela mudança nos rumos dos debates sobre o tema, essa Comissão se tornou Comissão Técnica de Águas Urbanas. O nome evoluiu, como evoluiu nossa percepção sobre o ambiente e sobre a necessidade de incorporar elementos que inicialmente não imaginávamos importantes para os debates sobre drenagem de águas pluviais.

Aliás, a própria terminologia “drenagem urbana de águas pluviais” se mostrou insuficiente para abordar a complexidade do tema, assim como o termo “hidrologia urbana” não é mais suficiente para trabalhar os processos hidrológicos urbanos. Hidrologia é mais abrangente, envolve qualidade. E qualidade não apenas pela consideração de parâmetros físico-químicos na análise das águas de chuva. Qualidade, nesse caso, significa envolver diferentes conceitos e ideias acerca do assunto, significa diversificar e fazer interagir o conhecimento.

Recentemente incorporamos um novo elemento na terminologia da drenagem: “manejar as águas de chuva”. Drenagem já foi definida como uma questão de alocação de espaço e continua sendo. Então o manejo das águas pluviais vai além dos aspectos hidrológicos. Deve-se atentar para os aspectos sanitários e ambientais, explorar, resgatar e preservar as características originais da bacia. Considerar aspectos urbanísticos, arquitetônicos e paisagístico na alocação de espaço e inserção de estruturas de controle de enchentes na cidade e no lote. Requer, portanto, atuações simultâneas de diferentes profissionais.

Nesse ambiente de ampliação do nosso debate, convidamos todos os interessados no tema a vir debater conosco os avanços, as dificuldades e as inovações que se criaram em torno do tema Águas Urbanas.

O temário é amplo e representa os avanços que temos tido nesse debate, mas também as dificuldades que temos que vencer. Incorpora questões técnicas, mas também os arranjos institucionais, legais e de gestão, as políticas públicas, entre tantas outras.
Temos certeza que nossas discussões em muito poderão contribuir para a melhoria de nossas cidades.

Nos vemos no X ENAU!

Comissão Organizadora do X Encontro Nacional de Águas Urbanas

 
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA
DE RECURSOS HÍDRICOS

Onde Estamos
Av. Bento Gonçalves, 9500 - Caixa Postal 15029 - CEP 91501-970 Porto Alegre - RS

Nossos Contatos
Fone: (51) 3493 2233 / 3308 6652 - Fax: (51) 3493 2233 - E-mail: abrh@abrh.org.br

ABRH NA REDE
Facebook     Linkedin     Twitter