Associação Brasileira de Recursos Hídricos
 
Sistema de Revisão de Artigos RBRH
   
Para acessar o site antigo, clique aqui.
 

X Encontro Nacional de Águas Urbanas - ISSN 2359-196X

Águas Urbanas: Um tema multidisciplinar

DATA: 16 a 18 de setembro de 2014
LOCAL: São Paulo - SP

x

Histórico do evento:

A Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH) tem atuado nas áreas afeitas a águas urbanas por meio de diferentes iniciativas:

  • Publicações de livros técnicos;
  • Inserção do tema em seus eventos de abrangência nacional e regional;
  • Publicação de manifestos que buscam valorizar a questão, desenvolver conceitos, elaborar proposições de ação, sendo exemplos, a Carta do Recife, de 1995, o Manifesto pela Drenagem Urbana, de Goiânia, 2003 e a Carta de Maceió (2011) (www.abrh.org.br).

A ABRH mantém a Comissão Técnica de Águas Urbanas (CTAU) há mais de 20 anos. A CTAU é encarregada de desenvolver e coordenar, na entidade, as atividades no âmbito das águas urbanas. Inicialmente criada no domínio de Hidrologia Urbana, avançou na conceituação mais ampla das questões e problemas afeitos às águas em meio urbano traduzindo-os em sua própria denominação “águas urbanas”.

Uma das principais atividades da CTAU tem sido a organização e promoção do Encontro Nacional de Águas Urbanas, com periodicidade bianual, encontrando-se, atualmente, em sua décima edição. Esses eventos, em cada edição são organizados em cidades distintas, têm se destacado pelo número de participantes, pela publicação de anais de trabalhos apresentados e pela edição de livros. Um exemplo é o livro que resultou do terceiro evento, de 1996, organizado em Curitiba, intitulado “Drenagem Urbana: gerenciamento, simulação e controle”, tendo por editores os professores Benedito Braga, Carlos Tucci e Marcos Tozzi (ABRH, 1998).

O quarto evento foi organizado simultaneamente ao XIII Simpósio Brasileiro da ABRH, em Belo Horizonte, em 1999, tendo contado com a participação de pesquisadores e técnicos brasileiros e acadêmicos estrangeiros de reputação internacional na área, como os Prof. Brian Ellis (Middelsex University – UK) e Bernard Chocat (INSA – Lyon, França).

O quinto evento, organizado em Porto Alegre, em 2001, teve abrangência internacional, com participação de pesquisadores e técnicos do Mercosul, tendo recebido 55 artigos e contado com 173 participantes.

O VI ENAU foi realizado em Belo Horizonte no período de 18 a 20 de maio de 2005, tendo sido estruturado em forma de sessões técnicas, sessões pôster, mesas redondas, palestras, visitas técnicas e atividades de confraternização, como o jantar de abertura. Foram submetidos 83 trabalhos, com aprovação para apresentação de 74, com representação de 17 estados da federação, demonstrando a sua grande abrangência e importância no cenário nacional. Dentre os cerca de 150 participantes, destaca-se a importante presença de estudantes de pós-graduação e de técnicos associados às instituições públicas responsáveis pela gestão das águas urbanas.

O oitavo ENAU foi realizado simultaneamente com o VI Encontro Franco-Brasileiro em Hidrologia Urbana, no ano de 2008, na cidade do Rio de Janeiro. O evento contou com a participação de Jean Claude Deutsch do Eurydice, de Bernard de Gouvello, Cécile Blatrix e de José Frederic Deroubaix, ambos do CEREVE da École Nationale des Ponts et Chaussées, França.

Em 2011 a Comissão Técnica de Águas Urbanas organizou, a 12 ICUD (International Conference on Urban Drainage) em Porto Alegre, o evento contou com 384 participantes inscritos de 34 países, totalizando mais de 350 trabalhos publicados nos anais do evento.

Em 2012 foi realizado o IX ENAU em Belo Horizonte, ficando a coordenação geral de responsabilidade da Universidade Federal de Minas Gerais, a cargo do Prof. Márcio Benedito Baptista.



Apoio




 
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA
DE RECURSOS HÍDRICOS

Onde Estamos
Av. Bento Gonçalves, 9500 - Caixa Postal 15029 - CEP 91501-970 Porto Alegre - RS

Nossos Contatos
Fone: (51) 3493 2233 / 3308 6652 - Fax: (51) 3493 2233 - E-mail: abrh@abrh.org.br

ABRH NA REDE
Facebook     Linkedin     Twitter