ABRH
Facebook
Linkedin
Twitter
SISTEMA DE REVISÃO: SUBMETA SEU ARTIGO
   
Login / Cadastre-se
 

XIII Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste

TEMA: “Governança da Água – Desafio para Integração do Nordeste no Presente e Futuro”

DATA: 08 a 11 de novembro de 2016 - LOCAL: Aracaju - SE

XIII SIMPÓSIO DE RECURSOS HÍDRICOS NO NORDESTE: UM EVENTO HISTÓRICO

De 08 a 11 de novembro, Aracaju foi a capital nacional da discussão sobre Recursos Hídricos. A Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH), entidade sem fins lucrativos, que congrega pessoas físicas e jurídicas ligadas ao planejamento e gestão dos recursos hídricos no Brasil, promoveu, com apoio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do Estado de Sergipe(Semarh), da Universidade Federal de Sergipe(UFS) e da Embrapa Tabuleiros Costeiros, o XIII Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste.

O evento foi coroado de êxito! Tanto que, mesmo sendo regional, do Nordeste, foi o mais robusto do gênero que aconteceu no país no presente ano. Dentre outros dados importantes, vale destacar que foram 583 pessoas inscritas representando 21 estados da federação, e 321 trabalhos enviados, dos quais 295 foram aprovados para apresentação pela comissão acadêmica.

Para nós sergipanos, foi uma grande honra receber, em nossa querida Aracaju, estudantes, técnicos, professores, secretários de estado e doutores de todo o país, objetivando aprofundar conhecimento através de palestras, debates, visitas técnicas, trocas de experiências sobre recursos hídricos, que, inegavelmente, é pauta do dia no mundo inteiro. Neste diapasão, ocorreram lançamentos de livros, discussões sobre conflitos dos múltiplos usos das águas, recuperação das bacias hidrográficas, outorgas, cobrança pelo uso, necessidade de economizar, temas voltados para equacionar a demanda com fito de garantir a necessária segurança hídrica.

Aliado a tudo isso, uma programação paralela à disposição dos convidados, quando apresentamos nossa riqueza cultural, belezas naturais do litoral à caatinga, uma irresistível culinária e a hospitalidade da nossa gente.

Estou certo de que este Simpósio produziu muito. O debate foi profícuo e as trocas de experiências resultaram em um produto coletivo, vindo da sociedade e do estado, dos pontos mais longínquos, abrindo caminho para o enfrentamento do problema da escassez do líquido precioso e indispensável à vida.

A Semarh, como parceira, representando o Estado de Sergipe, em nome do nosso governador Jackson Barreto, agradece a todos pelo evento magnífico, histórico e produtivo, ao tempo em que, desde já, dispõe-se a sediar o Simpósio Nacional de Recursos Hídricos da ABRH de 2019, para que novamente nos reunamos, oferecendo a gentil hospitalidade da nossa gente e avancemos mais no bom trato dos recursos hídricos.

Aracaju/SE, 28 de novembro de 2016.

Olivier Ferreira das Chagas
Secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos

 
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA
DE RECURSOS HÍDRICOS

Onde Estamos
Av. Bento Gonçalves, 9500 - Caixa Postal 15029 - CEP 91501-970 Porto Alegre - RS

Nossos Contatos
Fone: (51) 3493 2233 / 3308 6652 - Fax: (51) 3493 2233 - E-mail: abrh@abrh.org.br