Associação Brasileira de Recursos Hídricos
Facebook
Linkedin
Twitter
SISTEMA DE REVISÃO: SUBMETA SEU ARTIGO
   
Login / Cadastre-se
 

Prêmio Jovem da Água de Estocolmo

21 de março de 2018 - Semana do 8º Fórum Mundial da Água - Brasília/DF

TRABALHOS FINALISTAS

A Comissão Organizadora agradece a todos os autores que enviaram seu projetos. Este ano superamos nossos números, foram mais de 40 submissões para o Prêmio Jovem da Água de Estocolmo 2018.

Confira abaixo a relação dos 5 projetos finalistas que deverão fazer suas apresentações ao comitê de jurados no dia 21 de março de 2018 durante o Forúm Mundial da Água em Brasília-DF, quando o grande vencedor da etapa Brasil será anunciado.


  • Título: SIMECHR - SISTEMA DE MONITORAMENTO E COMANDO HÍDRICO RESIDENCIAL

Código: PAP023376
Autor (es): GUILHERME DA CRUZ CATHARINO
Orientador (a): EMERSON SILVA
Instituição: Escola SENAI "Jorge Mahfuz"
Estado: São Paulo
Resumo: O SIMECHR - Sistema de Monitoramento e Controle Hídrico Residencial é um sistema de gerenciamento hídrico que consegue controlar o nível do reservatório interno, a vazão de abastecimento da distribuidora no local instalado e o seu grande diferencial que é verificar a presença de ar nas tubulações. Através de sensores de umidade e vazão, o sistema cosegue informar para o usuário quando for detectada a presença de ar nas tubulações, e caso seja vontade do usuário, através de válvulas solenoides é capaz de bloquear aquele trecho do circuito hídrico, para evitar que tenha gastos a mais (o ar é capaz de gerar cobranças) e outros problemas que isso pode acarretar. Com o controle do nível do reservatório interno o usuário terá uma média da quanto ele está gastando, auxiliando ele a ver se está de acordo com os princípios do consumo consciente da água e também para que ele tenha um maior controle e minimize as chances de faltar água. O mesmo vale para o controle da vazão da distribuidora, dando ao usuário um controle em média da quantidade de água que está sendo consumida. Todos estes dados medidos e opções de controle são enviados em tempo real para um dispositivo móvel escolhido, facilitando a integração do usuário com o sistema. Mas também é possível verificar todos estes dados em uma central fixa do SIMECHR instalada no local, dando ao usuário duas maneiras de controlar o sistema. Visando um melhor aproveitamento das Energias Renováveis e economia de energia, o SIMECHR é capaz de funcionar com Energia Solar Fotovoltaica, armazenando energia em baterias para funcionamento no período noturno, entretanto, pode funcionar normalmente com energia local da onde esta instalado.


  • Título: PROJETO EKOPUKU - VIDA LONGA AO RIO TARUMÃ

Código: PAP023409
Autor (es): RAFAELA PALUCH DA ROCHA e VICTORIA SALOMÃO BOSCHIROLI
Orientador (a): BETHANIA CRISTIANE HERRMANN
Instituição: Associação Educacional São Luiz de Gonzaga
Estado: Paraná
Resumo: O Projeto Ekopuku Tarumã - Vida Longa ao Rio Tarumã, nasceu da vontade do Grupo Escoteiro São Luiz de Gonzaga - GESLG, em melhorar a qualidade da água do Rio Tarumã. O GESLG é mantido pela Associação Educacional São Luiz de Gonzaga, e está localizado no Bosque de Portugal, um dos parques públicos de Curitiba-PR, local rodeado por mata nativa e conta também com a presença do Rio Tarumã, o qual faz parte da Bacia do Rio Atuba, uma das seis bacias hidrográficas de Curitiba. O GELSG realiza atividades semanais nos arredores do Bosque e em 2006 iniciou Projeto Ekopoku Tarumã, com atividades conservacionistas voltadas a seus jovens e algumas intervenções com a comunidade local. No ano de 2015, o grupo escoteiro abriu suas portas para estudantes do ensino fundamental de Curitiba e Região Metropolitana, trazendo uma inovação ao projeto, treinando seus jovens de 15 a 17 anos, utilizando o método escoteiro - aprender fazendo, para replicar atividades lúdicas, tendo como cenário o Bosque de Portugal e o Rio Tarumã. Foram desenvolvidas dinâmicas com base nos conteúdos teóricos da grade curricular das escolas, envolvendo temas voltados a educação para a sustentabilidade. O grande objetivo continuava a ser a melhoria da qualidade das águas do Rio Tarumã, mas que os estudantes e seus professores pudessem ser sensiblizados sobre o tema abordado e replicassem também em rios de suas comunidades. Mas a maior inovação foi a possibilidade do projeto ser aplicado pelos jovens, ensinando outros jovens criando ao projeto o lema: "por jovens e para os jovens". Os resultados foram alcançados, ocorreu a melhoria na qualidade da água do rio Tarumã, o monitoramento da água aconteceu e permaneceu em prática até 2016, e os jovens aprenderam sobre a importância do cuidado com a água e o meio ambiente.


  • Título: WATER PROJECT

Código: PAP023414
Autor (es): JEAN APARECIDO DE ALMEIDA SOARES e JOÃO PEDRO GARNICA BARBOSA
Orientador (a): REGIANE APARECIDA DE SOUZA BORTOLASSI
Instituição: Colégio Estadual Antônio Francisco Lisboa
Estado: Paraná
Resumo: Water Project consiste em um sistema de armazenamento da água da chuva acoplado com um sistema de irrigação, podendo ser totalmente autônomo, ou receber comandos através de um aplicativo, e este, constará três opções: Começar ou parar a irrigação momentaneamente; definir os grãos (soja, arroz, café, trigo, feijão, milho e cana). A última função tem um campo de informação, para que o usuário possa informar o horário que ele deseja para acontecer a irrigação, quanto tempo ficará irrigando e o intervalo de tempo até o próximo processo. Além disso, o sistema também contará com um banco de dados que guarda informações da data do armazenamento de água e irrigação, quanto tempo ficou armazenando água da chuva e o horário das irrigações. Informações que nos possibilitará fazer relatórios, pesquisas, como por exemplo, qual mês foi armazenada a maior quantidade de água, se a irrigação dos grãos está trazendo resultados positivos para o dono da plantação. O objetivo desse protótipo é aumentar a produtividade nas plantações de grande ou pequeno porte, por meio da reutilização da água da chuva. Além disso, na zona urbana poderá ter grande utilidade, pois proporcionará a diminuição do consumo de água potável, já que, as atividades desenvolvidas na sociedade gastam muita água. Isso trará uma economia enorme de água potável. E na zona rural esse sistema nos oferecerá uma grande produtividade, pois o solo sempre estará irrigado, ou através de um clique o usuário poderá realizar alguns comandos sem que esteja presente.


  • Título: CINTURÃO VERDE: UMA ESCOLA SUSTENTÁVEL

Código: PAP023422
Autor (es): GUILHERME FERNANDES DE SENA e ANTENOR SIMÃO CHAVES FILHO
Orientador (a): MARÇAL EVANGELISTA SANTANA
Instituição: E.E.M Agostinho Neres Portela
Estado: Ceará
Resumo: O Projeto Cinturão Verde, é um conjunto de ações desenvolvidas na Escola de Ensino Médio Agostinho Neres Portela, localizada no distrito de Rafael Arruda, Sobral, Ceará cujo objetivos principais foram transformar a escola em uma instituição sustentável. A motivação do projeto abrangendo a comunidade escolar surgiu a partir da criação de um Sistema Hidráulico Autônomo para a Reutilização da Água de Bebedouros onde a água captada passou a ser usada para irrigação de uma Horta Sustentável. Com os resultados positivos da primeira ação, foi o iniciado o cultivo de plantas medicinais (capim santo, malva, boldo, babosa, alfavaca, colônia) e plantas frutíferas (mamoeiro, goiabeira, bananeira, aceroleira, mangueira) que servirão como subsídios na própria escola e ainda auxilia na arborização do ambiente escolar. Foi desenvolvido no laboratório um destilador caseiro para a extração de essência das plantas medicinais como Capim Santo (Cymbopogon citratus) e são fabricados materiais de limpeza, onde também são realizadas campanhas de coleta de óleo de frituras que usados na produção de material de limpeza usado na escola. Este projeto além de ajudar a preservar e reuso da água também ajuda a conscientizar todos os envolvidos com eles sejam estes alunos, professores ou funcionários da escola e até mesmo as famílias dos mesmos. Palavras chave: Água; Sustentabilidade; reutilização.


  • Título: REDUÇÃO DA TOXICIDADE DE EFLUENTES DE CURTUMES ATÉ ÀS CONDIÇÕES DE ÁGUA POTÁVEL

Código: PAP023434
Autor (es): NICOLLY MARIA REIS NEVES e JOSEFHER JORDAN VENCESLAU
Orientador (a): JOANA D’ARC FÉLIX DE SOUSA
Instituição: Escola Técnica Estadual Professor Carmelino Corrêa Júnior
Estado: São Paulo
Resumo: A poluição ambiental é um dos grandes problemas dos países desenvolvidos e em desenvolvimento. Dentre todos os tipos de poluição, destaca-se a contaminação das águas, pois as demandas estão cada vez maiores, e em consequência a qualidade das águas vem sendo degradadas de maneira alarmante. Por mais sérias que sejam as crises financeiras de alimentos ou de energia, nenhuma é tão ameaçadora em relação ao futuro da humanidade quanto à perspectiva de escassez de água. Não é possível substituir a água por uma substância alternativa, como se faz com o petróleo, que pode ser trocado por outras fontes de energia. Não existe nenhuma "bioágua" e, por volta de 2050, 75 % da humanidade poderá enfrentar escassez hídrica crônica. As indústrias são responsáveis por 20 % do consumo mundial de água e, dentre elas os curtumes, indústrias beneficiadoras de peles e couros, estão entre os maiores consumidores. Um curtume que processa 3000 peles bovinas salgadas/dia consome aproximadamente 5.063 m3 de água/dia, equivalente ao consumo diário de uma população de 27.980 habitantes. Assim, um curtume pode exercer alta pressão sobre os mananciais hídricos. Os corantes, o cromo e o sulfeto, presentes nos efluentes gerados pelos curtumes, representam graves riscos ambientais e sociais devido à sua grande toxicidade. Essas substâncias podem contaminar diferentes ecossistemas, o que estimula a busca por processos de tratamentos mais eficientes. O presente projeto teve o objetivo de buscar maneiras econômicas e eficazes para se realizar a descontaminação e o tratamento dos efluentes de curtumes até deixá-los em condições de água potável. Para isso, testamos a eficiência das escamas de tilápias (resíduos sólidos da indústria pesqueira) como novos biossorventes e, as águas resultantes dos processos de descontaminação/tratamento foram analisadas pela SABESP, onde constatamos que as mesmas encontravam-se dentro dos padrões de água potável da cidade de Franca/SP.




Patrocínio - Prata

Patrocínio - Bronze

Apoio

Apoio institucional

 
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA
DE RECURSOS HÍDRICOS

Onde Estamos
Av. Bento Gonçalves, 9500 - Caixa Postal 15029 - CEP 91501-970 Porto Alegre - RS

Nossos Contatos
Fone: (51) 3493 2233 / 3308 6652 - Fax: (51) 3493 2233 - E-mail: abrh@abrh.org.br