PROMOVENDO A CONSCIENTIZAÇÃO DA PEGADA HÍDRICA

26 de novembro de 2015, das 09h às 12:30h

Contexto

Cap-Net PNUD é uma rede internacional para o desenvolvimento da capacidade de gestão sustentável da água. Cap-Net Brasil é uma rede para o desenvolvimento de capacidades na Gestão Integrada de Recursos Hídricos (GIRH), que opera no Brasil. Water Footprint Network (WFN) é uma rede de organizações que estão preocupados com a crescente escassez de água e aumento dos níveis de poluição da água e seus impactos sobre as pessoas e a natureza. Cap-Net Brasil, Cap-Net PNUD e Water Footprint Network, em parceria Associação Brasileira de Recursos Hídricos – ABRH, estão oferecendo curso curto de treinamento de conscientização de Pegada Hídrica, que é projetado para os profissionais da água e setores ambientais nos países de língua portuguesa interessadas para aprender sobre o assunto para sua prática diária.

Por que Pegada Hídrica?

Os objetivos da Gestão Integrada da Bacia Hidrográfica não foram cumpridos. Isto é em parte devido à falta de uma linguagem comum que reúne as perspectivas dos vários agentes, de forma clara e comparável. Ferramentas emergentes e abordagens como Avaliação da Pegada Hídrica (WFA) estão cada vez mais sendo usadas para construir um entendimento compartilhado da utilização da água. A Avaliação da Pegada Hídrica (WFA), como ferramenta para ajudar a enfrentar os desafios da gestão de recursos hídricos, é cada vez mais visto como fundamental na compreensão do problema, fazendo com metas mensuráveis para alocação equitativa da água e seu uso eficiente, no envolvimento com as partes interessadas em todos os níveis. Políticas eficazes que abordam a sustentabilidade a longo prazo dos recursos hídricos e meio ambiente requer uma abordagem holística, onde as interdependências do uso (consumo e poluição) da água pelos setores da agricultura e pecuária, da indústria, da energia, meio urbano e comunidades  são compreendidas e ações estratégicas definidas com base em todos os setores.

Objetivos e avaliação do curso

  1. Melhorar o conhecimento do participante sobre avaliação da pegada hídrica, tendo em vista a abordagem da GIRH.
  2. Estimular as ações de desenvolvimento de capacidade e atividades de treinamento de pegada hídrica no Brasil.
  3. Troca de conhecimentos e boas práticas na abordagem da avaliação da pegada hídrica e o melhor entendimento para transferir esse conhecimento para os tomadores de decisão.
  4. Promover redes para desenvolvimento de capacidades com abordagem da pegada hídrica na gestão da água.

O curso será condensado, com sessões adequadas para todos os níveis de especialização e de instituições. Concluído o curso, os participantes compreenderão o conceito de pegada hídrica e a aplicação da Avaliação Pegada Hídrica, incluindo todos os pontos de seu enquadramento e aplicação. Também estarão cientes do conhecimento disponível, tais como recursos, bases de dados, ferramentas e iniciativas de água emergentes. Os resultados podem ser aplicados para ajudá-los em suas atividades diárias relacionadas com a água.

Público Alvo

Empresas, gestores e usuários de água dos setores público e privado, gestores de água, de água, academia, consultores e sociedade civil. O curso é projetado para capacitar todos os níveis de profissionais no domínio da avaliação ambiental e gestão integrada de recursos hídricos, não sendo no entanto necessária, nenhuma especialização técnica prévia.

Local e data

26 de novembro de 2015, das 9h às 12:30h
Centro de Convenções Ulysses Guimarães
SDC Eixo Monumental - Lote 05 - Ala Sul 1º Andar
Brasília, DF

Programação

  1. Pegada Hídrica - conceitos e definições:
    1. O que é a pegada hídrica
    2. Pegada hídrica de consumo e pegada hídrica de produção
    3. Água virtual
    4. Importância e papel da pegada hídrica no contexto atual de escassez e poluição de água a nível global
  2. Avaliação da Pegada Hídrica (Water Footprint Assessment – WFA)
    1. Processo e etapas da Avaliação da Pegada Hídrica
    2. Resultados e respostas de uma Avaliação da Pegada Hídrica
    3. Avaliação da Pegada Hídrica da produção agrícola como ferramenta de apoio às políticas nacionais
    4. Outras aplicações a casos práticos de Avaliação da Pegada Hídrica

Facilitação

Alexandra Freitas
Gestora de projeto na Water Footprint Network onde coordena projetos de Avaliação de Pegada Hídrica e estabelece parcerias com entidades diversas e parceiros. Formação em biologia e gestão dos recursos naturais, com especialidade em estudos de sustentabilidade, avaliações e planos que incluem foco na sustentabilidade dos recursos hídricos.

 

Demetrios Christofidis

Coordenador Geral de Irrigação e Estratégia Contra Seca do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA.  Atua com as ações de uso eficiente da água na agricultura no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.   Engenheiro Civil, com especialização em Hidrologia / Recursos Hídricos e Saneamento Básico, Universidade de Brasília, Mestrado em Engenharia de Irrigação, Universidade de Southampton – Inglaterra, e Doutorado em Gestão Ambiental / Gestão dos Recursos Hídricos, Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília.

Certificados

Após a conclusão do curso, os participantes inscritos receberão certificado de participação da Cap-Net Brasil.

Inscrição

Através do link http://goo.gl/forms/zOKCOKOKgH

Contatos

Cap-Net Brasil: Priscila Gomes - priscila@institutoipanema.net
Cap-Net UNDP: Sonia Luz  - sonia.luz@cap-net.org

 

Newsletter
Organização

+55 11 3056–6000
xxisbrh@abrh.org.br

XXI Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos