ABRH
 
Sistema de Revisão de Artigos RBRH
   
Para acessar o site antigo, clique aqui.
 

XX Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos

DATA: 17 a 22 de novembro de 2013
LOCAL: Bento Gonçalves - RS

NEUTRALIZAÇÃO DE EMISSÕES DE GASES DO EFEITO ESTUFA (GEE)

A Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH), em uma iniciativa inovadora, decidiu, pela primeira vez, neutralizar as emissões de Gases do Efeito Estufa do Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos.

A neutralização das emissões tem como objetivo conscientizar os participantes do evento e as organizações de suas responsabilidades no combate às mudanças climáticas, através de mensuração das emissões de gases do efeito estufa e do desenvolvimento de ações de redução e compensação de GEE.

Para o desenvolvimento desta ação, a ABRH contará com a Ecofinance Negócios, consultoria em sustentabilidade, especializada em projetos de combate às mudanças climáticas.

Como funciona o projeto?

  1. Na concepção do evento, a direção da ABRH, os organizadores do evento e a Ecofinance Negócios discutiram e acordaram ações prévias para minimizar as emissões de GEE do evento;
  2. A Ecofinance Negócios realizará o inventário de emissões de GEE das atividades do evento, através de metodologias internacionalmente reconhecidas;
  3. A ABRH promoverá, em conjunto com parceiros, ações que captem ou reduzam as emissões de GEE no mesmo montante identificado no inventário de emissões realizado.

Como é realizado inventário de emissões de GEE?

O inventário de emissões de GEE é realizado através de diretrizes fornecidas pelo IPCC (Intergovernamental Panel on Climate Change) e por orientações do Programa Brasileiro GHG Protocol Brasil. Seis gases de efeito estufa são mensurados (CO2, CH4, N2O, SF6, HFCs e PFCs) e convertidos em toneladas de CO2 equivalentes (tCO2e) conforme o seu potencial de aquecimento global.

São mensuradas tanto emissões diretas (provenientes de atividades da equipe própria do evento), como indiretas (propiciadas por terceiros envolvidos no evento). Pode-se citar, como exemplo de emissões de eventos, as emissões proporcionadas por (i) geradores de energia; (ii) viagens aéreas e deslocamento de organizadores e participantes; (iii) geração de resíduos; (iv) ar-condicionados e refrigeradores, dentre outras.

O resultado do inventário de emissões do Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos vai demonstrar as emissões totais de GEE proporcionadas pelo evento nas atividades de preparação, execução e desmobilização do evento.

O que é a neutralização de emissões do evento?

A neutralização de emissões de GEE acontece através do desenvolvimento de ações de compensação das emissões de GEEs proporcionadas por determinada atividade com o objetivo de tornar nulo o balanço de emissões de GEE do evento.

Algumas atividades podem ser desenvolvidas para neutralizar as emissões de GEEs, como o plantio de árvores; a compra de créditos de carbono e o apoio a projetos que reduzam as emissões.

As ações que neutralizarão as emissões de GEE do Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos ainda estão sendo avaliadas pela ABRH e serão divulgadas assim que definidas. A ABRH dará prioridade ao desenvolvimento de ações na região onde o evento será desenvolvido.

Patrocínio

Apoio Especial:

Cota Ouro:

Cota Prata:

Cota Bronze:

Cota Estanho:

Cota Apoio:

Apoio Institucional

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player





Em caso de dúvida contate a Secretaria Executiva: xxsbrh@abrh.org.br

 
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA
DE RECURSOS HÍDRICOS

Onde Estamos
Av. Bento Gonçalves, 9500 - Caixa Postal 15029 - CEP 91501-970 Porto Alegre - RS

Nossos Contatos
Fone: (51) 3493 2233 / 3308 6652 - Fax: (51) 3493 2233 - E-mail: abrh@abrh.org.br

ABRH NA REDE
Facebook     Linkedin     Twitter