Notícias

ABRH divulga vencedor do Hackaton: A Água. E você?

Promovido pela ABRH - Associação Brasileira de Recursos Hídricos e MCI Brasil, concurso cultural lançado na Campus Party, em Recife, escolheu aplicativo Dropper, de Pedro Paulo Corrales Faria, como melhor criação. Premiação será no dia 27/11, último dia do XXI Simpósio, em Brasília.


Pedro Paulo Corrales Faria, primeiro colocado no concurso cultural.

Um aplicativo que vai incentivar a identificação, em tempo real, de problemas como vazamento de água, falta de água em prédios e casas, enchentes e água parada com risco de dengue: assim é o Dropper, aplicativo criado pelo clínico geral e programador Pedro Paulo Corrales Faria, primeiro colocado no concurso cultural promovido pela ABRH e MCI Brasil.

“O Dropper é um aplicativo georeferenciado de interface simples, agradável e intuitiva, para população informar problemas e se educar quanto ao consumo de água e para as autoridades planejarem ações estratégicas”, descreve Pedro na defesa da tecnologia que foi desenvolvida em parceria com o programador Yelken Gonzales.

Através do Dropper, todos podem ter a mão e em tempo real, acesso aos dados sobre problemas comuns relacionados à água e o local onde estão ocorrendo. O aplicativo traz informações relevantes a respeito de níveis dos reservatórios na região do usuário, além de atividade educativa que ensina, por exemplo, o funcionamento do relógio contador de água residencial, além de informações sobre a fatura.

Yelken Gonzales, programador.

Preenchendo as informações no relógio do aplicativo, é possível calcular o valor da conta e armazenar os dados. Quando houver economia de água, o usuário é parabenizado e informado sobre o quanto foi economizado em litros.

A cerimônia de entrega do prêmio de R$ 5 mil ao primeiro colocado será dia 27/11, durante o XXI Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, em Brasília (DF). O aplicativo estará disponível em breve para download nas plataformas Android e IOS. A iniciativa contou com o patrocínio da Gama Engenharia.

Inovação

Em busca de ações que procuram sensibilizar a sociedade para a gravidade do problema da escassez de água, a ABRH e a MCI Brasil promoveram o concurso de aplicativos em parceria com a Campus Party. “Recebemos 89 inscrições e nove propostas de aplicativo foram submetidas”, explica Rodrigo Cordeiro, PCO Director da MCI Brasil. “Estamos muitos satisfeitos com o resultado e cada vez mais convencidos da importância da tecnologia como uma das formas de contribuir com a resolução dos problemas da sociedade”, completa.

Na escolha do melhor aplicativo, a comissão se valeu de critérios como utilidade para a População (50%), inovação, criatividade e originalidade (30%) e usabilidade e Design (20%).

Duas outras iniciativas receberão menções honrosas na cerimônia de premiação pelo segundo e terceiro lugar.

Sobre a ABRH

A ABRH – Associação Brasileira de Recursos Hídricos é uma associação profissional, sem fins lucrativos, que tem como finalidade congregar pessoas físicas e jurídicas dedicadas ao avanço da gestão de Recursos Hídricos, da pesquisa científica e do apoio ao ensino técnico e universitário. O XXI Simpósio Brasileiro de Recursos que acontece de 22 a 27 de novembro de 2015, em Brasília/DF e deve reunir mais de três mil pesquisadores nacionais e internacionais, profissionais e visitantes: http://www.abrh.org.br/xxisbrh/.

SERVIÇO
O quê: XXI Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos
Quando: de 22 a 27 de novembro de 2015
Onde: Centro de Convenções Ulisses Guimarães - SDC Eixo Monumental - Lote 05 - Ala Sul 1º Andar Brasília/DF
Site do evento: www.abrh.org.br/xxisbrh
Twitter: @abrh_oficial| Facebook: www.facebook.com/ABRHBrasil | Linkedin: goo.gl/VwXUhT

Informações para a imprensa e credenciamento
Timepress Comunicação Empresarial (11) 940 355 881 (Nextel)
Cristina Bighetti cristina@timepress.com.br
Santelmo Camilo santelmo@timepress.com.br
Monique Limberger monique@timepress.com.br
Marcelo de Troi marcelo@timepress.com.br
Siga a Timepress: @timepressCOM |www.timepress.com.br | www.facebook.com/timepresscomunicacao

Newsletter
Organização

+55 11 3056–6000
xxisbrh@abrh.org.br

XXI Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos